Por Dicas de Treino – 30 de julho de 2018
Os benefícios de andar de bicicleta sejam visíveis para a saúde e para a boa forma. Nem todos aqueles que se propõem a fazer uma atividade física desejam entrar na academia. Estes podem ser enquadrados como pessoas moderadamente ativas.
Não são atletas, mas estão querendo abandonaram a vida de sedentarismo. Os benefícios de andar de bicicleta estão intimamente relacionados com a distância percorrida durante o exercício e também com a intensidade com que o exercício é executado.
Este é considerado um exercício e baixo impacto, é versátil e divertido. Isso porque andar de bicicleta é considerado um exercício aeróbico, ou seja, ele acaba utilizando o seu oxigênio como fonte de energia. Daí, por exemplo, a relação entre este exercício e a melhora em problemas cardiorrespiratórios.
Por esse motivo trazemos aqui alguns benefícios de andar de bicicleta e algumas dicas para que você possa tirar o maior proveito do seu exercício.
Se fizermos uma conta básica conseguiremos realizar uma estimativa do gasto energético durante este exercício.
Se você tiver um peso de 72 kg, por exemplo, e realizar ciclismo durante aproximadamente 40 min a uma velocidade de passeio, considerada de esforço leve, o exercício irá consumir 300 kcal.
Ao aumentar a intensidade do exercício, você potencializa o gasto energético que favorece o emagrecimento e o desenvolvimento da sua musculatura envolvida na execução do exercício
Você provavelmente não sabe, mas as diferentes intensidades de tempo na prática deste exercício geram diferentes benefícios ao seu corpo.
Se você pedalar durante 10min todos os dias, o exercício possibilitará o desenvolvimento e melhora da sua musculatura, nas suas articulações e na melhora da irrigação sanguínea.
Aumentar o tempo do exercício para 30min diários, além dos benefícios anteriores, você estará garantindo maior proteção contra doenças cardiovasculares, porque exerce influências positivas para o funcionamento do seu coração.
Benefícios em presentear seu filho(a) com uma Bicicleta!
Cuidados na hora de escolher o Suporte de Bikes para Carros (Transbike)
Caso você deseje pedalar um pouco mais, cerca de 50min, você pode somar aos benefícios acima o aumento do metabolismo de lipídios, que promove a quebra e queima de gorduras corporais.
Não importa se você pretende pedalar pouco ou muito diariamente, os benefícios de andar de bicicleta estarão presentes.
Como o exercício visa utilizar, ou mesmo carregar, o peso do próprio corpo, não há a sobrecarga muscular, nas articulações e na coluna vertebral como existe em outros exercícios físicos.
Mesmo sendo tão sutil para o corpo, a sua prática promove o desenvolvimento de músculos das partes superior e inferior das pernas.
Músculos superiores das pernas: a tonificação e o desenvolvimento da musculatura do quadríceps e das coxas são os mais favorecidos;
Músculos inferiores das pernas: o movimento de pedalar consiste muito na utilização dos tendões. No entanto, os músculos da panturrilha são essenciais para impulsionar e continuar o movimento iniciado pelos quadris.
Um dos benefícios de andar de bicicleta é sua eficiência em definir a musculatura.
Por ser um exercício de baixo impacto, seus frutos quanto ao ganho e crescimento de musculatura pode ser inferior a outras atividades.
No entanto, àqueles que desejam andar de bicicleta para promover a tonificação e o endurecimento dos glúteos, este é, sem dúvida, um excelente exercício.
Sua simplicidade traz consigo inúmeros benefícios direito para a sua saúde, que seriam:
A diminuição do risco de doença cardiovascular: gera diminuição da pressão arterial e promove uma significativa melhora da circulação sanguínea para os membros e órgãos do corpo.
A prática diária de andar de bicicleta irá reduzir os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, especialmente o infarto, em até 50%.
