13 out

Benefícios do Kefir de Leite, como fazer e usar para Emagrecer

Benefícios do Kefir de Leite

O kefir de leite tem feito um enorme sucesso nos últimos anos e vem sendo cada vez mais compartilhado e comentado nas redes sociais e blogs do mundo todo.

Original da Ásia, sua história tem um toque de misticismo – acredita-se que a primeira colônia tenha sido um presente de Alá para um pastor que perambulava por uma região inóspita – e analogias às suas incríveis propriedades quase medicinais.

Mas se você nunca experimentou ou não sabe do que estamos falando, não se preocupe…

Pois no artigo de hoje vamos contar todos os benefícios do Kefir de Leite, como prepará-lo na sua casa e como ele pode te ajudar a perder peso.

Confira todas as informações que separamos!

 

O que é Kefir?

 

O kefir ou quefir é o resultado de leveduras associada a microrganismos e misturam os probióticos (com microrganismos vivos) e os prebióticos (elementos indigeríveis).

E por isso resultam em um grupo nutricional chamado simbiótico, conhecidos também como lactobacillus.

O composto final, que tem aparência de pequenos grãos, é adicionado ao leite de origem animal, vegetal, água ou suco de fruta, desde que tenham quantidades consideráveis de proteínas e glicose.

Ao final do processo (submersão temporária) acontece o “crescimento” desses microrganismos positivos, obtendo assim um composto rico em nutrientes, entre eles: cálcio, vitaminas, biotina, ácido lático e aminoácidos, entre outros.

Historicamente atribui-se a força e longevidade do antigo povo do Cáucaso (região provável do surgimento do Kefir) as propriedades funcionais desse alimento.

De fato, tamanho são os Benefícios do Kefir de leite, que países do mundo todo investem em mais estudos sobre os nutrientes do Kefir.

Sendo indicado aliás, para tratamentos clínicos em diversas patologias, entre elas como neutralizador de células doentes.

 

Como é a Cultura do Kefir

 

A aparência do kefir de leite, por exemplo, é muito semelhante aos botões de uma couve-flor quando mergulhadas no leite. Enquanto que o Kefir de água é transparente e de menor tamanho.

Ao todo, estima-se que 25 ou mais microrganismos forma a simbiose, que unidas resultam no grão de kefir.

Entres esses pequenos organismos, são encontradas bactérias do tipo:

  • Lactococcus lactis subsp. Lactis;
  • Streptococcus thermophilus;
  • Lb brevis;
  • Lb delbrueckii subsp;
  • Bulgaricus, Lb helveticus;
  • Lb casei subsp. Pseudoplantarum;

Conjugadas com outros elementos naturais do tipo Kluyveromyces e Saccharomyces.

Todos esses “pequeninos seres vivos” são de grande valia para que o Kefir nunca acabe, ou seja, a medida que são deixados nas substâncias (leite, água, etc.) se auto propagam, formando assim a ciclicidade.

 

Tipos de Kefir

 

Para atender demandas diversas, os dois tipos de Kefir ampliam as chances de consumo.

 

#Kefir de Leite

Normalmente a base de leite bovino, mas nada impede que seja utilizado leite de cabra ou ovelha.

 

#Kefir de Água

Neste caso não há presença de lactose e por isso intolerantes podem consumir sem receio.

Ambos têm poderes probióticos, contudo, a forma de cultivo influencia no sabor e composto nutricional.

 

As diferenças básicas entres esses dois tipos de kefir, se resumem em:

  • O kefir de leite se parece muito com um iogurte, enquanto que o kefir de água tem aparência de uma bebida com gás;
  • Em relação ao sabor, temos que o de água lembra muito o refrigerante e o de leite nos faz sentir a textura, aroma e sabor do iogurte tipo natural;
  • Já no quesito índice probiótico, o kefir de leite supera em mais de 45% na quantidade de cepas.

 

O que é o Kefir de Leite?

