05 set

Primobolan (Nibal): o que é, para que serve, benefícios, função, onde encontrar

Primobolan o que é, para que serve, benefícios, função, onde encontrar

Primobolan, Nibal ou “primo”, são nomes comerciais para o composto ativo Metenolona (masterona) que é um esteroide anabolizante do tipo ésteres (acetato/enantato) e íntimo de receptores andrógenos (AR).

Muito popular na década de 70, mas, que até hoje tem alto consumo entre praticantes de musculação, marombas afirmam que este é um dos mais seguros entre os anabolizantes injetáveis.

Assim como Arnold Schwarzenegger – maior referência no fisiculturismo – outros atletas dos anos 70 e 80, passaram a atribuir a melhora na performance a este esteroide.

Na ocasião, o consumo da versão oral “Nibal 20 mg” nos Estado Unidos, parecia fazer acreditar que todos aqueles que buscavam aumento de força e recuperar mais rápido os músculos, poderiam encontrar na droga a “pílula mágica”.

O “feitiço virou contra o feiticeiro”, e no final dos anos 80, com a aquisição exclusiva da fórmula por parte da alemã Schering, o Nibal deixou de ser comercializado para ser substituído pelo Primobolan.

Transferida a propriedade exclusiva para Schering, somente foi permitido o uso clínico, cuja importação deveria ser apenas por médicos.

Contudo, casos de doping (Karin König 1982; Jacques Demers 1983; Janos Farago 1984 e Birgit Dressel 1987) promulgaram uma reviravolta no uso de esteroides, alertando a fiscalização e a inibição da produção dos mesmos, inclusive do Primobolan, que já era um produto exclusivo da Schering.

Por objeção da FDA – Food and Drug Administration, Primobolan foi retirado do mercado americano. Entretanto, até hoje consta como produto permitido. Este incidente abriu espaço para a produção da droga injetável clandestinamente, exceto em alguns países (Paraguai, Japão, Equador, Turquia) que ainda recebem lotes de Primobolan originais da Schering.

Como tomar Primobolan? Quais seriam os benefícios? Tem efeito colateral? Fazem parte do conteúdo deste post, além de muitas outras questões. Leia na íntegra!

 

O que é Primobolan

 

Primobolan é um anabolizante esteroide que tem como princípio ativo metenolona. Duas versões são ofertadas: Uso oral e injetável, respectivamente acetato e o enantato.

A famosa escola de fisiculturismo da “velha guarda, oldschool, tem no seu roteiro o uso do Primobolan, sem reservas ou preconceitos.

A forma oral tem um nível maior de hepatotoxicidade, pois requer processo maior para síntese e que passa pelo fígado mais de uma vez, até que possa ser excretado. Contudo a versão injeção é muito bem aceita e com resultados rápidos.

Ideal para a fase de cutting, tem efeito anabólico moderado e as propriedades estrogênicas são quase imperceptíveis. Diz se que é uma droga para ganho seco, ou seja, shape definido com músculos mais enxutos, não sendo indicado para quem deseja o Bulking.

Leia também:

O que é OXANDROLONA (Anavar), para que serve, benefícios, colaterais e como tomar

O que é o Durateston, para que serve, benefícios, colaterais, como tomar

O que é a Trembolona, para que serve, benefício, efeitos colaterais, como tomar

O que é o Stanozolol (winstrol), para que serve, benefícios, colaterais e como tomar

A literatura faz referência este anabólico com o ídolo Arnold Schwarzenegger, inclusive, sabe-se que ela era a preferida do atleta, principalmente por não aromatizar.

A estrutura química da metenolona está próxima dos esteroides cortantes (evita a perda de músculos, mas elimina gordura), e isso também o projeta para o consumo tanto de homens como mulheres.

Quando criado – o objetivo era encontrar uma droga moderada – que inibisse ao máximo efeitos colaterais.  Mas, não podemos esquecer que o Primobolan também é um derivado de DHT (DHB – dihidroboldenona), e assim como outros anabólicos conhecidos, logo estará susceptível as consequências conforme a fórmula.

 

Para que serve o Primobolan

 

O princípio ativo metenolona – cujo está presente no Primobolan – é um item da farmacologia que tem como propósito tratar doenças, com por exemplo, a anemia causada pela carência de glóbulos vermelhos.

Serve também para amenizar anomalias decorrentes de catabolismo forçado no caso de cirurgia, radioterapia, carência de proteína. Pessoas que sofrem com a AIDS também são beneficiadas com o Primobolan, pela ação direta no sistema imunológico,

Mas, como já dito, no auge de alguns bodybuilders como Steve Reeves, mais tarde Arnold, Nubret e Dave Draper, que passaram a incrementar na dieta bem mais que grãos, proteína e alguns tipos de suplementos, anabolizantes passaram a ser alternativas “audaciosas” para a época, e um grande passo para o anabolismo “seco” e interessante!

Ciclos usuais com Deca ou Dianabol era um trivial modo de melhorar o desempenho, aos poucos Oxandrolona, Stanozolol e o Primobolan ganharam espaço, sendo este último o que mais “brilhou” entre atletas de elite.

Uma fórmula que não converta em estrogênio e por isso não aromatiza, promover o objetivo de manter a massa magra, mas, eliminar quilos, e ainda por cima minimizar efeitos colaterais são atributos do Primo.

Além disso, seu potencial lipolítico, instiga usa-lo sem correr riscos de aumentar de peso e isso leva mais usuários e experimentarem o anabólico Primobolan, mesmo encontrado dificuldades para adquiri-lo pela indisponibilidade no mercado, ou pelo alto valor.

 

Benefícios do Primobolan

 

Acredite ou não, a eficiência do Primobolan para secar gordura parece ser maior de que agir para ganho de massa, justamente por isso pode ser tomado com mais suplementos.

Com certeza, o principal benefício é a menor incidência de efeitos colaterais de um modo geral, além disso, outras vantagens como:

  • Ganho de músculo seco e forte;
  • Eliminação de gordura extra;
  • Pode ser usado por mulheres;
  • Poder andrógeno quase nulo;
  • Ajuda a tonificar músculos;
  • Aumenta a retenção de nitrogênio no músculo;
  • Serve para cortar ciclos;
  • Auxilia para que a massa conquistada permaneça após ciclos com esteroides;
  • Retenção inferior de líquidos, situação comum a outros esteroides anabólicos;
  • Ganho de força considerável que leva esportistas a usarem este esteroide no período pré competição.

Na medicina a droga é utilizada para tratar problemas em idosos, como a sarcopenia e até mesmo osteoporose. Crianças são beneficiadas da fórmula para produzir tecidos e músculos quando acometidas por doenças.

Câncer de mama (em mulheres) também podem ser diminuídos com ação da Metenolona, graças a função antiesteogenica.

 

Maleficios do Primobolan

 

Mesmo sendo Primobolan um esteroide, onde existe a interação da testosterona com DHT (dihidriboldenona), quando sintetizado resulta em uma droga diferente.

Incomum pela junção de 2 átomos de carbono, acabou com um razoável “poder anabólico”, mas, sem os típicos volumes derivados do acúmulo de água

Como dito, na versão oral, o Primobolan parece ser mais tóxico, mas, riscos maiores somente são percebidos quando o remédio é tomado em doses erradas ou por tempo prolongado não respeitando os ciclos.

Entre os colaterais, mais ou menos eventos podem surgir de acordo com a reação orgânica de cada consumidor. Há relatos comuns de:

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth
  • Queda de cabelo;
  • Pode suprimir a testosterona natural;
  • Aumento do colesterol LDL e diminuição do colesterol HDL;
  • Surgimento e aumento da acne;
  • Pele mais oleosa;

Como pode perceber, mesmo sendo um anabolizante considerada brando, o excesso, assim como em qualquer outra situação onde se usa drogas químicas, pode levar a complicações maiores como a intoxicação.

