17 ago

Whey Protein: o que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

O que é WHEY PROTEIN, para que serve, como e porque tomar?

O Whey Protein contém alto valor biológico, graças a concentração de proteína e outros aminoácidos, relevantes para o organismo humano.

Imaginar que o soro do leite, aquele líquido com aspecto e cheiro desagradável pudesse se transformar em um suplemento, era uma hipótese desconhecida e tola para os grandes fabricantes de laticínios da década de 40.

No entanto, estes mesmos empresários não sabiam que o Whey Protein já era prescrito por Hipócrates (460 a.C. – 377 a. C.) como fonte nutricional para: crescer músculos – aumentar a força – melhorar a imunidade

O soro do leite, por muito tempo, era considerado como resíduo e descartado, inclusive, para alimentar porcos.

Erroneamente os porcos se desenvolveram rapidamente, com robustez e aparência muito saudável.

Sendo assim, experimentos sobre o soro descartado começaram a apresentar as qualidades nutricionais do item, e assim ocorreu a introdução do Whey Protein na alimentação humana.

Separado do leite de forma rústica (peneirado através de tecido) a proteína do soro passou a ser incorporada aos queijos.

Aos poucos, a fama do Whey Protein se espalhou. E na década de 40, o soro de leite, já em forma de proteína isolada ganhou notoriedade entre Bodybuilding e outros atletas.

Porém, haviam dois problemas. Primeiro o Whey Protein daquela época era rico em colesterol e gorduras, além da lactose em concentração altíssima.

Segundo, porque os métodos de separação do soro inviabilizavam a dissolução, assim como o processamento não envolvia maturação do sabor.

Situações que dificultavam o consumo de Whey Protein.

Com a mecanização do processo, em meados dos anis 80, uma fórmula de Whey é lançada.

E, graças a técnicas como a microfiltragem e extração de partículas por carga elétrica (carga Iônica) problemas como o sabor, textura e homogeneização começaram a ser resolvidos.

Aumentado a aceitação dos suplementos a base de Whey Protein.

 

O que é Whey Protein?

 

O Whey Protein (soro do leite) é o subproduto parcial da fabricação de queijos, por coagulação da caseína, obtido pela adição de meios ácidos ou enzimas.

Possui um alto valor nutricional conferido pela elevada concentração de aminoácidos essenciais e Glutamina.

o que é whey proteinLeia também:

CASEÍNA: O que é, para que serve, benefícios, função, como tomar

GLUTAMINA: O que é, para que serve, benefícios, função, como tomar

Colágeno: o que é, para que serve, benefícios, função, onde encontrar

Através da hidrolise é sintetizado em forma de pó, todavia muito diferente do antigo suplemento cheios de gorduras e açúcares.

Atualmente, a Associação Brasileira de Nutrologia, bem como outros órgãos reconhecidos internacionalmente, salientam o valor nutricional:

“como sendo um composto com grande concentração de aminoácidos”.

Estes, fundamentais não apenas para atletas e marombas, mas sim pessoas comuns de várias fases de idade.

 

Para que serve o Whey Protein

 

O whey protein pode servir para complementar as necessidades diárias de proteínas para pessoas adultas, minimizando períodos para ingerir proteínas sólidas.

Todavia, especialmente no caso de atletas e bodybuildings este tipo de proteína soma consideravelmente a performance graças ao seu alto valor proteico.

Leia também:

BCAA: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

CREATINA: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

HIPERCALÓRICO: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

Neste caso, situações de treinamento intenso (Overtraining) a síntese proteica do suplemento é eficiente, trazendo ganhos relevantes a pessoa exposta aos treinos.

Além disso, o Whey Protein é providencial para aumentar a imunidade (imunoglobulinas), constituir massa muscular, reabilitar músculos e nervos e várias outras funções como veremos no decorrer deste artigo.

 

Benefícios do Whey Protein

 

Inúmeros são os benefícios do whey protein, conhecido também como “proteína mágica”. De acordo com Terada e Colaboradores em seu estudo publicado na Revista Brasileira de Nutrição Esportiva (no ano de 2009), três são os benefícios do whey protein para praticantes de exercícios com pesos.

  1. Maior facilidade para o ganho de massa muscular, favorecendo a recuperação e síntese proteica;
  2. Redução da fadiga;
  3. E, aumento da lipólise (queima de gordura).

