TRIBULUS TERRESTRIS: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

TRIBULUS TERRESTRIS O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

Tribulus Terrestris conhecida popularmente como “abre-os-olhos” ou ainda abrolhos, é uma, entre as diversas plantas milagrosas que promete atender demandas libidinosas de homens e mulheres.

A busca pelo melhor desempenho nos dias de hoje está bastante presente na sociedade.

Tanto é que diversos pontos são abordados sobre como melhorar a performance física, como se alimentar de maneira mais saudável e até mesmo como intensificar a questão sexual.

E, dentro desse contexto que estudos buscaram conhecer melhor as características, propriedades, finalidades e efeitos colaterais da Tribulus Terrestris.

A principal motivação para essa iniciativa, se deve ao fato de ela ter demonstrado propriedades afrodisíacas, metabólicas e também cardiovasculares.


Tudo começou no Velho Mundo, especialmente os gregos, que colhiam os frutos da planta, esperavam secar e então submergiam em água quente, obtendo o tônico da Tribulus Terrestris.

Posteriormente na China, a medicina primitiva e rústica, tinha o chá da espécie como item essencial para tratar problemas cardiovasculares, dores de cabeça e até mesmo quadros de doenças nervosas.

Leia também:

Tomar Tribulus corta o efeito do Anticoncepcional?

Na Índia, entretanto, a Tribulus Terrestris era recomendada para resolver casos de impotência sexual e aumentar a libido.

E, com o passar do tempo passou a fazer parte da lista de medicamentos recomendados da medicina Ayurvédica, inclusive para tratar distúrbios clínicos do trato urinário.

Contudo, as saponinas presentes na planta, entre elas diosgenina, clorogenina, gitogenina, especialmente a protodioscina, e outras substâncias como a harmina, após a hidrólise se mostram como suplementos importantes para quem pratica modalidades que exigem alta performance corporal, como a musculação.

Na década de 70, no leste da Europa suplementos com Tribulus passaram a fazer parte da lista de recomendados para estimular a fertilidade.

E, mesmo sua origem estando frequentemente associada a Ásia, é importante deixar claro que a erva também já está presente em praticamente qualquer região do mundo, e também aqui no Brasil.

 

O que é Tribulus Terrestris

 

Trata-se de uma planta do tipo herbácea rasteira e é por esse motivo que ela pode ser encontrada facilmente em pastagem de todo tipo de terreno, além de estar presente nas beiras das estradas.

Para entender a origem do nome Tribulus Terrestris apenas é preciso notar o seu calo cilíndrico (com espinho e frutos de formato redondo) que também são espinhosos.

Os seus galhos também ajudam a identificar a planta, pois costumam ter entre vinte a quarenta centímetros.


Já as folhas são pequenas e, geralmente, compostas de no máximo oito pares. Os frutos são conhecidos por serem secos e com “pelos” de aspecto esbranquiçado.

Já em relação às propriedades da erva, a substância responsável por tais efeitos é conhecida como protodioscina.

Ela tem a capacidade de estimular uma outra substância, denominada de óxido nítrico.

Essa por sua vez, atua nos organismos como vasodilatadora. Como consequência desse evento, ocorre a redução na pressão arterial.

Além dessas substâncias, também estão presentes em sua composição os:

  • Flavonoides;
  • Alcaloides;

Mais detalhes sobre as especificidades das finalidades da erva poderão ser consultar logo adiante.

 

Para que serve o Tribulus Terrestris

 

Dentre os motivos que tornam a Tribulus Terrestris bastante procurada, sem dúvida, está o fato de ser um hormônio não-esteroidal.

Ao conciliar essa propriedade com a sua capacidade de aumentar os níveis de LH (hormônio luteinizante) e da testosterona.

Para que possa ter essa ideia mais clara, a estimativa é de que a por meio da preparação de 3 doses de espécie de chá da erva é capaz de gerar um aumento de 41% nos níveis de testosterona.

