Entenda o que é e Para que serve a Biomassa de Banana Verde e como fazer!

Para que serve a Biomassa de Banana Verde e como fazer
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

Imagine poder aproveitar todos os benefícios dos seus alimentos preferidos sem ter a culpa de ingerir excesso de glúten? Essa é a proposta dos adeptos da biomassa que, em geral, é feita com a banana ainda verde. Para quem nunca ouviu falar do termo, pode parecer que o resultado de pães e bolos que levam este ingrediente não sejam parecidos com o original, mas a verdade é justamente o contrário: ela traz um sabor e uma textura bem aproximada com o que estamos acostumados, além de ser muito mais saudável. No artigo de hoje vamos explicar o que é e para que serve a biomassa, além de trazer uma receita bem simples e prática – mesmo quem não tem experiência com cozinha, irá conseguir prepará-la rapidamente.

 

Para que serve a Biomassa? Uso culinário geral.

 

Antes de apresentarmos a receita, precisamos explicar para que serve a biomassa de banana verde. Como o próprio nome indica, ela substitui a massa tradicional feita de trigo, ou seja, aquela que é rica em glúten. Seu uso é variado, como:

Pães: A biomassa é excelente para o preparo de pães, doces ou salgados. A textura final fica bem saborosa e vale a pena experimentar!

Bolos: Além dos pães, não podemos deixar de citar os bolos que podem ser feitos com a biomassa de banana verde. Mesmo sem o trigo, o resultado é excelente e obviamente muito mais saudável que o original.


Para quem não tem conhecimento de alimentação fitness ou mesmo dietas sem glúten, pode parecer difícil utilizar a biomassa de forma simples. Como dissemos acima, ela pode ser a substituição da farinha em bolos e pães. E para fazer isso é bastante fácil: ao invés do uso de uma massa tradicional, dobre o valor indicado na receita para a biomassa. O resultado serão bolos e pães com textura bem parecida do original e um sabor bastante agradável.

 

Para que serve a biomassa no quesito saúde?

 

Vamos entender um pouco melhor porque a biomassa deve estar entre os alimentos que todos que buscam uma vida saudável devem experimentar. Além da falta do glúten, ela ainda tem inúmeros benefícios para o organismo. Vamos listar os principais:

Saúde do intestino: Se você pesquisar em qualquer livro ou artigo para que serve a biomassa, o primeiro benefício que encontrará será a sua relação com a saúde do intestino. Ela é capaz de regenerar tecidos, otimizar a digestão, diminuir problemas como prisão de ventre e ainda evitar diarreias. Tudo isso devido aos amidos resistentes que estão presentes na fruta antes que ela chegue a amadurecer – é por este motivo que as bananas utilizadas são bem verdes. Esses amidos resistentes atuam como as fibras, porém, tem uma ação muito mais potente e pontual no órgão. Para quem sofre ou quer evitar problemas no intestino, a biomassa é muito recomendada e eficaz.

Emagrecimento: A maioria das pessoas procura saber para que serve a biomassa no quesito emagrecimento e se surpreendem positivamente. Ela pode ter forte influência na perda de peso já que, por ser livre de glúten, é muito menos calórica. Mas o motivo principal para que a biomassa seja eficaz na perda de peso é sua forte sensação de saciedade prolongada. Por isso, comer um bolo ou pães preparados com ela é uma forma de aproveitar os alimentos que gosta e ainda saber que está rumo ao seu objetivo.

Leia também:

Benefícios da Chia para quem faz Dieta

Benefícios do Kefir de Leite, como fazer e usar para Emagrecer

Sistema cardiovascular: Os mesmos amidos resistentes que protegem o intestino também auxiliam a reduzir os índices de colesterol elevado, o que reflete diretamente na saúde do coração como um todo. Para quem treina pesado ou mesmo começou uma atividade física, consumir alimentos que tenham este tipo de efeito é essencial para prevenir possíveis problemas. Além disso, o colesterol alto pode ser um fator problemático para a perda de peso e para a manutenção da saúde como um todo.

Ação Antioxidante: Por fim, a biomassa ajuda a diminuir os sintomas de envelhecimento precoce das células, pois tem uma ação antioxidante bastante intensa – o que significa cabelos e pele mais saudáveis e bonitos e com aspecto rejuvenescido. Tudo isso se dá ao número elevado de vitaminas do complexo B presentes na banana ainda verde, que não se perdem mesmo depois do cozimento em bolos e pães.

Agora que citamos os principais benefícios dessa massa, sem mais delongas, confira a receita simples e prática que separamos logo abaixo!

Vamos à receita de biomassa de banana verde. Anote ai!

 

Como Fazer a Biomassa de Banana Verde

 

INGREDIENTES

  • 3 bananas bem verdes
  • 200 ml de água

 

MODO DE PREPARO

  1. Pegue as bananas bem verdes, lave-as bem com o auxílio de uma bucha nova e leve-as para a panela de pressão
  2. Adicione os 200 ml água e deixa-as cozinharem por 8 minutos. Comece a contar assim que a panela pegar pressão
  3. Desligue e deixe a pressão acabar naturalmente. Isso ajudará as bananas a chegarem no ponto exato
  4. Assim que a panela estiver segura, abra-a com cuidado e retire as bananas com o auxílio de um pegador
  5. Deixe esfriar um pouco. Retire a casca de todas elas aproveitando o máximo das frutas
  6. Leve-as no liquidificador e bata bem até que a textura esteja parecida com uma massa comum
  7. Use nas suas receitas ou guarde no congelador (dura até 3 meses)

Como Fazer a Biomassa de Banana VerdeRendimento: Com 3 bananas, você consegue até meia xícara de biomassa. Se gostar, a dica é fazer um pouco mais da próxima vez. É importante saber que, se houver necessidade, é possível acrescentar 10 ml de água para cada banana na hora de bater. Faça isso aos poucos para evitar que a massa fique muito líquida. Caso o seu liquidificador seja bem potente, não será preciso fazer esse processo.

Como dissemos lá em cima, para utilizar essa massa, basta acrescentá-las no lugar da massa tradicional das receitas. O resultado é bem agradável e muito mais saudável!

 

Gostou da receita de hoje? Curta e compartilhe com seus amigos! Até a próxima!


 

Creatina Growth
Creatina Growth
Creatina Growth
creatina Growth
Chamada Grupo Whats
Chamada Grupo Whats
Chamada Grupo Whats
Chamada Grupo Whats

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui