06 out

Receita de Chá de Canela para descer a Menstruação

Receita de Chá de Canela para descer a Menstruação

O tradicional e antigo hábito de consumir o chá de canela para descer a menstruação persiste também na vida das mulheres deste tempo.

A canela em pau, ou mesmo em pó, é o resultado da extração da casca da árvore conhecida como caneleira.

Seu nome científico é Cinnamomum Zeylanicum, mas, popularmente a canela é também chamada de cinamomo, caneleira da índia, entre outros sinônimos.

Entre seus inúmeros adjetivos estão: afrodisíaca, termogênica, depurativa e curativa, e, graças ao seu sabor e perfume intenso serve para temperar inúmeros pratos e bebidas.

Inclusive, cremes, sabonetes e perfumes recebem essência de canela e por isso são primorosos no aroma e textura.

Contudo, o chá de canela para descer a menstruação, é uma bebida exclusiva para mulheres com a certeza de não gravidez, isso porque as propriedades da planta são emenagogas (aumenta e facilita o fluxo menstrual).

 

Como funciona o chá de canela para descer a menstruação?

 

Mesmo antes de 1900, o chá de canela já era recomendado para tratar anomalias uterinas, inclusive para acelerar e/ou antecipar o período menstrual.

Isso ocorre pela junção de 3 fatores:

  1. Aumento da pressão arterial;
  2. É um estimulante natural da circulação sanguínea;
  3. Provoca contrações musculares uterinas.

Sumariamente o chá de canela provoca a liberação do endométrio (tecido responsável por revestir o útero durante um ciclo, e quando não existe a formação do embrião é expelido na menstruação).

 

Qual tipo usar para fazer o chá de canela para descer menstruação?

 

A canela é rica em fibras, cálcio e antioxidantes, é uma especiaria conhecida e apreciada desde Antes de Cristo.

Da família botânica Lauraceae, hoje são conhecidos mais de 100 tipos de canela. No entanto, duas espécies se destacam:

Canela do Ceilão: Originária do da Índia, em especial da região outrora conhecida como Ceilão – atualmente o Sri Lanka – e é perfeita para o chá feito com pó ou a casca;

Canela Cássia (ou da China) Cinnamomum cassia: Tem alta concentração de cumarina e maior probabilidade toxicológica.

Ambas são seguras para o consumo, contudo apresentam propriedades e reações diferentes, além da grande diferença de preço (a canela do Ceilão é bem mais cara que a canela da China).

Chá de Canela para descer a MenstruaçãoE, para aproveitar as propriedades medicinais da canela após a extração da casca, a industrialização a transforma em:

Canela em pau: é a forma rústica da árvore, mas também muito apreciada na culinária e para fins terapêuticos;

Óleo de canela: o óleo é provindo da destilação a vapor das folhas da caneleira e também parte de cascas. Além de servir como base para fabricação de cosméticos e medicamentos, é usado para aromatizar ambientes;

Canela em pó: Com a moagem é viabilizado o uso da canela para temperar diversos pratos quentes/frios e bebidas. Além disso o pó de canela é muito recomendado para fazer o chá de canela para descer a menstruação.

 

O que o chá de canela pode fazer pela sua saúde?

 

A canela já foi artigo de luxo, aliás com alto valor comercial equiparada e até mesmo superior ao ouro.

No Egito antigo, o pau de canela macerado era usado para embalsamar cadáveres, enquanto que o óleo servia para hidratar a pele e perfumar os cabelos.

Para os mais “céticos” viventes da época, a canela era oferecida aos deuses em forma de gratidão.

No entanto, a substância trans-cinamaldeído presente na canela, isolada e sintetizada em laboratório pelos cientistas Jean Baptiste Dumas e Luigi Chiozza, respectivamente, entre os anos 1834 e 1854, foi a “mola propulsora” para que a planta se tornasse em um importante aliado para fins medicinais.

Desde então, são conhecidas e ainda estão sendo descobertas as inúmeras propriedades benéficas da canela, inclusive, o chá de canela para descer a menstruação.

E entre os benefícios do chá feito com canela podemos elencar:

  • Tem efeito emagrecedor, graças ao poder termogênico;
  • Potencializa o sistema imunológico;
  • Auxilia para diminuir as taxas de colesterol;
  • Serve para purificar o hálito;
  • É potente para auxiliar o trânsito intestinal, inclusive nos inconvenientes da síndrome do intestino irritável;
  • Tem potencial anticoagulante, devido aos agentes antitrombóticos;
  • Ajuda no tratamento de infecções na vagina, graças a função antifúngicas do cinamaldeido;

E, de acordo com a USDA – Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e de um outro importante estudo divulgado pelo New Scientist, a canela tem ainda forte influência para controlar a glicose no sangue.

Não menos importante, com o estudo de 2004, liderado pelo Dr. P. Zoladz, em parceria com a Associação de Ciências Chemoreception, da Florida, a canela foi apontada como muito positiva para a memória cognitiva.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Anos mais tarde a canela também foi sugerida como relevante para tratar tumores cerebrais, escleroses e até Alzheimer e Parkinson.

 

Chá de canela para descer a menstruação: mito ou verdade?

 

É verdade que o Chá de canela é indicado para descer a menstruação.