Mas, partindo do princípio que o suplemento é um alimento amplamente estudado, vários documentos estão disponibilizados na internet salientando a ingestão da proteína para benefícios globais.

Entre eles, a complementação nutricional para pessoas que comem pouco por falta de apetite (especialmente idosos).

Por outro lado, quantidades ajustadas do suplemento para pessoas que comem muito e que estão acima do peso, seriam beneficiadas com a sensação de saciamento.

Isso graças a presença da substância glucagon (GLP-1) na fórmula do suplemento, que age como saciador e bloqueador da fome.

Além dessas vantagens, a lista de benfeitorias do Whey merece ser apreciada bem de perto. Pois o valor biológico deste suplemento é importante para:

  • Manter o nível de BCAA’s;
  • Auxilia para tratar patologias degenerativas, principalmente Esclerose Lateral Amiotrófica – ELA;
  • Melhora nos níveis de linfócitos, relevante para imunidade;
  • Redução do colesterol LDL (prejudicial);
  • Manutenção nos níveis de açúcar no sangue;
  • Relevante para aumentar a densidade mineral dos ossos (idosos e outros);
  • Age como reparador de fibras musculares;
  • Ajuda para ganhar massa muscular e hipertrofia;
  • Serve como complemento nas dietas de emagrecimento;
  • Favorece a síntese de colágeno na pele, auxiliando assim para cicatrizações em geral;

E, de acordo com o estudo mais recente sobre o suplemento, realizado pela Universidade de Reading, localizada no Reino Unido, o Whey Protein também traz benefícios para a saúde cardiovascular.

 

Tipos de Whey Protein

 

O mercado fitness soube explorar da melhor maneira e viabilizar as ramificações da proteína, segmentando-a conforme as necessidades de cada pessoa.

Hoje, além de centenas de marcas de Whey Protein, temos as diferenciações por grupo.

Sub-dividido em 3 grupos principais, cada tipo de whey traz vantagens e desvantagens de acordo com o objetivo do usuário.

 

# Whey Protein Concentrado: Conhecido também como WPC, na sua composição está a proteína na íntegra. A absorção pelo organismo também é mais lenta.

Outras particularidades deste suplemento são a alta concentração de lactose, inviabilizando o uso por intolerantes, bem como para aqueles com alergias á proteína do leite especificamente.

# Whey Protein Hidrolisado: Chamado de WPH, é o mais indicado para quem tem dificuldades com a lactose, isso porque as partículas de proteína são “quebradas” otimizando o tempo de absorção e distribuição na cadeia muscular.

É muito recomendado para o período posterior a série de exercícios ou rotina de treinos.

# Whey Protein Isolado: É o mais concentrado no teor de proteína, podendo a chegar em 95%. A oferta de aminoácidos para os músculos é quase que instantânea, favorecendo muito a nutrição esportiva.

Neste tipo, são utilizadas duas formas de filtração: a Isolado Íon Exchance, e Isolado Miro Filtrado.

 

No primeiro caso, a separação da proteína dos demais elementos presentes no leite, ocorre por processo químico (modo mais antigo de conseguir a proteína).

Na segunda situação, a extração da proteína é mecanizada, resultando em mais qualidade nutricional.

Os Blends proteicos, funcionam como suporte para evitar o catabolismo nos períodos intermediários as doses principais de Whey, pois conjugam a mistura dos 3 tipos de whey.

Mas, normalmente contém outros elementos além do Whey, como albumina e caseína, indicados para evitar a perda de massa.

 

Efeitos colaterais do Whey Protein

 

Tudo em excesso faz mal, com a proteína do soro do leite não é diferente.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Quando a dose recomendada é ultrapassada (IDR: ingestão diária recomendada) começam a aparecer problemas.

O grupo das proteínas é igual aos dos carboidratos e lipídeos em relação a conter átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio, porém, diferem-se pela presença de nitrogênio (16%) junto com enxofre, P e Fe.

O excesso de nitrogênio quando não é filtrado por completo nos rins no ciclo da ureia, dificultam a excreção da amônia, que pode trazer desconforto abdominal, cálculos renais e outros problemas.

Mas outros inconvenientes também são percebidos caso o consumo seja excessivo, como por exemplo:

  • Aumento de gases e flatulências;
  • Poderá ocorrer náuseas;
  • Eventualmente cólicas;
  • Aumento da acne;
  • Inchaço;
  • Dor de cabeça;
  • Redução do apetite.

