21 fev

Libido em Baixa (conheça suas causas, sintomas e como tratar)

Tratamento da Libido em Baixa (conheça suas causas, sintomas e como tratar)

Homens e mulheres podem sofrer em algum período da vida com a libido em baixa, este assunto chega a ser um tabu para muitas pessoas, principalmente para os homens.

Isso acaba muitas vezes impedindo que se procure ajuda e é um erro, pois ninguém tem obrigação de estar sempre disposto a ter um contato com mais próximo com parceiro e se isso se torna constante é hora de se investigar e solucionar a questão.

É bom deixar claro que em alguns períodos da vida a falta de desejo amoroso é normal, como quando passamos por períodos de dificuldades e estresse, situações de luto, fases da vida como a menopausa para as mulheres e o avançar da idade para os homens, dentre outros.

E para algumas pessoas ainda entra a questão da auto estima, esta questão atinge muito mais as mulheres do que os homens, mas isso não quer dizer que com homens também não aconteça.

 

Causas da Libido em Baixa

 

Os hormônios responsáveis por controlar a libido, para os homens é a testosterona e para as mulheres o estrogênio.

# Para as mulheres há uma alteração em alguns dias do seu ciclo menstrual, pois em há uma variação da produção do estrogênio durante o mês e por isso alguns dias ela poderá sentir-se menos desejo amoroso do que em outros, e isso é uma falta de libido fisiológica.

# Mulheres também sofrem de perda de libido na fase da menopausa quando ocorre uma queda brusca dos hormônios que voltarão a se estabelecer após um tempo.

# Para as mulheres, muito mais do que para os homens existe o fator de não se sentirem bem com elas mesmas devido ao peso, celulites, estrias, ou seja baixo auto estima, pois a sociedade impõe padrões de beleza inalcançáveis.

# Para o homem a queda da produção da testosterona afeta o desejo amoroso, este pode ser um fator para quem faz usos de anabolizantes, pois o corpo entende que não precisa mais produzir o hormônio e a normalidade hormonal só ocorrerá após um período podendo ser utilizado suplementos para ajudar na volta das funções hormonais naturais.

# A queda da testosterona também acontece na fase mais madura dos homens.

# Alguns medicamentos como antidepressivos, anti hipertensivos com beta bloqueadores, diuréticos para os homens, anticoncepcionais (diminuem os hormônios), alguns anti histamínicos porque bloqueiam o sinal do desejo amoroso no sistema nervoso central.

# Estresse e ansiedade são fatores que influenciam a libido e podem afetar a todos, pois ninguém consegue não se estressar.

# Hipotireoidismo quando não tratado, a falta do hormônios da tireoide podem causar libido em baixa.

 

Não sinta Culpa

 

As causas da libido em baixa podem ser multifatoriais, e é preciso entender que não se deve sentir culpa por isso.

Existem aspectos principalmente para as mulheres como a opressão que sofrem desde a infância que pode ser também um desencadeador da libido em baixa e para sanar isso é preciso em alguns casos muita terapia, muitas vezes também envolve questões religiosas e culpa por sentir desejo, por isso nada é tão simples e cabe a cada um tentar descobrir um caminho capaz de entender a si próprio.

Assim como também o homem pode ter razões para não estar com a sua disposição tão acentuada as vezes, devido a problemas externos como o trabalho, preocupações cotidianas e etc.

Um outro fator que a maioria pensa que pode influenciar para uma boa noite amorosa é o álcool, mas muitas vezes quando em excesso é o contrário e acaba retardando os reflexos e as sinapses neurológicas, afetando inclusive a libido, ou mesmo fazendo a pessoa cair no sono… Por isso moderação aí quando estiver planejando o final de um encontro bem sucedido, certo?

É importante sempre estabelecer um diálogo com o outro e não deixar que surjam dúvidas que possam afetar o relacionamento e nunca se sentir culpado ou culpada porque aquela noite não acabou como o esperado e claro compreender o parceiro ou parceira, combinado?

 

Sintomas da libido em baixa

 

A libido em baixa pode ser percebida pela falta de desejo amoroso, e em casos extremos pode acontecer até mesmo aversão e não isso não quer dizer que você estará mudando de lado, é simplesmente a manifestação do seu corpo querendo te avisar que algo não está funcionando bem.

A falta da libido poderá ser diagnosticada pelo médico e ele poderá pedir exames para confirmar as causas, caso elas sejam de origem hormonal, por isso ao começarem os sintomas, o melhor é procurar ajuda de um médico, sem ter medo e muito menos vergonha.

