Por Paulo Gentil – 14 de setembro de 2016
Para tentar acalmar os ânimos, vou trazer dados de uma pesquisa conduzida por James Fisher, Adele Sales, Luke Carlson e James Steele – que estará no Brasil esse mês, em Belém (PA) e Vitória (ES) – em um estudo cujo objetivo foi avaliar motivadores intrínsecos e extrínsecos dos praticantes de CrossFit, aulas coletivas, praticantes individuais e alunos de personal trainers.
Os resultados sugeriram que a participação no Crossfit envolve uma grande ênfase em conexões interpessoais, com adoção de comportamentos do grupo e reinvenção da sua própria identidade. Outro ponto interessante é que os participantes de CrossFit e atividades coletivas tinham os maiores pontos de reconhecimento social e competitividade, além de relatarem maiores valores para diversão e desafio. Já quem procurava um personal trainer era mais preocupado com saúde, seja para melhorá-la, seja para prevenir riscos. Outros fatores que foram mais relevantes para os alunos com personal trainers foram controle de peso e aparência.
Por outro lado, ambos alunos de personal trainer e crossfitters tiveram valores altos para ganhos de força e resistência. Isso é interessante, pois indica que para o crossfiter a performance está acima da aparência, mas relacionada à competividade e superação. Já para o aluno de personal trainer a performance está relacionada a aspectos de saúde, como a funcionalidade e qualidade de vida.
Enfim, espero que isso apazigue um pouco os ânimos entre os praticantes de cada modalidade, e que todos entendam que cada atividade tem suas características, benefícios e riscos, e, portanto, atraem pessoas com diferentes perspectivas de custo benefício. Deixando claro aqui que eu não estou rotulando pessoas e sim trazendo dados objetivos para que entendam as escolhas do próximo e, talvez, as suas!
Referências Bibliográficas:
Fisher J, Sales A, Carlson L, Steele J. A comparison of the motivational factors between CrossFit participants and other resistance exercise modalities: a pilot study. J Sports Med Phys Fitness. 2016 May 11. [Epub ahead of print]
Não só a maioria das pessoas que treinam musculação, mas também os fisiculturistas, geralmente deixam…
Whey Protein, Creatina, Glutamina são alguns dos suplementos mais utilizados e conhecidos por aqueles que…
O que comer antes do treino para ganhar massa é algo que todos que buscam…
Na rotina de exercícios muitas vezes o foco acaba sendo os músculos do peitoral e…
Os glúteos são uma parte do corpo que chama muito a atenção, tanto nas mulheres…
O fisiculturista vencedor sete vezes do Mr. Olympia chamava bastante a atenção, principalmente por ter…
Devido à correria do dia a dia muitas vezes fica difícil desligar completamente na hora…
Os praticantes de Jiu Jitsu necessitam de uma alimentação equilibrada tanto para os treinos quanto…
Masteron é um dos nomes comerciais para o propionato de drostanolona e trata-se de um…
Anabolizantes para ganhar massa muscular existem vários, porém, não significa que todos são seguros. Desde…
O Potenay, é um preparado químico, contendo complexos vitamínicos (tônico reconstituinte e estimulante). Originalmente desenvolvido…
Anabolizantes para secar realmente funcionam? Tem efeitos colaterais? Quais os principais e como agem? Veja…
COMENTÁRIOS
Muito bacana o blog, comecei a fazer crossfit à um mês e estou adorando, valeu pelas dicas!
Único blog que achei que fala sobre crossfit, muito bom!! Crossfit é muito bom!! Ótimo artigo! Parabéns pelo blog!