 

O kefir é um tipo de bebida fermentada derivada do leite na maioria das vezes, embora tenha o Kefir de Água que usa o açúcar mascavo.

A fermentação desse tipo de bebida faz com que algumas bactérias se proliferem, formando o que conhecemos por probióticos vivos, que são os mesmos encontrados nos Yakults, por exemplo.

Benefícios do Kefir de Leite

O processo de fermentação dura, em média, 48 horas e pode ser repetido inúmeras vezes, o que torna o kefir um alimento sempre disponível desde que haja a devida higiene do local e dos utensílios.

Com uma colher de sopa de uma colônia, é possível garanti-lo por anos e inclusive doá-lo para vizinhos e amigos.

E não vai faltar pessoas interessadas, já que os Benefícios do Kefir de Leite são incríveis. Vamos falar deles mais abaixo!

 

Principais Benefícios do Kefir de Leite

 

Os Benefícios do Kefir de Leite são inúmeros, afinal, estamos falando de um alimento rico em proteína, cálcio, fósforo, Magnésio e uma quantidade enorme de vitamina D e vitaminas do complexo B.

Por ser um dos probióticos mais potentes que existem na atualidade, o kefir conta com uma série de vantagens no seu consumo.

Vamos às principais delas:

 

#Propriedades Antibacterianas

Um dos probióticos encontrado no kefir é conhecido pelo nome de Lactobacillus kefiri.

Ele é um dos mais potentes existentes e conta com uma ação antibacteriana incrível, capaz de matar bactérias poderosas como a Salmonela, por exemplo.

Acredita-se que o consumo regular de Kefir mantém o organismo mais protegido contra este tipo de agente externo e prolonga a vida em bons anos.

 

#Prevenção do Câncer

Embora nada ainda possa substituir o tratamento tradicional contra o câncer, acredita-se que um dos Benefícios do Kefir de Leite é atuar como agente coadjuvante contra a doença.

Evitando o crescimento desenfreado das células cancerígenas e trazendo mais chances de cura. Além disso, existem estudos que comprovam sua eficácia no quesito prevenção.

 

#Proteção do Sistema Digestivo

Dentre todos os benefícios do kefir, este é o mais conhecido de todos.

Acredita-se que os probióticos presentes no alimento podem atuar diminuindo problemas como prisão de ventre ou mesmo diarreia.

Além disso, ele também é capaz de proteger essa região contra a ação de bactérias, como as que causam gastrites e úlceras, e diminuir doenças no intestino.

 

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

#Perfeito para quem tem Intolerância à Lactose

As bactérias boas do kefir se alimentam da lactose do leite, ou seja, elas o transformam em um alimento perfeito para quem tem algum tipo de intolerância, pois faz com que seus benefícios sejam aproveitados ao máximo sem causar efeitos colaterais.

 

Kefir Emagrece?

 

Consumir Kefir pode ajudar sim no emagrecimento!

E isso acontece pelo aumento da atividade intestinal, e interferência positiva no processo metabólico.

As próprias bactérias contidas no Kefir atuam como agentes para melhorar a flora intestinal.

Além disso, o Kefir é um alimento com pouquíssimas calorias e pode ser adicionado a diversas receitas frias e quentes, o que facilita muito o consumo.

Porém, o consumo deste alimento deve impreterivelmente, estar associado a prática de exercícios físicos e rigor no controle da dieta.

 

Benefícios do Kefir de Leite para o Emagrecimento

 

Muitas pessoas perguntam quais são os Benefícios do Kefir para o emagrecimento? Será que tem alguma relação? Na verdade, sim.

Por ser pouco calórico, o kefir representa um auxílio na dieta e pode ser consumido a vontade por não ter carboidratos. Além disso, ele tem as vantagens do leite, que são:

 

#Menos fome Durante o Dia

O kefir pode ajudar a controlar a fome, trazendo uma sensação de saciedade por mais tempo – especialmente em pessoas que estão iniciando uma reeducação e precisam de um aliado.

 

#Mais Força para os Treinos

Por ser rico em cálcio, o kefir ajuda a proteger os ossos e trazer mais força aos músculos na hora do treino.

Isso faz com que ele seja um alimento excelente para ser consumido tanto no pré quanto no pós-treino.

Além disso, como dissemos lá em cima, o kefir promove uma melhora do sistema digestivo, fazendo com que haja menos retenção líquida e menos acúmulo de gordura.

 

Onde encontrar o Kefir de Leite?

 

O kefir tem como principal característica sua proliferação rápida e acentuada.

Por este motivo, é comum que muitas pessoas doem seus grãos e ajudem vizinhos e interessados em cultivá-los em casa.

Nossa dica é procurar em sites ou em grupos do Facebook por região: é bem simples encontrar e aproveitar todos os benefícios do kefir.

Leia também:

Receita de Cream Cheese de Kefir (+ Cheesecake de Kefir)

Benefícios do Kefir: 10 benefícios desse Superalimento!

Benefícios do Kefir de Água, como fazer e usar para Emagrecer

Se infelizmente sua cidade é de difícil acesso e ainda não há ninguém próximo que tenha os grãos para doar, você pode optar por lojas online.

Cuidado apenas com a procedência e pesquise antes de comprar.

 

Quantas calorias tem um copo de kefir?

 

Um copo de 250 ml de kefir a base de leite integral contém apenas 57 calorias, já, se o kefir for a base de leite desnatado esse valor cai para 26 calorias.

No caso de kefir de água, para cada copo de 200 calorias de kefir, são encontradas pouquíssimas calorias (em torno de 1,4 calorias).

Como cuidar do Kefir

 

A reprodução dos microrganismos é o diferencial deste alimento. Quando cultivados em água, crescem todos os dias e a cada 24 horas alcançam um novo volume quase 30% superior.

Já o Kefir de leite tem crescimento lento, via de regra, são necessários entre 20 e 25 dias para duplicar o volume.

Basicamente os cuidados para manter o Kefir são:

  • Não utilizar nenhum tipo de metal para manipular;
  • Manter a colônia no leite e fazer a troca a cada 24 horas;
  • Evitar o excesso de luz (tanto natural como artificial);
  • Preservar a temperatura ambiente, não inferior a 15°C nem superior a 40°C);
  • Para conservação manter em geladeira com temperatura inferior a 10°C (hibernação).

Os grãos de kefir podem ser removidos sem danos, desde que sejam alocados em uma nova porção de leite ou água, formando assim novas colônias e novas porções de Kefir.

 

 

Modo de Preparo do Kefir de Leite

 

 

INGREDIENTES

  • 1 colher de sopa de Grão de Kefir
  • 1 litro de leite (com lactose)

 

MODO DE PREPARO

  1. Adicione 1 colher de sopa do grão de kefir em 1 litro de leite em uma garrafa de vidro
  2. Tampe com um papel toalha e prenda a garrafa com um elástico para que o papel não se desprenda
  3. Leve essa mistura para um local bem escuro e fresco como o armário, por exemplo
  4. Deixe fermentando por 48 horas no mínimo e 5 dias no máximo. Há também quem deixe por 24 horas para benefícios específicos
  5. Depois de fermentado, coe com um coador de plástico, pois o kefir não é resistente à outros materiais
  6. Deixe sair todo o soro e está pronto seu próprio kefir

 

Como fazer Kefir de Leite

 

 

Como cultivar o Kefir de Leite

 

 

 

Para finalizar…

A partir desse momento, você tem seus próprios grãos em casa e pode refazer esse processo quando quiser.

 

Para manter a saúde do seu Kefir de Leite, aconselhamos a leitura: Cuidados com o Kefir_de_Leite: como Conservar, processo para Congelar e Descongelar

Uma dica bacana é bater o kefir com frutas: o resultado é uma vitamina extremamente saudável e deliciosa! Você pode conferir algumas receitas com kefir clicando aqui!

