Início Artigos Rodrigo Borio Mensurando a Intensidade no Exercício

Mensurando a Intensidade no Exercício

Olá meus queridos amigos, hoje venho falar um pouco sobre à intensidade do exercício. Gostaria de lembrar a todos que a variação da intensidade não depende somente de ‘’colocar’’ mais peso, como vejo na maioria dos treinamentos. Você pode variar a intensidade de 5 formas, conforme abaixo:

  • Intervalo: pode ser trabalhando entre as repetições, séries ou sessões de treinamento;
  • Carga: aumentando ou diminuindo o peso;
  • Série: trabalhando com séries de 4, 5 ,6, saia dos 3×10 comuns nos treinamentos;
  • Repetições: trabalhando com 4,5,6,7,8,9….;
  • Amplitude do movimento: exercício até 90 graus, amplitude máxima.

 

Lembrando que as 5 variáveis acima estarão interligadas uma com a outra e na montagem do seu protocolo de treinamento, todas terão que ser levadas em consideração.

 

 

COMO MENSURAR A INTENSIDADE?

 

Há diversas maneiras de mensurar a intensidade do exercício, seja ele aeróbio ou anaeróbio. Citarei abaixo o método indireto, porém prático, pois não utiliza material algum. Este método é baseado na observação de sinais físicos do seu corpo durante a pratica da atividade, incluindo aumento da frequência cardíaca, aumento da respiração, aumento da transpiração e fadiga muscular. O nome original desta tabela é Escala de BORG. Porém, fiz uma adaptação para a melhor percepção do aluno.

 

 

* Para cada objetivo há uma regra a ser seguida, onde cada profissional trabalha de uma forma. Quando um aluno me procura com o intuito de HIPERTROFIA MUSCULAR, estabeleço uma intensidade final de número ‘8’, assim podendo variar de acordo com as expectativas do aluno.

Com essa tabela em mãos, observe que não há o porquê se prender em repetições e cargas. Se o exercício está leve, você pode alternar uma das 5 variáveis, sempre se certificando que seu corpo esta recebendo a intensidade correta para cada objetivo.

 

Bons treinos, cuidado com a intensidade e até a próxima!!!

 

...VEJA TAMBÉM...



13 COMENTÁRIOS

    • KAREN, exatamente essa a intensidade para a hipertrofia, apos algumas semanas essa intensidade vai baixar, ai e hora de entrar com outros estímulos e elevar a intensidade novamente a 8.

      AGRADEÇO A ATENÇÃO.

  1. Estou fazendo musculaçao na academia do meu prédio,mas tenho medo de fazer algo errado! Faço de tudo um pouco todos os dias,isso está errado?
    Sou alta e magra gostaria apenas de aumentar a massa muscular pra ver se engordo um pouco!

    Obrigada!

    • Olá Daniella, o correto e você ter um treino montado por um profissional que considere bom o bastante, existem muito preconceito com academias de prédios estúdios e etc…pois a maioria acredita que não pode gerar resultado com poucos materiais, porem a um numero enorme de exercícios que da para trabalhar sem auxilio de maquinas.

      Agradeço sua atenção bjao

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile