29mar

Entenda a importância da fase EXCÊNTRICA nos Treinos

Entenda a importância da fase EXCÊNTRICA nos TreinosOlá senhoras, senhores e demais. Venho lhes escrever sobre um assunto do qual deveríamos ter como básico. Porém, quando se trata de básico não significa que é conhecido pela maioria. Muito pelo contrário. Digo isso não por literatura, mas por experiência prática de alguns anos treinando e observando os mais experientes com objetivo de absorver e assimilar conhecimento, seja a partir dos profissionais, seja a partir dos recreativos que conquistaram um shape de respeito.

No meio disso é claro, também acabamos conhecendo e auxiliando pessoas com maiores dificuldades e alguns erros que, mesmo que tentemos corrigir, são vistos como costumes e vícios que acabam proporcionando nada mais que comodismo, fazendo com que a musculação seja somente uma prática,BST - Creatina HTPro II sem que vejamos resultados. Isso é o que gostaria de colocar na cabeça de algumas pessoas. Musculação pode trazer resultado SIM, independente de genética. Alguns evoluem mais, outros menos, mas todos podem evoluir seja em termos estéticos, relativos a saúde, mente, etc.

Bem, voltando ao assunto principal, antes de tudo vamos explicar de forma a facilitar o entendimento do conceito e, deixo claro, para o ódio de alguns e alegria de outros, não sou um cara chato que tentará surpreender usando palavras difíceis, estou aqui para falar olho no olho, ou no caso, tela na tela, com transparência e humildade para traduzir em palavras simples um conceito mais simples ainda, que contribuirá muito na evolução de cada um de vocês que ainda não o conhece. Então vamos lá, o que seria a fase CONCÊNTRICA?

 

Entenda a fase CONCÊNTRICA

 

Fase concêntrica é simplesmente a fase onde há contração do músculo alvo, também conhecido por movimento POSITIVO, palavra a qual usarei como sinônimo a partir daqui, repito, CONCÊNTRICO = POSITIVO. Um exemplo prático gafanhotos, melhor, alguns:

Supostamente você está fazendo um supino, movimento onde o músculo alvo é o peitoral. Então, o movimento positivo é o de empurrar a barra para cima, onde você está realizando com a força de contração do peitoral, correto?

Creatina em Pó HTProCreatina em Pó HTPro

Agora, para deixar claro que positivo não quer dizer o mesmo que empurrar para cima, outro exemplo darei pelo pulley, exercício onde o músculo alvo é a grande dorsal: o movimento positivo é quando você puxa a barra em direção ao seu peito, onde você estará contraindo sua dorsal. Então sempre pense assim, contraiu o músculo alvo, é concêntrico/positivo.

 

O que é a fase EXCÊNTRICA?

 

É simplesmente o contrário do concêntrico. Excêntrico, de forma simples, é o movimento dado pelo alongamento do músculo alvo, no qual – no exemplo anterior usei o supino – ao descer a barra em direção ao seu peito estará realizando alongamento do músculo peitoral, ou seja, este é o movimento excêntrico também conhecido por negativo.

Abaixo é exibido o exemplo da Rosca Direta onde fica claro a execução das duas fases: concêntrica e excêntrica:

excêntrica-concêntrica

Bom, qual a importância afinal de toda essa falação? Simples, durante a fase excêntrica sua musculatura faz um esforço imenso para prevenir um super alongamento, já que além de alongar você o faz com uma carga extra, sendo que para prevenir uma lesão maligna (diferente de microlesão, claro) acabamos usando um grande número de fibras, contribuindo mais ainda a hipertrofia que o próprio movimento de contração, o concêntrico.

Traduzindo em praticidade, torna-se importante focar neste movimento negativo durante os exercícios, ou seja, ao fazer a bendita rosca direta, em vez de subir e descer a barra com a maior velocidade do mundo apenas soltando ela, você irá sentir o movimento de contração com concentração e explosão e,BST - Creatina HTPro II no movimento negativo, você irá se concentrar e fazê-lo lentamente, de forma que o mesmo dure cerca de 3 segundos.

É tão tolo e simples, que muitas pessoas não dão importância e se você é uma delas faça o teste. Olha que estou falando exclusivamente da forma de realizar os movimentos, nem toquei no assunto de técnica, divisão de exercícios, ordem, falha, séries, alimentação e suplementação. Pensando que você está fazendo o correto em todos e apenas falha no assunto do texto, comece a se preocupar com isso a partir de agora e observe como sairá do shape estagnado em que provavelmente está. Um texto onde trato de forma diferente dessa abordagem é o Treine seu Corpo não seu EGO, onde falo sobre cargas. Nele você entenderá o por quê de ao concentrar -se na fase excêntrica, acabará usando menos carga que um ser que simplesmente faz de qualquer jeito e claro, usará menos carga e terá mais resultados, disso não tenho dúvida.

Abraços monstros e futuros monstros, musas fitness e futuras, ex gordinhos (as), tenham todos um treino excelente de destruidor e um descanso lindo e recuperativo.

 




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Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

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14 comentários em “Entenda a importância da fase EXCÊNTRICA nos Treinos

  1. Muito obrigada por compartilhar isto, era uma dúvida q eu iria tirar com você, porque aqui não tenho ninguém que me ajude direito.

  2. Parabéns pelo seu trabalho! Suas dicas e matérias são muito interessantes e tratam os assuntos de uma forma fácil, o que facilita o entendimento.

  3. Muito bom topico.

    Tenho alunos de personal e sei como é dificil colocar na cabeça deles a diferença de se trabalhar bem com pouca carga, do que apenas usar a lei da gravidade na fase excentrica.

    Mandarei seu topico a todos eles hehe…

  4. Na fase concêntrica, onde vencemos a força gravitacional através da força muscular, os impulsos nervosos fazem com que o número de fibras solicitadas seja maior do que na fase excêntrica. Assim, durante a fase excêntrica, o número de fibras solicitadas pelos impulsos nervosos cai, pois a força gravitacional agora esta a favor do movimento. Dessa forma, as fibras musculares que estão ativadas durante essa fase do exercício sofrem mais tensão, podendo gerar mais micro lesões no tecido muscular.

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