Por Dicas de Treino – 12 de julho de 2025
Stomach Vacumm significa vácuo de estômago, mas também é conhecida como vacuum abdominal.
Esta técnica foi amplamente utilizada por fisiculturistas como Arnold Schwarzenegger, Frank Zane e Lee Haney.
As linhas da cintura são muito diferentes e facilmente aparentam uma dilatação.
Essa dilatação ocorre por alguns motivos, e a hipertrofia dos órgãos abdominais causado por drogas anabólicas, é um deles.
Além disso, exercícios como o leg press ou hack machine também podem causar essa hipertrofia.
Entretanto, isso só ocorre devido à falta de fortalecimento. Então, por isso que os fisiculturistas utilizavam o Stomach Vacuum, para que a linha da cintura não fosse prejudicada e ficasse mais fina possível.
O transverso abdominal músculo trabalhado neste exercício é um dos músculos mais poderosos estabilizadores da sessão média corporal.
Ele esta localizado na região da linha da cintura e tem a função de comprimir as vísceras contra a coluna lombar, ou seja, este músculo é o que puxa o abdômen para dentro.
Logo, quando ele é fortificado se ganha mais controle do abdômen e melhor assistência no momento de fazer levantamentos explosivos.
Então, como esta técnica ficou um pouco esquecida e agora que vem se tornando “febre” novamente, já que era considerada o “segredo” de muitos atletas, vamos esclarecer neste texto qual a finalidade do Stomach Vacuum, como realiza-lo, se a técnica faz mal, para quais pessoas é indicada, os benefícios e os resultados que ela proporciona no corpo.
A resposta é SIM! E este exercício é um dos melhores para reduzir a cintura, pois tem pessoas que perdem cerca de 5 cm até aproximadamente 10cm da região do abdômen. Isso, em torno de três semanas.
No entanto, como não tem milagre, devemos sempre lembrar que para ter resultados positivos, é necessário que a pessoa tenha hábitos alimentares saudáveis, consuma uma quantidade adequada de água e tenha um percentual de gordura no corpo de nível baixo a moderado, ou seja, de 12% a 15%.
Em 1999, uma pesquisa realizada por cientistas austríacos sugeriu que isolar o músculo transverso abdominal, execução parecida como a do Stomach Vacuum, pode auxiliar a amenizar dores nas costas e também contribuir com a estabilidade, porque a pratica deste exercício fortalece a região do core como um todo.
Porém, em períodos de reabilitação após uma lesão, segundo Tony Gentilcore, fazer este exercício sem o auxílio de um orientador torna-se praticamente impossível.
Um ponto que deve ser destacado é que para aqueles que desejam ter um abdômen tanquinho fazendo o Stomach Vaccum, esquece, pois é perda de tempo. O mais efetivo é continuar com os exercícios tradicionais para o abdômen.
Primeiramente, diástase é o afastamento dos músculos retos do abdômen, ou seja, isso ocorre quando há um aumento da pressão intra-abdominal com o afastamento destes músculos.
As situações que propiciam isso são: gravidez, obesidade, desnutrição e até mesmo hipertrofia dos órgãos abdominais.
A dica para prevenção da diástase se resume em ter uma vida saudável que inclua a atividade física, para assim fortalecer a região do abdômen.
E falando neste tipo de exercício tem um em específico que ajuda a melhorar a dilatação abdominal: o Stomach Vacuum.
A prática que esta um pouco esquecida e era adotada por muitos fisiculturistas nas décadas de 70 e 80, é muito eficaz para o aspecto da barriga dilatada, uma vez que a prática tem a capacidade de afinar a região abdominal.
Sendo assim, para aqueles que sofrem de diástase, já podem iniciar o Stomach Vacuum. Entretanto, antes de começar qualquer tipo de exercício ou prática esportiva, consulte sempre um especialista.
O movimento na qual deve ser realizado, pode aumentar a pressão arterial enquanto o músculo é contraído em isometria.
Em função disso, este exercício não é indicado para mulheres que estejam grávidas e nem para pessoas que sofrem com a hipertensão.
Antes de iniciar qualquer exercício, seja o Stomach Vacuum ou qualquer outro deve certificar-se de que o movimento não será prejudicial para seu corpo.
Então, o recomendado é consultar um médico ou educador físico, explicar a técnica e verificar se o Stomach Vacuum não oferece riscos para sua saúde.
Geralmente, o exercício é feito de uma a duas vezes por semana, e pode ser incluído junto com os exercícios de abdominais, até porque é um movimento isométrico.
Indica-se fazer de quatro a seis séries de 15 a 30 segundos cada uma. Porém, para aqueles que estão iniciando, o ideal é:
Primeira semana: 3 séries de 20 segundos;
Segunda semana: 3 séries de 40 segundos;
Terceira semana: 3 séries de 60 segundos;
Depois, é só adequar às séries e segundos de acordo com o treino.
No entanto, para aqueles que não conseguem incluir o Stomach Vacuum na rotina de treino, pode realizar esta técnica nas atividades do dia a dia.
Exemplo: aqueles que trabalham sentados podem executar o exercício facilmente.
Lembrando, que antes de incluir o movimento nos treinos, converse com um profissional da área para checar se o Stomach Vacuum é mesmo indicado para o seu caso e como ele deve ser colocado em sua rotina (frequência, número de séries e repetições).
Esta é uma pergunta fundamental, porque durante a execução de movimentos como o agachamento, levantamento terra ou leg press, é imprescindível a contração do transverso do abdômen de forma isométrica.
Por isso que sempre dizem: contrai o abdômen para fazer “x” exercício…
Usando esta técnica de manter o transverso e toda a região do core contraída durante a prática dos exercícios de musculação, o músculo transverso será fortalecido.
Mas, aliando isso ao Stomach Vacuum os resultados serão surpreendentes. Então, como agora já sabe, quando estiver treinando, contraia o abdômen e realize o exercício!
O objetivo do Stomach Vacuum é afinar a cintura e manter a simetria do corpo. Logo, não faz mal e consequentemente traz benefícios para saúde e estética.
Motivo pelo qual muitos atletas do fisiculturismo usavam e continuam usando.
Em vista disso, fizemos uma lista dos benefícios deste exercício. Segue aí!
Afina a cintura: O principal objetivo do Stomach Vacuum é esse, preservar uma linha de cintura mais fina.
Fortalece o core: Além de fortalecer o corpo, ajuda a ter um físico mais proporcional.
Fortalece o transverso abdominal: O exercício trabalha muito este músculo. Logo, através do exercício ele ficara fortalecido.
Melhora a respiração: A técnica auxilia nos movimentos respiratórios, pois se deve ficar estado isométrico por alguns segundos.
Melhora a estética do abdômen: Como na execução do exercício o abdômen é “puxado”, torna-se fundamental para fins estéticos e funcionais.
Ajuda na diástase: Tem uma ação específica que ajuda a melhorar a dilatação abdominal.
Aumenta a estabilidade da lombar: Como ele pressiona as vísceras contra a coluna lombar, ele aumenta a estabilidade desta região.
Previne lesões: Pessoas que possuem problemas de coluna, como hérnias de disco, hipercifoses e hiperlordoses, devem fazer o transverso do abdômen, pois é fundamental para sua funcionalidade.
Eficaz na funcionalidade: Este exercício melhora a funcionalidade do corpo todo, pois é capaz de fortalecê-lo.
O Stomach Vacuum como já relatamos é a sucção do abdômen para dentro, ou seja, o ato de encolher a barriga. No entanto, não é apenas encolher a barriga, mas sim, manter este processo por alguns segundos.
Fonte: Vídeo canal Laari Michelin
Segue abaixo como realizar o método Stomach Vacuum:
1º – Fique com a coluna reta, mantenha a cabeça olhando para baixo.
A razão disso é manter a posição anatômica do corpo para evitar qualquer lesão e melhor contração do transverso do abdômen
2º – Puxe seu abdômen com a intensão de tentar tocá-lo nas costas
3º – Mantenha-se na posição isométrica por 20 segundos
4º – Descanse por 40 segundos
5º – Repita mais duas vezes, ou seja, até totalizar 3 séries do abdominal vácuo
Tempo de isometria: 20 segundos
Descanso: 40 segundos
Total de séries: 3 séries
1º – Sente-se na cadeira e mantenha a postura ereta, com a coluna colocada na cadeira
2º – Puxe seu abdômen como se quisesse tocá-lo nas costas
3º – Mantenha-se nesta posição por 25 segundos
4º – Descanse por 40 segundos
5º – Repita isso mais duas vezes
Tempo de isometria: 25 segundos
Descanso: 40 segundos
Total de séries: 3 séries
1º – Apoie-se no chão na posição 4 apoios
2º – Puxe seu abdômen
3º – Segure nessa posição por 15 segundos
4º – Descanso de 45 segundos
5º – Repita isso por mais duas vezes
Tempo de isometria: 15 segundos
Descanso: 40 segundos
Total de séries: 3 séries
Precisamos ressaltar que este exercício deve ser realizado com a barriga vazia, pois com ela cheia de comida ou com um pouco de água, pode dificultar e até mesmo provocar desconforto, seguido de sensação de ânsia de vômito. Então, atenção neste quesito!
O exercício Stomach Vacuum é realmente um grande aliado daqueles que buscam ter uma cintura mais fina e um corpo mais alinhado.
Mas não adianta inseri-lo nos treinos e não ser disciplinado, não ter uma alimentação saudável, beber pouca água, enfim, sozinho o exercício não trará os resultados desejados.
A técnica que estava esquecida e era usada por fisiculturistas famosos como Arnold Schwarzenegger, Frank Zane e Lee Haney, voltou a se destacar novamente.
manter a linha da cintura mais fina e um físico proporcional.
Portanto, para aqueles que estão pensando em começar a praticar o Stomach Vacuum, não pode esquecer que sempre é importante consultar um especialista, seja médico ou personal trainer para saber se este exercício pode ser incluído na rotina de treino.
O treino para costas e bíceps da série ABC é o tipo de exercício que…
Masteron é um dos nomes comerciais para o propionato de drostanolona e trata-se de um…
O Ciclo de Masteron ou drostanolona, é o tempo de aplicação deste esteroide que brilha…
Veja quais as principais sobre a Oxandrolona para a mulher, se o esteroide emagrece, como…
O uso da Oxandrolona pelo Homem é muito procurado para ganhos em músculos, mais força…
O consumo de suplementos proteicos é um hábito muito comum entre atletas ou praticantes de…
Não basta apenas tomar um suplemento proteico, se existe essa necessidade é preciso saber quais…
Não só a maioria das pessoas que treinam musculação, mas também os fisiculturistas, geralmente deixam…
Whey Protein, Creatina, Glutamina são alguns dos suplementos mais utilizados e conhecidos por aqueles que…
O que comer antes do treino para ganhar massa é algo que todos que buscam…
Na rotina de exercícios muitas vezes o foco acaba sendo os músculos do peitoral e…
Os glúteos são uma parte do corpo que chama muito a atenção, tanto nas mulheres…
O fisiculturista vencedor sete vezes do Mr. Olympia chamava bastante a atenção, principalmente por ter…
Devido à correria do dia a dia muitas vezes fica difícil desligar completamente na hora…
Os praticantes de Jiu Jitsu necessitam de uma alimentação equilibrada tanto para os treinos quanto…
Anabolizantes para ganhar massa muscular existem vários, porém, não significa que todos são seguros. Desde…
O Potenay, é um preparado químico, contendo complexos vitamínicos (tônico reconstituinte e estimulante). Originalmente desenvolvido…