Justamente por isso, é importante usar este produto sob orientação de um médico.

 

Como usar Primobolan?

 

Fórmulas modernas e atuais com o princípio ativo Metenolona tem combinações com éster propionato, quer serve para retardar a expansão de esteroides, e isso leva a pessoa necessitar de mais aplicação.

Dizem que Primobolan pode ser um substituto para outros esteroides como exemplo Deca Duralin, contudo, é necessário observação para que o usuário não se decepcione pelo ganho de massa menor.

Hoje, além da Schering outras empresas como a Bayer (Alemanha) e King Pharma (México), produzem a droga na versão líquida. São ampolas contendo 10ml de substância e concentração de 100mg/ml.

Quanto a forma e uso ideal, deve-se levar em conta:

  • Objetivos: O propósito do Primobolan não e impulsionar a formação de massa densa, mas sim, promover massa harmonicamente;
  • Formas disponibilizada: Versões orais exigem doses diferentes da injetável;
  • Organismos: analisar as condições fisiológicas que oscilam entre indivíduos;
  • Combo já utilizado: É importante usar metenolona em sintonia com outros esteroides e suplementos.

Uma ideia de uso oral pode ser doses iniciais/dia 100 até 150mg nos primeiros 15 dias (não exceder 8 semanas de uso), ou ainda intercalar dia sim/ dia não, aumentando as doses até 200mg.

Contudo, para um iniciante começar com no máximo 70 mg/dia é uma forma acertada de evitar efeitos colaterais e acima de tudo diminuir drasticamente o risco, no caso de mulheres, de desenvolver características viris, comuns aos esteroides.

Já, na versão injeção, as aplicações poderão ser semanais e ficam ao redor de 350mg até 600mg.

Pessoas acostumadas com o uso de esteroides podem alcançar doses de até 1000mg/semana sem quaisquer inconvenientes.

É importante lembrar que essas são apenas ideais de uso, para adequá-las é fundamental seguir as premissas mencionadas acima.

 

Dosagem segura do Primobolan

 

A meia-vida deste esteroide na forma oral chega a 3 dias, logo poderá consumir a dose diária de uma única vez. Na forma injetável, meia-vida de até 10 dias é percebida, assim uma maneira segura e eficiente de aplicação será duas vezes em uma semana.

Pensemos em 3 níveis de consumidores para definir doses seguras: iniciantes; intermediários e avançados e ainda levemos em conta o sexo biológico.

Dose femininas orais – versão notoriamente recomendada – são ditas seguras até 100mg/semana, no entanto condições metabólicas e fisiológicas podem interferir e acarretar em efeitos indesejáveis.

Para homens, neste caso a versão injetável é mais recomendada, consideremos os níveis para compreender a segurança em doses máximas.

  1. Iniciantes até 400mg/semana;
  2. Intermediários até 700mg/semana;
  3. Avançados até 1000mg/semana.

 

Diferença do comprimido para o injetável

 

Primobolan Depot – essencialmente Enantato de metenolona – é a forma injetável conhecida mundialmente. A fórmula consiste na estrutura molecular C27H42Ó3.

Podemos dizer que é a versão mais fraca, contudo, promete efeitos positivos duráveis e por mais tempo. Além de taxa de sobrevivência muito maior.

Na forma oral (comprimidos) – etilo Primobolan – chamada também de acetato de metenolona, podemos encontrar dinâmicas de fabricação muito modernas. Automaticamente a degradação é lenta e com perdas maiores.

A fórmula molecular é C22H32Ó3, neste caso o ester de acetato é potente, mas, oferece meia-vida inferior, além de promover efeitos somente após tempo maior de consumo. Dizem que é nesta versão que o evento fat burner se faz presente.

Para ilustrar saiba que:

  • No enantato de metenolona, a cada 100mg somente 70mg chegam na corrente sanguínea;
  • No acetato de metenolona, para cada 100mg, 85mg são dispersos na corrente.

 

Ciclo do Primobolan

 

#Para Homens

Como dito, Primobolan é um esteroide apropriado para corte e perda de gordura. Não é um agente para fazer massa “eclodir”. Competidores apostam no Primo para definir e ajustar o físico antes de eventos esportivos.

Uma ideia de ciclo são 8 semanas consecutivas, mas, “empilhado” com outros anabolizantes, como exemplo o propionato de testosterona ou mesmo o enantato.

Outros marombas preferem ciclos orais de Primobolan com propionato de testosterona e trembolona.

 

#Para Mulheres

De longe… Primobolan é um anabolizante excelente para mulheres, contudo o aproveitamento está na dose.

Além disso, dieta e rotina de treinos influencia para aproveitar melhor os benefícios do Primo.

No primeiro ciclo recomenda-se bom senso no uso deste esteroide, respeitando a dose máximo e iniciando com quantidades mínimas, que pode ser de simples 30mg/dia e aumentas gradualmente. Períodos de consumo de 8 semanas são os mais recomendados e após iniciar a terapia pós ciclo.

Lembramos que não há pesquisas científicas que garantam níveis seguros desta substância. E efeitos colaterais como engrossamento da voz; clitoromegalia, mudanças no ciclo menstrual, hirsutismo, entre outros, podem aparecer.

Anabolizantes para serem associados com Primobolan

 

Em suma, e para simplificar combinações do Primobolam pode ser:

  1. Com Dianabol e Sustanon e assim garantir anabolismo rápido
  2. Com Deca Durabolin para volume e anabolismo em um prazo maior;
  3. Com Winstrole alcançar definição de qualidade e permanente.

 

Pós-ciclo e TPC do Primobolan

 

Terapias após o término do período de uso de anabolizantes garante manter os ganhos, além de proteger órgãos como fígado, rins, próstata, testículos, equilíbrio hormonal e até mesmo saúde psicológica, e deve ser feita por homens e mulheres.

A terapia pós ciclo do Primobolan pode ser iniciada 15 dias após o término do ciclo. Um exemplo de coadjuvantes (princípios ativos) para este período são:

  • Clomifeno: Serve para aumentar a produção do hormônio testosterona;
  • Tamoxifeno: Serve para diminuir as chances de aromatização;
  • Vitamina E: é um poderoso antioxidante e vai ajudar a minimizar efeitos colaterais;
  • Gonadotrofina coriônica: para auxiliar na síntese de testosterona.

Além desses, poderá optar por Silimarina para função hepatoprotetora e por isso poderá ser consumido antes de iniciar ciclos com esteroides.

Para mulheres, é importante salientar que evitar o rebote do estrogenio é essencial após terminar de usar Primobolan, e este deve ser o maior objetivo na terapia pós ciclo.

 

Para finalizar…

Lembramos que a metenolona é considerada doping caso evidenciada em exames. Mas, como falamos, foi um entre os anabolizantes de maior aceitação entre fisiculturistas renomados no mundo todo.

E, até hoje usuários afirmam se sentirem muito bem com a droga, especialmente pela leve incidência de colaterais.

Contudo, essas percepções não justificam o uso sem roteiro e bom senso.

Como sempre, sugerimos compartilhar este post na sua rede social preferida e enviar comentários sobre o tema no chat abaixo.

 

 

Referências

CARLINI-COTRIM, B.; BARBOSA, M. T. Pesquisa epidemiológica sobre o uso de drogas entre estudantes: um manual de orientações gerais. São Paulo: CEBRID, Escola Paulista de Medicina, 1993

Methenolone acetate, Summary of information for clinical investigators, New Brunswick, NJ. The Squibb Institute for Medical Research, May 30, 1962.

Relative binding affinity of anabolic-androgenic steroids: comparison of the binding to the androgenreceptors in skeletal muscle and in prostate, as well as to sex hormone-binding globulin. 1984 Jun;114(6):2100-6.

 






DICAS RELACIONADAS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.