 

Se esse post foi útil para você, comente aqui embaixo sua experiência com o Kefir e compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Abraço e até a próxima!

 

Referências

SANTOS, M. S.; FERREIRA C. L. L. F.; GOMES, P. C.; SANTOS, J. L. POZZA, P. C.; TESHIMA, E. Influência do fornecimento de probiótico à base de Lactobacillus sp. sobre a microbiota intestinal de leitões. Ciência Agrotecnológica, v. 27, n. 6, p. 1395-1400.

FUJINAGASA, S.; BENNO, Y.; NAKASE, T. The composition of the Lactobacillus flora in kefir grains. Systematic and Applied Microbiology, v. 21, n. 1, p. 121- 127, 1998.

UCHIDA, M.; ISHII, I.; INOUE, C.; AKISATO, Y.; WATANABE, K.; HOSOYAMA, S.; TOIDA, T.; ARIYOSHI, N.; KITADA, M. Kefiran reduces atherosclerosis in rabbits fed a high cholesterol diet. Journal of Atherosclerosis and Thrombosis, v. 17, n. 9, p. 980-988, 2010.

 






DICAS RELACIONADAS


82 comentários em “Benefícios do Kefir de Leite, como fazer e usar para Emagrecer

    1. Regina eu tenho problemas de intestino seco e gostaria de fazer o uso do kefir você pode fazer uma doação?
      Eu moro em Boa Vista RR, rua Capitão Cloves da Costa, bairro São Bento, N176 , CEP 69 315 666.

  1. Eu tenho o kefir de leite a vinte anos, faço vários pratos com ele doces e também salgados maravilhos, já fiz muitas doações.
    Há dois meses ganhei o kefir de água tenho feito refrigerantes naturais uma delícia!

      1. Oi Marli,

        Você vai coar em um coador de plástico, depois de coado tu deve lavar o Kefir em água corrente na peneira, e também deve lavar o frasco aonde vai coloca-lo.
        Espero poder te ajudar com essas dicas.

        Um abraço, Rogério – Florianópolis/SC

    1. Se você pudesse me doar o de água ficaria muito feliz já tenho o de leite a 6 meses já doei para algumas pessoas.

  2. Olá, moro em Castelo – ES, e também estou usando o Kefir, mas gostaria de saber das adeptas a mais tempo, qual a quantidade certa de Kefir e leite, pois acho que estou colocando muito Kefir e pouco leite, pois ele logo fica sorando.

    Fico com pena de jogar fora e o negocio rende muito. Por aqui ninguém quer ter o trabalho de fazer e eu gosto de fazer só para meu consumo diário.

    1. 1 colher de sopa para 500 ml de leite, 2 colheres de sopa para cada 1L de leite.

      Fermentação: 12 horas laxante, 24 horas regula o intestino, 48 horas prende o intestino.

      Dessorando: 8 – 12 horas – se faz iogurte grego, 12-24 horas se faz cream cheese ou requeijão e 48 horas se faz queijo é só ver as receitas.

    2. Receita:

      – 1 colher de sopa de kefir
      – 1 litro leite com lactose

      Mas você pode colocar 500ml de leite, o iogurte vai ficar mais azedinho.

      1. Tem como me enviar um pouco do Kefir de leite, meu endereço: Rua Joaquim Ferreira da Costa número 40 Ap.701 Bairro Manaíra João Pessoa – Paraíba CEP 58.038540.
        Ficarei muito grata Amiga. Bjs!

  3. Uso Kefir à cerca de dois anos, gostava de saber porque é que de vez em quando tem um sabor parecido com azedo (forte) e outras vezes é uma bebida bem agradável.

    1. Por experiência própria, quanto mais tempo você deixa o Kefir no leite mais azedo ele fica..

      Acredito que o tempo ideal para que fique encorpado e com um gosto bom seria a proporção de 500ml de leite para uma colher de Kefir por 24h.

      Pelo menos essa é a preferencia da minha esposa, quando fica mais do que 24h ela também reclama que o gosto fica forte.

  4. O kefir são excelente apenas para a saúde, ele é o melhor e mais completo tratamento de beleza que existe.
    Infelizmente esse benefício do kefir é pouco ou quase nada divulgado.

  5. Comecei a usar o kefir a duas semanas. Coloco banana picadinha, uva passa e canela ou coloco aveia e mel. Notei meu intestino funcionar pois sofria com ele preso.

    1. Meu intestino e super preso e estou esperando no Kefir está ajuda. Vou jantar de uma amiga este final de semana. Se você puder me dar uma dicas eu te agradeço imensamente. Abraço!

  6. Ganhei o kefir tem dois dias e já dobrou a quantidade, comecei a fazer o uso a pouco tempo assim que obter um resultado posto mais comentários!

  7. Como faz para adoçar, ou se bebe sem adoçar?
    E minha outra dúvida é: se o Kefir é sensível ao metal, para misturar com frutas pode-se bater no liquidificador ou existe alguma outra forma?

  8. O texto ensina:
    5 – Depois de fermentado, coe com um coador de plástico, pois o kefir não é resistente à outros materiais
    6 – Deixe sair todo o soro e está pronto seu próprio kefir.
    Como assim, deixar sair o soro, desse modo se tornará um creme, tipo creamcheese, e não mais um iogurte.
    Estou enganada?

    1. Gostaria de adquirir o Kefir de leite, tem como me enviar? Meu nome Cleane Patrício Mora em João Pessoa na Paraíba Rua. Joaquim Ferreira da Costa número 40 Bairro Manaíra – João Pessoa – Paraíba CEP 58.038540.

      Ficarei muito grata Amiga. Bjs!

  9. Stella, São Vicente , São Paulo ganhei por esses dias, achei muito interessante por conhecer, mais não sabia o nome, pois fazíamos uso eu e minha família quando eu era pequena, amei receber novamente.

  10. Ganhei o Kefir de leite e estou amando!
    Sou intolerante à lactose e quando ganhei, fiz um pote com leite sem lactose. Ele se apresenta diferente do outro, porque ele separa a água meio azeda, do restante do material.
    Li que ele se alimenta da lactose. Este Kefir não funciona?… Tomo os dois tipos. E percebi que o que está sendo alimentado sem lactose dobra de tamanho com velocidade muito superior.

    1. Também uso com leite sem lactose e percebo a mesma coisa. Antes eu usava com leite desnatado, mas como apresentei intolerância à lactose mudei de leite e notei que mudou a consistência. Gostaria muito de saber se os benefícios do kefir se alteram com o leite sem lactose.

  11. Tenho intolerância a lactose, não faço uso de nenhum leite… Posso fazer uso do Kefir com leite, sendo q só pode ser usado o leite integral? Já faço uso do Kefir com água.

    1. Sim, claro! Já que ele alimenta da lactose, eu também sou intolerante a lactose e ganhei o kefir de uma amiga, e já faço uso dele há um mês.
      Tenho me sentido ótima! Graças a Deus foi o melhor presente, hoje tomei meu iorgute com sucrilhos.. kkk

  12. Até pouco tempo nunca tinha visto falar no Kefir, foi uma grande surpresa, já fiz varias pesquisas sobre o kefir, achei simplesmente maravilhoso, um alimento sagrado. Tenho intolerância à lactose, mesmo assim, estou fazendo uso do Kefir de leite e estou me sentindo muito bem. Faço todos os dias. Obrigado a minha amiga que me fez a doação.

  13. Recebi uma doação de kefir de leite e pus a fermentar com leite de côco, mas reparei que havia dois grãos escuros. Posso aproveitar esse leite ou deitá-lo fora? (Os grãos escuros deitei fora). Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.