Tudo em um prazo consideravelmente curto, 5 dias. Como consequência disso, pode-se começar a desenvolver a ideia inicial de para quer serve a planta.

Ou seja, a elevação do hormônio testosterona é processada pelo organismo que passa a aumentar a libido do indivíduo.

Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

Leia também:

Vantagens de Tomar Tribulus Terretris antes de dormir e qual o melhor Horário

Mas, os resultados não se restringem à apenas isso, pois também as doses também são capazes de impactar na força e frequência das ereções, na recuperação sexual, redução do colesterol e na melhora do humor.

Já nas mulheres, a planta tem demonstrado agir na frigidez sexual, amenização dos sintomas da menopausa e também contribui para melhorar a libido.

No entanto, apesar desses avanços é importante deixar claro que os estudos ainda estão em andamento.

Portanto, não existe nada conclusivo uma vez que também é preciso conhecer muito bem os efeitos colaterais antes de haver a liberação da Tribulus Terrestris.

 

Benefícios do Tribulus Terrestris

 

É comum a associação da Tribulus ao viagra, porém, como agente natural para ampliar o desempenho masculino no sexo e tratar problemas de disfunção, como a falta ou pouca ereção.

Contudo, seu potencial para aumentar a testosterona despertou no meio esportivo, especialmente entre os bodybuildings, grande interesse como suplemento funcional para auxiliar no ganho de músculos.

O hormônio testosterona é conhecido por ter um grande poder anabólico. Ou seja, é fundamental para a reparação e crescimento do tecido muscular.

Como a Tribulus ajuda a aumentar esse composto do organismo, a massa muscular do indivíduo tende a se desenvolver com mais facilidade.

Mas, os benefícios da Tribulus Terrestris ainda são percebidos em outras situações:

  • Diabete: existem sugestões de que a erva pode ser utilizada na prevenção e tratamento de diabete. No entanto, ainda faltam evidências sobre essa propriedade da planta;
  • Pressão arterial: na região da Ásia e Europa, os herboristas obtiveram certo sucesso na aplicação da Tribulus para amenizar a pressão arterial;
  • Colesterol alto: a capacidade da erva de tratar o colesterol alto também está sob estudos;
  • Espermatogênese: é capaz de atuar na produção de espermas no caso do homem. Já na mulher, a erva pode ajudar na regulação da ovulação;
  • Tem função anti-inflamatória;
  • Tem ação para amenizar quadros de fadiga;
  • Age como um tônico para os músculos;
  • Pode ser usada como coadjuvante nos tratamentos contra artrite;
  • Auxilia na concentração mental.

Entre outras hipóteses estão sendo verificadas.  Como por exemplo, a utilização da planta em distúrbios nervosos, como forma de estimular o sistema nervoso central e antimicrobianas.

Além de surpreendentemente auxiliar nos quadros de depressão.

 

Efeitos colaterais do Tribulus Terrestris

 

Sobre os seus efeitos colaterais, a primeira ressalva que precisa ser feita é para os indivíduos que sejam dependentes de outras substâncias para regulação de hormônios.

Como a Tribulus Terrestris tem demonstrado capacidade de atuar nesse processo do corpo, os efeitos podem ser inesperados pois haverá produção em excesso da testosterona.

Ao invés melhor a questão o hormonal, a planta nesse caso poderá sofrer muita dificuldade com o descontrole nos níveis das substâncias que pertencem a esse grupo.

Outros efeitos colaterais podem ocorrer, com por exemplo:

  • Possibilidade de desenvolver ginegomastia;
  • Crescimento descontrolado de pelos;
  • Enjoos;
  • Irritabilidade;
  • Dores no estômago.

Outro ponto que precisa ser colocado é em relação a possível reação de fotossensibilidade.

Por apresentar em sua composição a substância filoeritrina, o organismo pode ter grande dificuldade para processar as informações em ambientes muito claros.

 

Tribulus Terrestris: para quem não é indicado

 

Mesmo que tenha confiança nas propriedades da planta, a recomendação para as pessoas com câncer, especialmente, de mama e próstata é de não utilizar. Caso contrário a situação pode se agravar

Além disso, a erva também não é recomendada para pessoas que apresentam algumas complicações. Como, por exemplo, inflamação hepática, problemas graves de distúrbios digestivos, úlceras e dor de estômago.


Mulheres grávidas e nutrizes, crianças, adolescentes e idosos também não devem consumir Tribulus Terrestris.

 

Como tomar Tribulus Terrestris

 

É comum o mercado disponibilizar a planta em pó ou na forma de extrato seco.

Na primeira opção a concentração é diferente, ou seja, mais sutil, enquanto quer na segunda opção o nível de pureza e princípios ativos da Tribulus permanecem quase que intactos.

Para simplificar o uso, o suplemento é condensado em cápsulas, revestidas, que devem ser ingeridas apenas com água.

O chá de tribulus terrestris, feito com folhas submergidas em água fervente, é apetitoso e pode ser usado diariamente, seguindo a regra do bom senso (3 vezes ao dia).

 

Melhor horário para tomar Tribulus Terrestris

 

O mais aconselhável é fazer uso sempre antes (45 minutos) das principais refeições do dia – café da manhã, almoço e jantar – e consumir no máximo três vezes.

Contudo, se o objetivo é melhorar o desempenho sexual e otimizar músculos, o consumo também pode ocorrer antes de dormir.

Para atletas do fisiculturismo, o Tribulus Terrestris ajuda a manter a massa magra, especialmente no período de Bulk, e neste momento o melhor horário é antes das refeições hipercalóricas.

 

Quantidade indicada para ingestão do Tribulus Terrestris

 

Caso tenha obtido autorização ou recomendação do seu especialista, procure sempre seguir a dosagem indicada.

Embora ela possa variar, é comum que essa medida esteja entre 250 miligramas e 750 miligramas por dia.


Estudiosos da planta e médicos indicam que a Tribulus Terrestris deve ser consumida em ciclos.

A justificativa está na não produção pelo organismo e com o uso seguido, este passaria a interpreta-la como sendo um agente natural, diminuindo assim a eficiência da planta.

Uma alternativa de ciclo seria o consumo literal de 21 dias, intercalado com períodos de 14 dias sem consumo.

 

Perguntas e Respostas sobre Tribulus Terrestris

 

Tomar Tribulus Terrestris com outros suplementos aumenta os resultados?

Sim. O ZMA, por exemplo, é um ótimo suplemento para se tomar junto ao tribulus, pois ambos trabalhando juntos poderão aumentar ainda mais o seu nível de testosterona.

Também pode ser consumido com creatina, inclusive no período pré- treino em shakes a base dos dois elementos.

No entanto, ciclos com DHEA ou com Androstenedion não devem ser conjugados com Tribulus.

 

Tribulus Terrestris engorda?

Não. O efeito da planta é o contrário. Sua capacidade de indução para que o organismo utilize a gordura acumulada como fonte de energia, graças a ação da testosterona, é fantástica.

Com a otimização deste hormônio o organismo proage para queima calórica resultando assim no emagrecimento.

 

Tribulus Terrestris estimula a produção de testosterona?

Sim e com supremacia. Foi provado que a  suplementação com Tribulus Terrestris  aumenta o nível de testosterona em indivíduos cujo nível está abaixo do normal. Ou seja, a planta ajuda a atingir o nível máximo de testosterona permitido pelo corpo.

Em homens cujo nível está normal, não foi percebido aumento algum.

Por isso, não é necessário a preocupação demasiada com os efeitos colaterais como no caso do uso de anabolizantes, pois o aumento do hormônio estará nos limítrofes determinados pelo organismo.

 

Mulheres podem usar o Tribulus Terrestris?

Sim, podem usar sem medo. O suplemento demonstrou capacidade de equilibrar os hormônios nas mulheres, levando ao aumento de libido, melhora do desempenho sexual e ampliação dos índices de fertilidade.

Além disso, o Tribulus para a mulher também tem sido utilizado de forma complementar no tratamento da menopausa e tensão pré-menstrual.

 

Tribulus Terrestris prejudica os rins?

Mesmo se tratado de um fitoterápico, vale o usuário averiguar se existe pré-disposição a doenças renais e neste caso avaliar o consumo juntamente com um médico.

Não há comprovação científica que o uso de Tribulus Terrestris – dentro dos parâmetros recomendados – prejudique os rins.

 

 

Esperamos que o post tenha ajudado você a sanar suas dúvidas!
Passe essas informações adiante, compartilhe! 

 

 

Referências Bibliográficas

Adimoelja A. (2000). Phytochemicals and the breakthrough of traditional herbs in the management of sexual dysfunctions. Int J Androl. 23 Suppl 2:82-4.

Brown GA, Vukovich MD, Martini ER, et al. Effects of androstenedione-herbal supplementation on serum sex hormone concentrations in 30- to 59-year-old men. Int J Vitam.Nutr.Res 2001;71(5):293-301.

Jameel JK, Kneeshaw PJ, Rao VS, et al. Gynaecomastia and the plant product “Tribulis terrestris”. Breast 2004;13(5):428-430.

 

Salvar

18 COMENTÁRIOS

  1. Oii eu pesquisei sobre esse suplemento e vi isso em vários sites, O Tribulus aumenta a produção do hormônio luteinizante (LH) que é um coadjuvante na produção da testosterona. Por aumentar esse hormônio tipicamente masculino, as mulheres podem começar a apresentar algumas características indesejáveis como o engrossamento da voz, aumento do clítoris, dos pelos e maior definição muscular e hipertrofia. Gostaria de saber se isso é verdade, por que eu estava procurando por um suplemento que possa ser manipulado, além da creatina que eu já uso, e encontrei esse. PFV ME AJUDEM se isso for verdade me indiquem outro suplemento OBG!

    • Mas é claro que será verdade caso você use por anos. Como qualquer incentivador de produção desse hormônio. Essa é exatamente a diferença de tomar o tríbulus e fazer aplicação de anabolizantes. O controle e os efeitos colaterais a curto e longo prazo. Use com sabedoria e consulte um nutricionista esportivo para a doze correta para você.

    • Verdade! usei tribulus por apenas dois meses e pude perceber o quanto os meus pelos aumentaram assim como aparecimento em outros lugares, notei diferença também na minha voz e isso porque eu me informei antes e também falei com um profissional da área e ele pediu para que eu observasse as alterações durante o uso, quanto ao aumento de força, tive uma diferença bem significativa mais logo no segundo mês, não é de imediato como muitos pensam, sinceramente eu não recomendaria outras mulheres tomarem, mas apesar que os efeitos são diferentes nas pessoas uns tem outros podem não ter, isso varia muito.

    • Bem, o tribulus vai te ajudar na produção de testosterona e como consequência pode influenciar na rigidez do pênis quando ereto, mas aumentar o tamanho não.

  2. Já usei tribulus por um bom tempo. Tive ótimos resultados em ganho de massa muscular magra, definição e desempenho sexual incrível.
    Ganhei 3 kilos de musculos com definição, em conjunto com uma boa alimentação em 30 dias.
    2gr dia. 1gr manhã/1gr antes dormir 60% saponinas.

  3. Ola tenho 17 anos Gostaria de perguntar se eu posso tomar é o Testo 1000 se eu tomar posso sofre alguma coisa é porque eu ganhei de um amigo não ciclo sou bem magrelo e treino já um ano.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui