Benefícios de consumir Água com Gengibre

Benefícios de consumir água com gengibre
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

Muito se ouve falar em receitas diferentes para ajudar o corpo a perder gorduras, eliminar toxinas e trabalhar de forma mais eficaz. Mas são tantas informações e tantos novos ingredientes que nos perdemos em meio a todos eles. Por isso, é sempre válido procurar fontes confiáveis e descobrir quais valem a pena o esforço e o investimento financeiro.
.
Entre tantas receitas, uma bem simples chama a atenção: a água com gengibre. Ela é facilmente preparada e leva ingredientes básicos, encontrados em qualquer supermercado e que dificilmente fazem mal ao organismo. No artigo de hoje falaremos um pouco mais sobre essa combinação e iremos desvendar quais os benefícios por traz dela e se realmente você deve tentar implantá-la no seu dia-a-dia. Confira logo abaixo o que separamos!

 

Água com gengibre: de onde surgiu essa ideia?

 

A ideia de fazer sucos detox e chás que promovem uma desintoxicação do corpo é antiga e não se sabe ao certo quem começou essa tradição. Na verdade, acredita-se que inúmeros nutricionistas ao redor do mundo perceberam que a forma líquida de alguns alimentos ajudam o corpo a se livrar das toxinas mais rapidamente e passaram a recomendar aos pacientes.

Leia também:

Chá de Canela: Benefícios do chá de canela na Redução de Peso + Receita

Conheça os Benefícios do Chá de Hibisco na Redução de Peso + Receita

A água com gengibre é um bom exemplo de praticidade e saúde caminhando juntas. É simples saber porque essa mistura caiu no gosto popular: é simples de preparar e bastante eficaz, com resultados notáveis e benefícios a longo prazo.

 

Benefícios da Água com Gengibre

 

O gengibre é uma raiz bastante forte e típica de regiões da Ásia, como o Japão. Ele é o conhecido por ser termogênico, ou seja, capaz de aumentar a temperatura corporal de forma imediata ao consumo. Esse aumento promove uma série de benefícios, como a aceleração do metabolismo e queima acentuada de gorduras. Mas essa é só uma das vantagens em consumir a água com gengibre. Vamos citar as demais:

 

Emagrecimento Acentuado

O principal benefício da água com gengibre é seu auxílio no emagrecimento. De forma geral, podemos dizer que isso acontece devido não só ao efeito termogênico mas também por causa da sensação de saciedade que a raiz traz. Quem tem menos fome, ingere menos calorias e, consequentemente, perde mais peso. Isso aliado à um metabolismo acelerado e um corpo trabalhando melhor, temos mais perda de peso em um tempo menor.


A dica é consumir a água com gengibre com frequência, durante o dia todo e entre as refeições. A saciedade irá perdurar e o corpo se manterá hidratado, o que é excelente para quem precisa emagrecer.

 

Menos Toxinas no Corpo

O gengibre é também um detox natural, pois ajuda o fígado a trabalhar melhor e mais rapidamente, liberando as enzimas responsáveis pela absorção de alimentos e eliminação das toxinas. Com isso, temos um organismo mais saudável, otimizado não só para a perda de peso mas para o funcionamento geral.

É por esse motivo que a água com gengibre também é indicada para quem treina peso e precisa de um gás extra nas séries. Quem tem uma vida agitada e estressada também pode se beneficiar da mistura, que ajuda muito a energizar o corpo.

 

Menos Celulite

Outro motivo para que água com gengibre tenha se tornado famosa nos últimos anos é sua ação contra a celulite. E o motivo disso é bem mais simples do que imaginamos: a raiz tem uma ação anti-inflamatória bastante potencializada, o que faz dela uma excelente agente estimuladora das células que formam a celulite. Isso diminui muito as marquinhas indesejadas e promove mais autoestima. Mas é importante lembrar que só a água com gengibre não é capaz de eliminar todas as marcas, por isso, sempre tenha outros tratamentos à disposição.

 

Saúde no Geral

Por fim, mas não menos importante, temos a questão da saúde em geral. A raiz é utilizada há milênios como forma de curar doenças e afastar de uma vez gripes e resfriados – quem nunca tomou um chá com gengibre preparado pela avó? A razão para isso é sua ação anti-inflamatória que age diretamente nas dores de garganta e até mesmo nos brônquios, ajudando a aliviar os sintomas.

A água com gengibre tem um efeito bem parecido e pode até mesmo prevenir que este tipo de problema se instale – claro que tudo depende da origem da doença e se ela é mesmo um resfriado comum.

 

Como preparar a água com gengibre?

 

Bem simples de preparar, essa mistura é famosa tanto por seus benefícios quanto pela sua facilidade. A dica dos especialistas é cortar a raiz do gengibre em rodelas ou mesmo ralar de forma bem fininha. Depois, deixe-a dentro de uma jarra com água filtrada por todo o dia e consuma sempre que sentir sede.

Simples assim! Caso não consiga tomar tudo durante o dia, jogue fora a mistura e faça outra para o dia seguinte. Isso é importante de lembrar porque o gengibre perde um pouco dos seus componentes quando em contato com a água por muito tempo. Sempre faça a troca da raiz!

 

Existe alguma contra-indicação no consumo?

 

Embora essa mistura seja bem natural e simples, há sempre contra-indicações no caso de pessoas que sofrem com algum problema físico. Vamos citar os casos onde é importante tomar cuidado e não exagerar na dosagem:

Pessoas alérgicas ao gengibre não devem consumir a água em hipótese alguma, pois ela irá absorver todos os compostos da raiz.


Pessoas com problemas crônicos de saúde, como hipertensão ou mesmo problemas de estômago devem consultar o médico antes de qualquer consumo exagerado de uma planta ou raiz.

Lactantes ou grávidas devem evitar o consumo de gengibre pois o bebê ainda é muito sensível e pode ser afetado pelo efeito termogênico que ele tem. O mesmo acontece com a ingestão de café ou suplementos para emagrecer. Em caso de dúvidas, consulte seu médico e verifique quais alimentos estão liberados nessa fase.

Se você apresentar algum sintoma como dores no estômago ou enjoos, pare de consumir a água com gengibre para descobrir se há alguma relação. Porém, no geral, não há contraindicações.

Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

 

Gostou do artigo de hoje? Curta e compartilhe com seus amigos!

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu posso falar com propriedade porque uso há 2 anos o gengibre na forma de chá.
    Excelente para o estômago. Aumenta a imunidade. Não sei o que é gripe desde então. E olha que não tomo qualquer vacina anti gripal.
    Ajudar perder peso. Um problema em função do uso demasiado do gengibre é a pressão arterial que aumenta e bastante.
    Por esse motivo reduzi bastante o uso do gengibre mas ainda uso diante de tantos benefícios que ele proporciona.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui