10 jul

Mensurando a Intensidade no Exercício

intensidade_no_exercícioOlá meus queridos amigos, hoje venho falar um pouco sobre à intensidade do exercício. Gostaria de lembrar a todos que a variação da intensidade não depende somente de ‘’colocar’’ mais peso, como vejo na maioria dos treinamentos. Você pode variar a intensidade de 5 formas, conforme abaixo:

  • Intervalo: pode ser trabalhando entre as repetições, séries ou sessões de treinamento;
  • Carga: aumentando ou diminuindo o peso;
  • Série: trabalhando com séries de 4, 5 ,6, saia dos 3×10 comuns nos treinamentos;
  • Repetições: trabalhando com 4,5,6,7,8,9….;
  • Amplitude do movimento: exercício até 90 graus, amplitude máxima.

 

Lembrando que as 5 variáveis acima estarão interligadas uma com a outra e na montagem do seu protocolo de treinamento, todas terão que ser levadas em consideração.

 

 

COMO MENSURAR A INTENSIDADE?

 

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Há diversas maneiras de mensurar a intensidade do exercício, seja ele aeróbio ou anaeróbio. Citarei abaixo o método indireto, porém prático, pois não utiliza material algum. Este método é baseado na observação de sinais físicos do seu corpo durante a pratica da atividade, incluindo aumento da frequência cardíaca, aumento da respiração, aumento da transpiração e fadiga muscular. O nome original desta tabela é Escala de BORG. Porém, fiz uma adaptação para a melhor percepção do aluno.

 

Escala_de_BORG

 

* Para cada objetivo há uma regra a ser seguida, onde cada profissional trabalha de uma forma. Quando um aluno me procura com o intuito de HIPERTROFIA MUSCULAR, estabeleço uma intensidade final de número ‘8’, assim podendo variar de acordo com as expectativas do aluno.

Com essa tabela em mãos, observe que não há o porquê se prender em repetições e cargas. Se o exercício está leve, você pode alternar uma das 5 variáveis, sempre se certificando que seu corpo esta recebendo a intensidade correta para cada objetivo.

 

Bons treinos, cuidado com a intensidade e até a próxima!!!

 






DICAS RELACIONADAS


13 comentários em “Mensurando a Intensidade no Exercício

    1. KAREN, exatamente essa a intensidade para a hipertrofia, apos algumas semanas essa intensidade vai baixar, ai e hora de entrar com outros estímulos e elevar a intensidade novamente a 8.

      AGRADEÇO A ATENÇÃO.

  1. Estou fazendo musculaçao na academia do meu prédio,mas tenho medo de fazer algo errado! Faço de tudo um pouco todos os dias,isso está errado?
    Sou alta e magra gostaria apenas de aumentar a massa muscular pra ver se engordo um pouco!

    Obrigada!

    1. Olá Daniella, o correto e você ter um treino montado por um profissional que considere bom o bastante, existem muito preconceito com academias de prédios estúdios e etc…pois a maioria acredita que não pode gerar resultado com poucos materiais, porem a um numero enorme de exercícios que da para trabalhar sem auxilio de maquinas.

      Agradeço sua atenção bjao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.