Promover a perda de peso saudável: para aqueles que querem queimar calorias ou mesmo perder peso é um exercício incomparável.
Ele permite uma duração maior do exercício devido a sua execução ser realizada de maneira sentada, potencializando o tempo de queima de gordura e redução de colesterol-LDL, diminuindo os níveis de gordura corporal.
A primeira coisa que você precisa ter em mente é que você não é um atleta, inicialmente.
Então nada de tentar correr por quilômetros, ou correr em velocidade muita alta, muito menos por tempo demais.
Como qualquer atividade física, requer tempo e adaptação do seu organismo. O ideal é iniciar os treinos com uma velocidade média entre 16 e 19 km/h.
O que é considerado um esforço leve, ideal para aqueles “ex-sedentários”.
Recomenda-se que você inicie com um aquecimento. A cada intervalo de aproximadamente 15 minutos, é interessante que você aumenta a intensidade do exercício durante 4 a 5 minutos, e realize alterações neste ciclo aumentando e diminuindo a intensidade das pedaladas.
O encontro de um local adequado para a prática do exercício é muito importante.
Locais com pouco relevo e declives facilitam o exercício e exercem menos impactos diretos sobre a coluna, articulações e os joelhos de quem está pedalando.
E não pense que por se tratar de andar de bicicleta você não deva se preocupar com segurança.
Os benefícios de andar de bicicleta devem estar atrelados a sua segurança.
É necessário escolher um local que possua ciclovia e que ofereça o mínimo de risco possível durante o trajeto, além da utilização dos equipamentos de segurança como joelheira, capacete, dentre outros.
Diferentes modelos no mercado são adaptados para diferentes tipos de treino e modalidades de ciclismo.
Podemos citar, por exemplo, as bicicletas conhecidas como:
Speed: utilizadas para garantir uma melhor velocidade e intensidade durante o ciclismo;
BMX: são mais adequadas para pessoas que irão andar de bicicleta em terrenos como pistas de terra, porque possuem um bom sistema de amortecimento para esse tipo de terreno;
Mountain bikes: essas são para os que gostam de adrenalina, utilizadas para percurso com obstáculos.
XAVIER, GNA; GIUSTINA, MD; CARMINATTI, LJ. Promovendo o uso da bicicleta para uma vida mais saudável.
O consumo de suplementos proteicos é um hábito muito comum entre atletas ou praticantes de…
Não basta apenas tomar um suplemento proteico, se existe essa necessidade é preciso saber quais…
Não só a maioria das pessoas que treinam musculação, mas também os fisiculturistas, geralmente deixam…
Whey Protein, Creatina, Glutamina são alguns dos suplementos mais utilizados e conhecidos por aqueles que…
O que comer antes do treino para ganhar massa é algo que todos que buscam…
Na rotina de exercícios muitas vezes o foco acaba sendo os músculos do peitoral e…
Os glúteos são uma parte do corpo que chama muito a atenção, tanto nas mulheres…
O fisiculturista vencedor sete vezes do Mr. Olympia chamava bastante a atenção, principalmente por ter…
Devido à correria do dia a dia muitas vezes fica difícil desligar completamente na hora…
Os praticantes de Jiu Jitsu necessitam de uma alimentação equilibrada tanto para os treinos quanto…
Masteron é um dos nomes comerciais para o propionato de drostanolona e trata-se de um…
Anabolizantes para ganhar massa muscular existem vários, porém, não significa que todos são seguros. Desde…
O Potenay, é um preparado químico, contendo complexos vitamínicos (tônico reconstituinte e estimulante). Originalmente desenvolvido…
Anabolizantes para secar realmente funcionam? Tem efeitos colaterais? Quais os principais e como agem? Veja…
Os efeitos colaterais do Masteron muitas vezes são ignorados e por isso trazem prejuízos a…
Escolher muito bem os Alimentos para comer no Café da Manhã é um diferencial para…
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, escolher os alimentos para comer no pré-treino é…