Por Eder Lima – 18 de janeiro de 2017
CICLO MENSTRUAL – Variação mensal dos hormônios ovarianos da mulher, resultando na liberação do óvulo (e sua eventual expulsão) e desenvolvimento do ENDOMÉTRIO (membrana mucosa que reveste internamente a parede uterina).
FASE FOLICULAR – Fase do ciclo menstrual que começa com a menstruação e termina no início da ovulação com uma duração entre 9 a 23 dias (por isso a tal “tabelinha” é falha e o risco de uma gravidez indesejada é grande).
FASE OVULATÓRIA – Fase do ciclo menstrual envolvida com a ovulação e com duração em torno de 3 dias.
FASE LÚTEA – Fase do ciclo menstrual que começa após a ovulação e vai até a próxima menstruação com duração em torno de 13 dias.
Nesse ponto, a ansiedade de todos está gritando! E daí? Calma, vocês verão que compreender essas fases é importante para entender como essas diferentes variações hormonais afetam a utilização dos substratos energéticos (combustíveis que usamos para produzir trabalho muscular).
O sistema hormonal feminino como o masculino é controlado, pelo eixo hipotálamo-hipófise, que controla a secreção dos hormônios ovarianos estrogênios e progestinas. A secreção destes hormônios é relativamente constante durante todo o ciclo ovariano, porém em intensidades drasticamente diferentes durante as demais etapas do ciclo mensal.
Entre os ESTROGÊNIOS, o mais importante é o 17BETA-ESTRADIOL (vamos chamar apenas de Estradiol para simplificar) sendo responsável principalmente pela proliferação e crescimento de células (HIPERTROFIA), bem como as características sexuais secundárias femininas.
Entre as PROGESTINAS, a mais importante é a PROGESTERONA, estando relacionada com a preparação final do útero para a gravidez e das mamas para a lactação.
Lembrando que o Estradiol é o principal hormônio anabólico feminino, este ainda inibe a captação da glicose pelos tecidos (muscular e adiposo) assim facilitando indiretamente a utilização das gorduras como fonte energética.
Já a Progesterona tem a capacidade de afetar o volume de oxigênio absorvido, ou seja, quanto maior a absorção de oxigênio maior a oxidação das gorduras.
Do começo até a metade da Fase Folicular as concentrações de Estradiol e Progesterona estão baixas. Assim do ponto de vista endócrino, a mulher está mais parecida com um homem e na dependência de sua produção de Testosterona (produzida pelo córtex supra-adrenal, mas numa proporção 20 vezes inferior a de um homem), para realizar a síntese proteica; reparação e construção dos músculos.
Nas Fases Ovulatória e Lútea, as concentrações mais elevadas tanto do Estradiol quanto da Progesterona permitem que estes desempenhem seu papel anabólico e oxidativo (respectivamente) ao máximo. Isso quer dizer que a mulher tem nesse momento a capacidade de utilizar mais as gorduras como fonte energética dependendo menos do glicogênio.
O que isso tudo quer dizer em termos práticos? O treinador atento ao treinamento de hipertrofia de sua cliente deverá ter em mente que durante a Fase Folicular esta estará mais propensa ao catabolismo proteico e ao acúmulo de gordura. Para aqueles raríssimos que utilizam um diário de treinamento fica fácil observar a queda de rendimento em termos de resistência geral da mulher durante essa fase. Como estratégias o ideal seria reduzir o volume de treinamento (total de séries por grupo muscular) e controlar a ingestão de carboidratos durante os dias dessa fase. Passada essa fase, retornaria ao volume de treino e dieta normal durante as fases Ovulatória e Lútea. NADA DE TÃO COMPLICADO ASSIM DE SE POR EM PRÁTICA!
Salvar
O treino para costas e bíceps da série ABC é o tipo de exercício que…
Masteron é um dos nomes comerciais para o propionato de drostanolona e trata-se de um…
O Ciclo de Masteron ou drostanolona, é o tempo de aplicação deste esteroide que brilha…
Veja quais as principais sobre a Oxandrolona para a mulher, se o esteroide emagrece, como…
O uso da Oxandrolona pelo Homem é muito procurado para ganhos em músculos, mais força…
Stomach Vacumm significa vácuo de estômago, mas também é conhecida como vacuum abdominal. Esta técnica…
O consumo de suplementos proteicos é um hábito muito comum entre atletas ou praticantes de…
Não basta apenas tomar um suplemento proteico, se existe essa necessidade é preciso saber quais…
Não só a maioria das pessoas que treinam musculação, mas também os fisiculturistas, geralmente deixam…
Whey Protein, Creatina, Glutamina são alguns dos suplementos mais utilizados e conhecidos por aqueles que…
O que comer antes do treino para ganhar massa é algo que todos que buscam…
Na rotina de exercícios muitas vezes o foco acaba sendo os músculos do peitoral e…
Os glúteos são uma parte do corpo que chama muito a atenção, tanto nas mulheres…
O fisiculturista vencedor sete vezes do Mr. Olympia chamava bastante a atenção, principalmente por ter…
Devido à correria do dia a dia muitas vezes fica difícil desligar completamente na hora…
Os praticantes de Jiu Jitsu necessitam de uma alimentação equilibrada tanto para os treinos quanto…
Anabolizantes para ganhar massa muscular existem vários, porém, não significa que todos são seguros. Desde…
COMENTÁRIOS
Muito obrigada, adorei o texto.
Adorei o texto, sempre senti meu desempenho cair, agora ja sei como exatamente funciona.
Olá... ótimo texto, como sempre !!! Durante a gravidez acontece uma explosão de hormônios no corpo, uma grávida poderia aproveitar essa fase ( com prudência, é claro) fazendo musculação e se aproveitar desses hormônios e melhorar algo em seu corpo ???
Nossa, adorei esse artigo, vou passar o link agora mesmo para o meu instrutor :). Teus artigos me ajudam não só a melhorar meus treinos,mas também relembrar e fixar mais ainda o que aprendo na faculdade.
Adorei a matéria professor Eder, digamos assim que encontrei o que procurava. Eu não estava me sentindo nada bem psicologicamente falando, tendo uns altos e baixos de alegria e depressão, além do baixo libido e o meu rendimento nos treinos estão deficientes, procurei um ginecologista e o mesmo me pediu uma bateria de exames, o resultado foi baixíssimo minha taxa hormonal, todos os hormônios estavam bem abaixo do mínimo, o estradiol então tadinha de mim...rss o gineco ao ver o resultado ficou admirado, porém só trocou a pílula contraceptiva e disse que devíamos esperar uns 5 meses para ver como estará :-O ...aff, sinceramente médicos de convênios estão deixando e mto a desejar, pra falar a verdade ultimamente os convênios de saúde no Brasil tem decaído mto, e olha meu convênio é "salgado" heim. Estava (estou) em busca de alimentos que possam me ajudar em relação a isso, a melhorar essas taxas hormonais, foi então que me deparei com sua matéria ;-)
Parabéns
Amei a matéria. Agora compreendo porque sempre tem uma fase que fico mais cansada e apta a comer certas "besteiras". Achei interessante você ter dito sobre o diário de treinamento e, mesmo meu professor não o fazendo, vou adotar essa medida para ter melhores treinos com resultados significativos.
Matéria TOP!!!
Então, estou na menopausa ,meu ginecologista recitou latifa (estradiol). Treino a cinco anos, tive um ganho de massa magra e perdi gordura.
Minha duvida é seguinte:Estradiol,atrapalha no desenvolvimento? Vou perder o que adquiri? Tenho outra opção, pra não usar estradiol?
Obrigada!