Por Dicas de Treino – 15 de julho de 2018
Também chamado de mangaratá ou mangarataia, o gengibre, que tem sua origem na ilha de Java, é bastante utilizado no Brasil como tempero e atenuador de sintomas causados por dores de garganta, tosse e resfriados
.
O que muita gente não sabe, é que os benefícios do gengibre para nosso corpo vão além do que se imaginava! Além de possuir poucas calorias – um pedaço que mede cerca de 12 cm tem aproximadamente 9cal – esta raiz possui propriedades antioxidantes, o que auxilia a minimizar inflamações no corpo e é um ótimo ingrediente caseiro no combate a dores de estômago e problemas no intestino. Mas não para por aí! A seguir listaremos mais vantagens no consumo do gengibre.
Além das vantagens que acabamos de mencionar, o consumo do gengibre traz consigo ainda mais benefícios para a saúde:
Auxílio na prevenção de diabetes: o gengibre pode atuar em nosso organismo, fazendo com que haja melhora na sensibilidade à insulina, o que auxilia na manutenção da quantidade de açúcar no sangue e, consequentemente, na prevenção da diabetes tipo 2;
Auxílio no emagrecimento: por ter ação termogênica, o gengibre pode ajudar na luta contra a balança, já que seu consumo pode reduzir a sensação de fome e ajudar a queimar calorias;
Auxílio contra o desenvolvimento de doenças cardíacas: a adição do gengibre em sua dieta pode ajudar a diminuir o risco de pressão alta e doenças coronarianas;
Auxílio nas dores menstruais: de acordo com pesquisas recentes, o consumo de gengibre durante o período menstrual pode ser tão eficaz no combate as dores quanto alguns medicamentos;
Auxílio no alívio de dores musculares: estudos mostram que, por possuir propriedades anti-inflamatórias, o consumo de gengibre após atividades físicas intensas ajuda na diminuição das dores causadas pelos exercícios.
Embora haja muitos benefícios no gengibre, sabemos que tudo quando consumido em excesso pode levar a efeitos colaterais que sempre são um tanto quanto desagradáveis. Para evitar que isso ocorra, é necessário que não exageremos na quantidade consumida. Além disso, há alguns grupos de pessoas que devem, segundo os médicos, evitar o consumo alto desta raiz:
Pessoas que ingerem medicamentos para hipertensão ou anticoagulantes: como já vimos, o gengibre auxilia na prevenção da pressão alta e, por isso, se consumido junto com medicamentos que diminuem a pressão, ele pode potencializar o efeito, o que fará com que a pessoa possa ter desmaios ou até mesmo hemorragia;
Grávidas: no organismo de mulheres que estejam grávidas, o gengibre pode causar contrações prematuras e, embora em casos esparsos, até mesmo aborto espontâneo. Por isso ele deve ser evitado ou seu consumo deve ser acompanhado por um médico;
Pessoas que se submeterão à cirurgias: o efeito anticoagulante desta raiz pode trazer complicações para pessoas que passarão por processos cirúrgicos – há o risco de que se tenha hemorragias caso o consumo seja feito pouco tempo antes dos procedimentos médicos.
Podendo ser consumido de várias formas, como, por exemplo fresco, em pó, seco, cristalizado, e ter um sabor picante, o gengibre é muito utilizado na culinária.
As mais de oitenta e cinco diferentes espécies podem fazer parte de pratos quentes, frios, sobremesas e bebidas.
Os usos mais comuns são para chá e molhos que acompanham carnes brancas. Ficou com vontade de aprender a preparar o chá em sua casa e aproveitar os benefícios de gengibre? Então aqui vai a receita para preparar 1 litro:
Para se preparar um bom chá, é necessário ter alguns pontos em mente. São eles:
Mai um ponto importante para nossas discussões é a forma de conservação. Para que você possa desfrutas de todos os benefícios do gengibre, é necessário que ele seja conservado de maneira adequada.
A depender da maneira escolhida, é possível que ele seja mantido em bom estado para consumo por até seis meses! Como podemos fazer isso? É bem simples!
Basta que ele seja cortado em pedaços pequenos e ainda com sua casca e embrulhado em papel toalha. Depois disso, coloque os pedacinhos embrulhados dentro de um saco plástico e leve ao congelador. Dessa forma o gengibre pode ser mantido por um período de até seis meses sem que estrague.
Benefícios do Gengibr.e para quem Treina
Benefícios de consumir Água com Gengibr.e
Para que a conservação dure por tanto tempo, é necessário, também, que no momento da compra sejam escolhidas as melhores raízes. Para isso, prefira aquelas que tenham casca lisa, firme e com a menor quantidade possível de machucados. Além disso, escolha aquelas que não estão ressecadas, pois isso é uma garantia de que, por dentro, o gengibre está bom para o consumo!
Agora que já falamos sobre escolher, conservar e como preparar o chá do gengibre, além de mostrar todas as vantagens de seu consumo, você pode se aventurar e o utilizar como ingrediente em suas receitas.
Além de trazer um sabor provavelmente novo e muito interessante para seus pratos, você contribuirá com a saúde de quem os consumir. Não se esqueça de nossas dicas e deixe sua criatividade aflorar na cozinha utilizando este ingrediente a pratos que você já conhece e gostaria de repaginar de forma gostosa e, acima de tudo, mais saudável.
Boa aventura no mundo dos benefícios do gengibre!
Não só a maioria das pessoas que treinam musculação, mas também os fisiculturistas, geralmente deixam…
Whey Protein, Creatina, Glutamina são alguns dos suplementos mais utilizados e conhecidos por aqueles que…
O que comer antes do treino para ganhar massa é algo que todos que buscam…
Na rotina de exercícios muitas vezes o foco acaba sendo os músculos do peitoral e…
Os glúteos são uma parte do corpo que chama muito a atenção, tanto nas mulheres…
O fisiculturista vencedor sete vezes do Mr. Olympia chamava bastante a atenção, principalmente por ter…
Devido à correria do dia a dia muitas vezes fica difícil desligar completamente na hora…
Os praticantes de Jiu Jitsu necessitam de uma alimentação equilibrada tanto para os treinos quanto…
Masteron é um dos nomes comerciais para o propionato de drostanolona e trata-se de um…
Anabolizantes para ganhar massa muscular existem vários, porém, não significa que todos são seguros. Desde…
O Potenay, é um preparado químico, contendo complexos vitamínicos (tônico reconstituinte e estimulante). Originalmente desenvolvido…
Anabolizantes para secar realmente funcionam? Tem efeitos colaterais? Quais os principais e como agem? Veja…