Principalmente por promover contração muscular que é estendida até o útero. Durante essas contrações o endométrio é deslocado e expulso, promovendo assim a menstruação.

A canela também influencia para que a termogênese ocorra no organismo que neste caso influencia para que o sangue circule mais rapidamente.

Não há dados científicos que provem o potencial da canela como abortiva.

Mas, a comunidade médica e o senso popular são unânimes quanto a opinião de que é melhor evitar o chá quando existe a suspeita de gravidez, durante a gestação e lactação.

 

Tomando chá de canela para descer a menstruação, em quantos dias irei menstruar?

 

Não existe provas de que o chá de canela para descer menstruação tenha eficiência muito distante do período determinando para o evento.

Porém, é possível antecipar o ciclo menstrual em até dois ou três dias, trazendo conforto e alívio da tensão pré-menstrual, como também amenizando cólicas menstruais.

Leia também:

Conheça os Benefícios do Chá de Hibisco na Redução de Peso + Receita

Chá de Canela: Benefícios do chá de canela na Redução de Peso + Receita

Por isso o consumo é indicado para dias próximos ao período menstrual e não maior que 7 dias após a estimativa do período (menstruação atrasado mais de 7 dias requer investigação médica).

Porém, para algumas mulheres o chá de canela tem alto poder de influenciar na menstruação e por isso os resultados são bem rápidos, inclusive com a iniciação da menstruação no mesmo dia.

 

Como é preparado o chá de canela?

 

A canela é um alimento muito antigo, e na antiguidade representava “sabedoria”. No auge no século XVI, após a ocupação forçada da ilha do Sri Lanka pelos países Portugal, Inglaterra e Holanda, ela passou a ser usurpada e divulgada para o mundo.

Aqui no Brasil, o cultivo da canela-do-ceilão iniciou-se com a chegada dos jesuítas, que ao encontrar solo e clima propícios logo gerou árvores vistosas.

Aliás, atualmente em propriedades rurais e até vias urbanas, podemos encontrar um pé de canela.

Contudo, é nos Estados de Minas Gerais (Serra da Mantiqueira), Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Amazonas onde estão as maiores concentrações da planta, destinada a abastecer o mercado interno e exportação.

 

Preparo

Para preparar o chá de canela para descer a menstruação com o pó, basta adicionar uma colher de chá (rasa) em uma xícara, completar com água fervente, aguardar alguns minutos e consumir a mistura ainda quente para morna.

Já, a canela em pau, o ideal é uma unidade para uma xícara de chá de água fervente, preparado da mesma forma.

Evite colocar água quente ainda com borbulhas pois isto prejudica o desempenho da canela.

Pode-se consumir até 3 xícaras por dia de chá de canela para descer a menstruação, contudo, não se deve ultrapassar a quantidade de 6 gramas diárias (equivalente a uma colher de sopa rasa).

O chá de canela não é calórico, uma xícara de chá pronto (sem açúcar) tem somente 6 calorias.

 

Receita de chá de Canela para Descer a Menstruação

 

Chá de Canela com Noz Moscada

  1. Ferva 200 ml de água
  2. Acrescente uma colher de chá de pó de canela
  3. Salpique com noz moscada ralada, consuma após 5 minutos

 

Chá de Canela com Arruda

  1. Separe uma colher de chá de canela e um ramo pequeno de arruda fresca.
  2. Ferva 200 ml de água, deixe amornar e coloque sobre os dois ingredientes.
  3. Aguarde 10 minutos e consuma em seguida (sem adoçar).

 

Chá de Canela com Gengibre

  1. 2 colheres de sopas de canela em pó
  2. ½ gengibre ralado e 500 ml de água
  3. Após a água levantar fervura incorpore os ingredientes, deixe descansar por 5 minutos e então consuma

 

Chá Gelado de Canela

  1. 4 paus de canela para 1 litro de água adormecidos por 12 horas (conservar em geladeira)
  2. No dia seguinte, beba um copo meia hora antes das principais refeições, quente ou frio

 

Gostou das dicas sobre chá de canela para descer a menstruação?

Então compartilhe na sua rede social preferida, receba também nosso convite para postar seu comentário sobre o assunto logo abaixo!

 

 

Referências

AKILEN, R et al. Glycated haemoglobin and blood pressure-lowering effect of cinnamon in multiethnic Type 2 diabetic patients in the UK: a randomized, placebo-controlled, double-blind clinical trial. Diabet. Med., v. 27, p. 1159–1167, 2010.

ANDERSON, A. A. Chromium and polyphenols from cinnamon improve insulin sensitivity. Proceedings of the Nutrition Society, v.67, p. 48-53, 2008. BLEVINS, S. M et al. Effect of cinnamon on glucose and lipid levels in non-insulin dependent type 2 diabetes. Diabetes Care, v. 30, n. 9, p. 2236-2237, 2007. BRASIL.

Cinnamomum zeylanicum Blume essential oil on the growth and morphogenesis of some potentially pathogenic Aspergillus species. Brazilian Journal of Microbiology, v. 39, p. 91-97, 2008.

 






DICAS RELACIONADAS


Um comentário em “Receita de Chá de Canela para descer a Menstruação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.