Mas pedalar sozinho exige alguns cuidados extras, principalmente quando o assunto é segurança e saber se localizar de forma adequada.
Mantenha sua Família Informada
Uma regra básica é sempre avisar para onde vai e qual é o tempo que ficará fora nesse período. Desta forma, você deixa os seus entes queridos mais tranquilos e se algo acontecer, eles saberão onde te localizar.
Verifique o trajeto antes
Se você vai pedalar sozinho, evite surpresas. Para isso, hoje a tecnologia oferece um mundo de opções como o Google Street View, o GPS e vários outros meios de pesquisas com imagens para você se familiarizar com o percurso antes. Se perceber que é um local isolado e fácil de se perder é melhor evitá-lo.
Locais de muito movimento também são um risco para a sua segurança. Rodovias ou avenidas muito movimentadas, principalmente na “hora do rush”, devem ser evitadas enfaticamente. O risco de acidentes é muito maior. O meio termo é sempre bem-vindo: nem tão movimentado nem tão deserto.
Sozinho sim, mas esteja bem Equipado
Quando se pedala em grupo tudo é mais fácil. Vocês podem dividir a carga como água, alguma comida (afinal de contas para se manter firme é preciso ingerir boas fontes de energia), objetos de localização e ferramentas. Mas, quando se está sozinho é você quem terá de providenciar tudo.
Infelizmente, é importante ter todos os objetos necessários em mãos. Se você for pedalar em zona urbana, menos mal. Mas, se for para o meio da mata ou rodovias, se o seu pneu furar quem irá te socorrer? Portanto, esteja bem equipado.
Faça uma vistoria na Bike
Você acha que só o carro precisa de revisão é? Pois está enganado! Se tem muito tempo que você não pega a sua bike vale a pena verificar se os freios estão funcionando bem, mesmo numa velocidade mais elevada ou, principalmente, em declives. Tenha a certeza de que tudo está em ordem antes de sair para percorrer grandes distâncias e, principalmente, se o seu trajeto for para locais mais remotos.
Sempre leve algum tipo de Lanche
O nosso corpo usa os carboidratos como principal fonte de energia, especialmente os aeróbicos. Pois bem, você precisa dar o combustível que ele precisa para seguir no ritmo. Caso você não se alimente de forma adequada, corre o risco de entrar em hipoglicemia e até perder os sentidos num lugar distante ou que ninguém te conhece.
Documentos em mãos
Você está saindo apenas para se exercitar e pegar um pouco de ar puro. Mas, nós precisamos pensar em tudo, tudo mesmo e, infelizmente, nos acidentes também. Caso você precise ser levado ao hospital é importante que você esteja com os seus documentos em mãos e também o número de telefone de parentes e amigos para os quais ligar.
Sempre pedalo sozinho mais procuro seguir algumas dicas dais quais foram descritas no artigo, eu acho que a maior vantagem é que você faz o seu próprio ritmo, em grupo por vezes deixamos nos levar pelo ego para acompanhar os outros. Nos fins de semana pedalo de 90 a 100 km!