Por Dicas de Treino – 30 de janeiro de 0209
Você começou a academia ou uma nova série de exercícios diferentes e treina ultrapassando alguns limites que antes julgava acima do que se achava capaz de conseguir, se sente o máximo, sai com aquela satisfação de saber que tem resistência para enfrentar qualquer desafio, mas no outro dia no entanto eis que surge ela, a tão temida dor muscular pós treino.
E aí você se lembra da frase sem dor, sem ganho… E é isso mesmo, a dor é um mal necessário para quem treina e busca bons resultados.
Por esse motivo no post de hoje vamos falar sobre porque ela surge, se é possível evitá-la e como cuidar.
A dor que surge no dia posterior da prática de qualquer exercício físico é uma reação natural e é denominada dor muscular de início tardio (DMIT).
A dor muscular pós treino acontece porque durante a prática dos exercícios surgem microlesões nas fibras dos músculos, estas pequenas lesões são necessárias porque é a partir delas que os músculos irão se reconstruir com mais força promovendo o tão esperado ganho de massa muscular.
Esta dor é mais comum em pessoas que começaram a fazer exercícios ou quando alguém começa novos exercícios e vai se tornar mais fraca e até desaparecer quando esta prática ficar mais constante.
Diante disso é errado ficar vários dias sem ir para academia por causa da dor, pois desta maneira o ciclo vai recomeçar e de novo vai vir a dor, porque o corpo e o cérebro vão ter que se readaptar outra vez
Esta dor pode durar até 72 horas após os exercícios, sendo que vai ficando menos intensa com o passar do tempo, se persistir mais que isso ou se for muito forte pode ser sinal de que houve uma lesão maior sendo necessário consultar um médico.
Muitas pessoas podem ficar desanimadas de irem para academia depois de sentirem a dor muscular pós treino, mas não é preciso abandonar tudo, basta diminuir a intensidade dos exercícios, alternar o tipo de atividade e descansar adequadamente que não haverá problema algum.
Quem procura ganhar massa muscular não deve parar muito tempo, porque vai perder os músculos que ganhou, por isso uma solução é trabalhar grupos musculares diferentes alternando os dias, até que se recupere.
A resposta é simples, não.
Medicamentos para dor existem aos montes, analgésicos, relaxantes musculares e anti inflamatórios estão aí para isso, mas é preciso cautela quando o assunto é medicamento.
No caso da dor muscular pós treino seria até viável usar remédio para dor como o Dorflex ou um relaxante muscular como o Ibuprofeno.
O Ibuprofeno fez parte de um estudo realizado com dois grupos de ratos submetidos a corrida em rodinhas e foi observado que no grupo que tomou este medicamento mesmo com a microlesão nas fibras musculares (que gera à Hipertrofia) não houve fortalecimento muscular.
No outro grupo de ratos onde não foi utilizado o ibuprofeno os ratos tiveram maior crescimento nas células musculares.
O uso dos antiinflamatórios não esteroidais (AINES) como o ibuprofeno, ácido acetilsalicílico mais conhecido como Aspirina e AAS e outros desta mesma classe de acordo com o estudo citado acima parecem ser prejudiciais no fortalecimento e ganho de massa muscular.
Diante dos resultados deste estudo é aconselhável não utilizar esses medicamentos para dor muscular pós treino, e sim optar por outras alternativas como as massagens, gelo, etc.
Para melhorar a dor muscular pós treino existem algumas medidas que poderão ser tomadas, são coisas simples, mas que podem ajudar, confira:
Como já foi dito antes não force o local que já está dolorido, se necessário fique no dia seguinte sem ir para a academia ou procure uma atividade que não envolva trabalhar com o local afetado, mas não force se mesmo trabalhando outros músculos ainda sentir desconforto, então é melhor voltar para casa para se recuperar totalmente.
O sono também é um bom remédio, então procure dormir bem.
O gelo é um santo remédio para aliviar dor muscular, faça aplicações de 20 minutos no local com uma bolsa de gelo algumas vezes ao dia.
O uso de pomada ou gel anti inflamatório ajuda a diminuir a dor, nas farmácias existem muitos produtos que dão alívio como aqueles a base de diclofenaco, mas se preferir uma solução mais natural podem ser usados ainda cremes com cânfora e arnica.
