18 nov

Benefícios da Chia para quem faz Dieta

Benefícios da Chia para quem faz Dieta

Os benefícios da chia para emagrecer estão cada vez mais difundidos entre os amantes da boa forma e é difícil encontrar nos dias de hoje quem nunca tenha ouvido falar dessa semente e das suas propriedades excelentes para ajudar na perda de peso. De origem mexicana, ela é da mesma família de plantas como a sálvia e tem uma característica bem própria: se você experimentar deixar algumas sementes de molho na água, notará que elas aumentarão de tamanho, se transformando em uma espécie de gel. E é esse o grande motivo pelo qual elas estejam sendo consideradas verdadeiras aliadas das dietas, ajudando a prolongar a sensação de saciedade e fazendo com que seja possível consumir menos calorias no dia, sem passar fome. No artigo de hoje, iremos contar tudo sobre a os benefícios da chia – suas indicações e formas de consumo. Confira logo abaixo o que separamos!

 

Os benefícios da Chia para Emagrecer
Entendendo um pouco mais sobre eles

 

Para entendermos um pouco melhor os benefícios da chia para o emagrecimento e para a saúde de forma geral, precisamos ter em mente que ela contém um número bastante elevado de ácidos graxos, que são essenciais para o bom funcionamento do corpo. Isso sem falar dos demais nutrientes, como as proteínas e as fibras, que auxiliam na digestão e mantém o organismo saciado por mais tempo. Vamos entender agora exatamente quais sãos os motivos para que a chia provoque o emagrecimento. São eles:

Benefícios da ChiaEnergia para treinos: Como a chia é uma fonte de carboidratos, ela também ajuda bastante a otimizar os treinos, mesmos os que tenham apenas como finalidade a perda de peso, como é o caso dos aeróbicos. Por isso, seu consumo é um grande aliado para quem busca mais energia e disposição física. Esse é um dos motivos pelos quais a semente é mais recomendada pela manhã, durante o café ou o mais tardar no horário do almoço: ela faz com que a o resto dia dia seja muito mais produtivo e que as refeições seguintes não precisem ser de alta valor calórico.

A sensação de saciedade: Como foi dito, a chia tem um poder incrível para trazer sensação de saciedade ao longo do dia. Isso foi explicado lá em cima: devido ao seu poder de retenção de água, a semente praticamente dobra de tamanho em contato com o suco gástrico do estômago, gerando muito menos fome ao longo do dia e deixando a refeição mais leve. Isso é bastante interessante para quem sofre com problemas de ansiedade e compulsão alimentar. E é importante ressaltar que, de forma geral, esse aumento da chia no estômago é inofensivo e não traz riscos. Obviamente, é preciso ficar atento a quantidade, que falaremos mais abaixo.

 

Quantidade diária recomendada

 

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É sempre bom lembrar que os alimentos precisam ser consumidos com moderação e que nenhum deles pode ser responsável por todo um processo de emagrecimento. Como a chia tem um poder de absorção de água muito alto, a quantidade ideal por dia deve ser de 10 gramas ou uma colher de sopa. A dica é salpicar um pouco da semente nas refeições ou mesmo tomá-la com água. Esse valor pode ser dividido durante o dia, tornando o consumo mais fácil. A mistura da chia com o arroz ou macarrão é uma das mais recomendadas, pois essas são as refeições onde temos a tendência de comer mais do que é necessário. É possível também acrescentar um pouco ao molho vermelho ou ao molho branco.

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Além da Musculação

 

Obviamente, a chia não tem valor apenas no processo de emagrecimento. Por ser uma semente rica em nutrientes e ácidos graxos, ela traz benefícios para o organismo de forma geral, que vão muito além da perda de peso. Mesmo quem não busca esse objetivo, é possível usufruir do valor nutricional da chia. Vamos citar algumas das vantagens no seu consumo:

Saúde dos ossos: A chia tem 5 vezes mais cálcio do que o leite de vaca, que é um dos alimentos mais recomendados para evitar problemas nos ossos e nas articulações. Isso significa que ela é uma excelente auxiliadora nesse quesito e pode manter essa parte do corpo mais estruturada e menos propensa à dores. Para quem pratica exercícios com frequência, a chia é ainda mais recomendada, pois diminui as chances de lesões e otimiza os treinos.

Desintoxicação do corpo: Rica em antioxidantes, a chia é um alimento bastante interessante quando o assunto é desintoxicação do organismo. Utilizá-la diariamente promove maior saúde ao corpo e eliminação mais rápida de substâncias agressivas. Além disso, a semente é rica em fibras, que faz com que o sistema digestivo fique muito mais eficaz, diminuindo dores de estômago e ainda fazendo com que o intestino funcione corretamente. Há pesquisas indicando que a saúde em geral depende de como eliminamos as toxinas e de como nosso sistema digestivo funciona. Por isso, sempre vale a pena utilizar alimentos que promovam melhorias nesse sentido.

Saúde do coração: A chia tem uma porção significativa de Ômega 3, que são os tais ácidos graxos que citamos ao longo deste artigo. E muitos médicos indicam o consumo desse tipo de nutriente para prevenir problemas no coração, como infartos e outras doenças. Além disso, o Ômega 3 atua na prevenção de danos cerebrais e até mesmo no combate à depressão.

 

Conclusão

Como conclusão, podemos afirmar que os benefícios da chia são impressionantes e o seu consumo com moderação é bastante indicado como forma de perder peso e promover mais saúde ao organismo. Porém sempre lembramos que o emagrecimento depende de muitos fatores, especialmente de uma dieta controlada por nutricionistas e também de exercícios físicos regulares, especialmente os aeróbicos, como corridas. Se tiver dúvidas sobre qual a melhor maneira de emagrecer de maneira saudável, não deixe também de procurar um médico endocrinologista e antes de qualquer tipo de mudança na sua rotina alimentar e de atividades diárias, faça exames preventivos, como hemogramas, de pressão arterial e também que indiquem como anda a saúde do seu coração.

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Referências

Renata Bressan Pepe, Nutricionista da Clínica Alfredo Halpern, Autora do Artigo “Chia – A semente do momento.”
Dietary fiber – Adequate intake and effects on metabolism health
Celso Cukier, Médico do HCor (Hospital do Coração)
Bruna Pitaluga Peret Ottani, médica ginecologista e obstetra, pós-graduada em Nutrologia e membro do The Institute for Functional Medicine – IFM

 






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5 comentários em “Benefícios da Chia para quem faz Dieta

    1. Eu faço o uso a 2 anos por conta do colesterol alto, consegui emagrecer 10 quilos nesse meio tempo e estou muito feliz e só faça caminhada mas é diária 🙏

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