20 nov

Entenda o que é e Para que serve a Biomassa de Banana Verde e como fazer!

Para que serve a Biomassa de Banana Verde e como fazer

Imagine poder aproveitar todos os benefícios dos seus alimentos preferidos sem ter a culpa de ingerir excesso de glúten? Essa é a proposta dos adeptos da biomassa que, em geral, é feita com a banana ainda verde. Para quem nunca ouviu falar do termo, pode parecer que o resultado de pães e bolos que levam este ingrediente não sejam parecidos com o original, mas a verdade é justamente o contrário: ela traz um sabor e uma textura bem aproximada com o que estamos acostumados, além de ser muito mais saudável. No artigo de hoje vamos explicar o que é e para que serve a biomassa, além de trazer uma receita bem simples e prática – mesmo quem não tem experiência com cozinha, irá conseguir prepará-la rapidamente.

 

Para que serve a Biomassa? Uso culinário geral.

 

Antes de apresentarmos a receita, precisamos explicar para que serve a biomassa de banana verde. Como o próprio nome indica, ela substitui a massa tradicional feita de trigo, ou seja, aquela que é rica em glúten. Seu uso é variado, como:

Pães: A biomassa é excelente para o preparo de pães, doces ou salgados. A textura final fica bem saborosa e vale a pena experimentar!

Bolos: Além dos pães, não podemos deixar de citar os bolos que podem ser feitos com a biomassa de banana verde. Mesmo sem o trigo, o resultado é excelente e obviamente muito mais saudável que o original.

Para quem não tem conhecimento de alimentação fitness ou mesmo dietas sem glúten, pode parecer difícil utilizar a biomassa de forma simples. Como dissemos acima, ela pode ser a substituição da farinha em bolos e pães. E para fazer isso é bastante fácil: ao invés do uso de uma massa tradicional, dobre o valor indicado na receita para a biomassa. O resultado serão bolos e pães com textura bem parecida do original e um sabor bastante agradável.

 

Para que serve a biomassa no quesito saúde?

 

Vamos entender um pouco melhor porque a biomassa deve estar entre os alimentos que todos que buscam uma vida saudável devem experimentar. Além da falta do glúten, ela ainda tem inúmeros benefícios para o organismo. Vamos listar os principais:

Saúde do intestino: Se você pesquisar em qualquer livro ou artigo para que serve a biomassa, o primeiro benefício que encontrará será a sua relação com a saúde do intestino. Ela é capaz de regenerar tecidos, otimizar a digestão, diminuir problemas como prisão de ventre e ainda evitar diarreias. Tudo isso devido aos amidos resistentes que estão presentes na fruta antes que ela chegue a amadurecer – é por este motivo que as bananas utilizadas são bem verdes. Esses amidos resistentes atuam como as fibras, porém, tem uma ação muito mais potente e pontual no órgão. Para quem sofre ou quer evitar problemas no intestino, a biomassa é muito recomendada e eficaz.

Emagrecimento: A maioria das pessoas procura saber para que serve a biomassa no quesito emagrecimento e se surpreendem positivamente. Ela pode ter forte influência na perda de peso já que, por ser livre de glúten, é muito menos calórica. Mas o motivo principal para que a biomassa seja eficaz na perda de peso é sua forte sensação de saciedade prolongada. Por isso, comer um bolo ou pães preparados com ela é uma forma de aproveitar os alimentos que gosta e ainda saber que está rumo ao seu objetivo.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Leia também:

Benefícios da Chia para quem faz Dieta

Benefícios do Kefir de Leite, como fazer e usar para Emagrecer

Sistema cardiovascular: Os mesmos amidos resistentes que protegem o intestino também auxiliam a reduzir os índices de colesterol elevado, o que reflete diretamente na saúde do coração como um todo. Para quem treina pesado ou mesmo começou uma atividade física, consumir alimentos que tenham este tipo de efeito é essencial para prevenir possíveis problemas. Além disso, o colesterol alto pode ser um fator problemático para a perda de peso e para a manutenção da saúde como um todo.

Ação Antioxidante: Por fim, a biomassa ajuda a diminuir os sintomas de envelhecimento precoce das células, pois tem uma ação antioxidante bastante intensa – o que significa cabelos e pele mais saudáveis e bonitos e com aspecto rejuvenescido. Tudo isso se dá ao número elevado de vitaminas do complexo B presentes na banana ainda verde, que não se perdem mesmo depois do cozimento em bolos e pães.

Agora que citamos os principais benefícios dessa massa, sem mais delongas, confira a receita simples e prática que separamos logo abaixo!

Vamos à receita de biomassa de banana verde. Anote ai!

 

Como Fazer a Biomassa de Banana Verde

 

INGREDIENTES

  • 3 bananas bem verdes
  • 200 ml de água

 

MODO DE PREPARO

  1. Pegue as bananas bem verdes, lave-as bem com o auxílio de uma bucha nova e leve-as para a panela de pressão
  2. Adicione os 200 ml água e deixa-as cozinharem por 8 minutos. Comece a contar assim que a panela pegar pressão
  3. Desligue e deixe a pressão acabar naturalmente. Isso ajudará as bananas a chegarem no ponto exato
  4. Assim que a panela estiver segura, abra-a com cuidado e retire as bananas com o auxílio de um pegador
  5. Deixe esfriar um pouco. Retire a casca de todas elas aproveitando o máximo das frutas
  6. Leve-as no liquidificador e bata bem até que a textura esteja parecida com uma massa comum
  7. Use nas suas receitas ou guarde no congelador (dura até 3 meses)

Como Fazer a Biomassa de Banana VerdeRendimento: Com 3 bananas, você consegue até meia xícara de biomassa. Se gostar, a dica é fazer um pouco mais da próxima vez. É importante saber que, se houver necessidade, é possível acrescentar 10 ml de água para cada banana na hora de bater. Faça isso aos poucos para evitar que a massa fique muito líquida. Caso o seu liquidificador seja bem potente, não será preciso fazer esse processo.

Como dissemos lá em cima, para utilizar essa massa, basta acrescentá-las no lugar da massa tradicional das receitas. O resultado é bem agradável e muito mais saudável!

 

Gostou da receita de hoje? Curta e compartilhe com seus amigos! Até a próxima!

 






DICAS RELACIONADAS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.