A alimentação adequada é muito importante em qualquer situação, para quem treina é fundamental pois os nutrientes fornecem energia, ajudam no ganho de massa muscular e também existem alimentos que agem como anti inflamatório auxiliando na recuperação dos músculos doloridos.
Estes alimentos têm substâncias anti inflamatórias como o ômega 3 que é o caso de alguns peixes e oleaginosas, antioxidantes como a vitamina C presente nas frutas cítricas, antocianinas como as frutas vermelhas confira:
#Proteínas – Peixes gordurosos ricos em ômega3 como salmão, sardinha, atum. Carnes orgânicas e Ovos.
#Vegetais – Couve, couve flor, repolho, brócolis, salsão, abóbora, alho, gengibre,
#Frutas – Cítricas como laranja,limão, tangerina, kiwi. Vermelhas: melancia, morango.
#Sementes – Chia, linhaça.
#Whey protein – Proteínas de rápida absorção ajudam na recuperação muscular;
#BCAA – São aminoácidos de rápida absorção que ajudam a reparar as lesões musculares;
#Glutamina – Ajuda o sistema imunológico e também acelera a recuperação dos músculos;
#Caseína – Proteína de absorção lenta, ajuda na reparação das fibras musculares;
#Ômega 3 – É um ácido graxo essencial que tem ação anti inflamatória.
A dor muscular pós treino pode ser amenizada com o uso destes suplementos, lembrando que deve ter sempre a orientação de um nutricionista para isso.
No caso da glutamina, ela é mais indicada para atletas que treinam mais do que 5 vezes na semana, se não for este o caso, deve-se então apostar nas proteínas provenientes da alimentação.
Para dar continuidade a leitura, separamos um texto para cada suplemento citado acima, confira:
Whey Protein – O que é, para que serve, benefícios e como tomar
BCAA – O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais e como tomar
Glutamina – para que serve, benefícios, efeitos colaterais, como tomar
Caseína – para que serve, efeitos colaterais, como tomar
Ômega 3 – para que serve, função, carência, excesso, alimentos e suplementos
Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender melhor como aliviar a dor muscular pós treino.
Gostou do post ? Então não esqueça de compartilhar.
Até a próxima.
O consumo de suplementos proteicos é um hábito muito comum entre atletas ou praticantes de…
Não basta apenas tomar um suplemento proteico, se existe essa necessidade é preciso saber quais…
Não só a maioria das pessoas que treinam musculação, mas também os fisiculturistas, geralmente deixam…
Whey Protein, Creatina, Glutamina são alguns dos suplementos mais utilizados e conhecidos por aqueles que…
O que comer antes do treino para ganhar massa é algo que todos que buscam…
Na rotina de exercícios muitas vezes o foco acaba sendo os músculos do peitoral e…
Os glúteos são uma parte do corpo que chama muito a atenção, tanto nas mulheres…
O fisiculturista vencedor sete vezes do Mr. Olympia chamava bastante a atenção, principalmente por ter…
Devido à correria do dia a dia muitas vezes fica difícil desligar completamente na hora…
Os praticantes de Jiu Jitsu necessitam de uma alimentação equilibrada tanto para os treinos quanto…
Masteron é um dos nomes comerciais para o propionato de drostanolona e trata-se de um…
Anabolizantes para ganhar massa muscular existem vários, porém, não significa que todos são seguros. Desde…
O Potenay, é um preparado químico, contendo complexos vitamínicos (tônico reconstituinte e estimulante). Originalmente desenvolvido…
Anabolizantes para secar realmente funcionam? Tem efeitos colaterais? Quais os principais e como agem? Veja…
Os efeitos colaterais do Masteron muitas vezes são ignorados e por isso trazem prejuízos a…
Escolher muito bem os Alimentos para comer no Café da Manhã é um diferencial para…
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, escolher os alimentos para comer no pré-treino é…
COMENTÁRIOS
Eu sempre tive problemas com dores musculares principalmente no joelho, alguns alongamentos tem me ajudado, mas não sabia que os suplementos também diminuam as dores.
Não melhora as dores, e sim a recuperação muscular!!!