Para alguns casos poderão ser prescritos medicamentos, para outros poderão ser utilizados suplementos como tribullus terrestris ou outro similar.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

O importante é procurar ajuda e solucionar o problema tanto para o homem quanto para as mulheres, pois meninas têm todo o direito de ter uma vida amorosa plena e se precisarem busquem ajuda sim!

 

Alimentos que ajudam a Recuperar a Libido

 

Certeza que você já ouviu falar muito sobre os alimentos para melhorar a libido em baixa, mas duvidamos que você conheça alguns desta lista, confira:

 

# Sementes de Abóbora

São ricas em zinco, este mineral favorece a produção da testosterona.

 

# Vegetais Verdes

Brócolis, couve, espinafre, rúcula, agrião, etc., melhoram a circulação do sangue, consequentemente melhoram a libido.

 

# Pimenta

Aumenta a produção de testosterona porque tem ação vasodilatadora, estudos apontam que homens que consomem pimenta têm o nível de testosterona elevado.

 

# Vinho

Estudos em Florença na Itália demonstraram que mulheres que tomam vinho têm mais libido do que as que consomem outra bebida, só não podem exagerar na dose.

 

# Ovo

Seus nutrientes são ótimos para equilibrar os hormônios.

 

# Frutas Vermelhas

Morango, cereja, amora, etc.; também melhoram a circulação sanguínea e garantem um melhor desempenho.

 

# Mel

Quem diria, ele ajuda a ativar a síntese de testosterona, por isso se quer ter uma libido mais em alta, coloque mais doçura natural no seu café da manhã.

 

# Noz Moscada

Melhora a circulação sanguínea, estudos comprovam que aumenta a libido e o desempenho amoroso, então inclua no seu cardápio para não perder o pique!

 

# Linhaça

Rica em antioxidantes e fitoestrógenos que atuam para equilibrar os hormônios principalmente femininos

 

# Ostra

Essa é bem famosa com o afrodisíaco, mas deve-se tomar cuidado com a fonte, pois a ostra crua pode causar intoxicação alimentar.  O responsável por aumentar a libido aqui é o zinco, pois as ostras são ricas neste mineral que atua na produção da testosterona.

 

# Leite

Sim, o leite, que vem sendo excluído do cardápio mesmo de quem não tem intolerância a lactose, pois bem ele age na produção de hormônios como a testosterona.

 

Como tratar a libido em baixa

 

O tratamento da libido em baixa pode ser realizado com medicamentos específicos apenas quando há realmente muita necessidade e só um médico poderá prescrevê-lo, pois como já foi citado este medicamento causa palpitações e pode levar ao infarto.

Outra medida que pode ser necessária em alguns casos é a reposição hormonal tanto para homens quanto para mulheres, principalmente na menopausa.

Poderão ser necessários também repor os hormônios da tireoide, em casos de hipotireoidismo, para estes casos.

Outras maneiras mais naturais são o uso de suplementos como:

 

#Maca Peruana

Atua na melhora da circulação sanguínea e também na produção de hormônios tanto masculinos como femininos, pode ser usado por homens e mulheres, além de estimular o cérebro.

 

# Tribullus Terrestris

Tem ação semelhante a maca peruana, além de melhorar a libido, auxilia também no ganho de massa muscular porque aumenta a produção de testosterona.

 

Estes são os suplementos mais utilizados atualmente para a falta de libido, mas a medicina chinesa ainda aponta o ginseng quev também é muito difundido por aqui.

Também pode-se recorrer a tratamentos psicológicos quando necessário, pois algumas questões psicológicas podem afetar o desejo amoroso, alguns traumas por exemplo.

Uma outra maneira de ajudar é incluindo os alimentos que foram listados e além disso ter paciência e não ter ansiedade, pois esta é uma das causas da libido em baixa.

É importante salientar que, sim, tem tratamento e cura, seja qual for a causa, por isso nada de desespero!

 

Para finalizar…

E aqui vamos encerrando nosso post, esperamos que nossas informações tenham sido de ajuda para esclarecer sobre a libido em baixa  e que vocês possam ter percebido que não é vergonha procurar ajuda quando há necessidade!

 

Se gostaram compartilhem e comentem!

Sejam felizes! Nos vemos na próxima!

 

Referência

Krapf JM, Simon JA. The role of testosterone in the management of desire disorder in postmenopausal women. Maturitas. 2009; 63:213-9.

 






DICAS RELACIONADAS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2019 Dicas de Treino.