Lembrando sempre que novos efeitos podem surgir considerando o metabolismo de cada pessoa.

 

Whey Protein: para quem não é indicado

 

Pessoas com diagnóstico de doença renal, doença hepática, não podem consumir whey protein.

Gestantes e lactentes, crianças e menores de 18 anos também devem evitar a suplementação com a proteína sintetizada.

Intolerantes a lactose em potencial (podem usufruir da versão sem lactose, no entanto é necessário monitorar o uso.

 

Como tomar Whey Protein

 

O tempo de digestão se deve ao whey protein ser dividido em diferentes tipos de degradação e absorção:


# Whey Protein Concentrado:
(WPC) é um tipo constituído de proteína do soro do leite + uma boa quantidade de carboidrato, seja ele simples ou complexo.

É recomendado usa-lo pela manhã (para quebrar o jejum noturno), antes e depois dos treinos.


# Whey Protein Hidrolisado:
(WPH) é um whey que já passou por uma hidrólise (quebra) que facilita a absorção da proteína do soro do leite, por já ter sido quebrada por enzimas.

É um ótimo auxiliar para nutrir durante dietas restritivas, especialmente logo no início do dia (café da manhã).

# Whey Protein Isolado: (WPI) que não apresenta nenhum outro macronutriente a não ser a proteína.

Também pode ser usado nas refeições matinais, e nos períodos pré e pós treinos.gl

 

Você pode se aprofundar mais em cada um deles lendo:

Whey_Protein Concentrado – Para que server, como tomar, preços e onde encontrar

Whey_Protein Hidrolisado – Para que server, como tomar, preços e onde encontrar

Whey_Protein Isolado – Para que server, como tomar, preços e onde encontrar

Whey_Protein 3W – O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

 

Quantidade indicada para ingestão do Whey Protein

 

A quantidade de proteína que é recomendada varia de acordo com o ritmo que a pessoa se exercita regularmente.

  • Pessoas sedentários devem consumir em média 0,8g/Kg. Atletas que praticam semanalmente exercícios entre 60 minutos de 5-6 vezes por semana tem uma recomendação de 1,2 – 1,4g/Kg de proteína;
  • Quando atletas são submetidos a esforços maiores que 60 minutos pela mesma frequência de 5-6 vezes por semana já se aumenta para 1,6g/Kg a quantidade de proteína;
  • Para quem começa um treinamento de força rigoroso a ingestão aumenta ainda mais, dessa vez 1,8g/Kg.

 

Melhor horário para tomar Whey Protein

 

As controvérsias sobre qual melhor horário para tomar Whey Protein podem ser sanadas após observação da performance individual de cada pessoa.

Alguns estudos, como da American Journal of Physiology, confirmaram que antes e depois dos treinos a resposta anabólica não oscila.

Em ambas as situações a proposta do Whey se confirma, ou seja, a proteína muscular fica equilibrada.

Leia também:

BCAA: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

CREATINA: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

HIPERCALÓRICO: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

Inclusive, a mesma pesquisa sugere o uso de Whey antes e depois de cada treino, obviamente nas devidas proporções.

Além disso, vale observar o tempo ideal de consumo, normalmente 45 minutos antes de treinar e 30 após encerrar as atividades.

Observa-se também que o líquido (leite ou água) onde o suplemento é adicionado resulta em um shake com mais ou menos calorias

 

Perguntas e Respostas sobre Whey Protein

 

Quais produtos tomar junto ao Whey Protein?

Apesar do suplemento conter parcelas de aminoácidos, BCAA’s podcreem ser consumidos em concomitância.

 

Whey Protein é ingerido somente no pós-treino?

Não. As recomendações de uso são amplas, e o suplemento pode ser consumido também nos períodos que antecedem treinos, como também logo ao despertar atuando como coadjuvante do café da manhã.

 

Existe Whey Protein Feminino?

Sim. E, além do valor proteico do Whey tradicional, a versão feminina contém isoflavonas (proteína da soja), colágeno hidrolisado, vitaminas e semente de uva.

 

Whey Protein engorda?

Não. Ao contrário, pesquisas revelam que a proteína e os aminoácidos do suplemento auxiliam para perder peso, inclusive diminuindo crises repentinas de apetite.

 

Whey Protein emagrece?

Sim. Agindo como redutor e supressor de apetite, automaticamente ajuda a emagrecer.

 

Whey Protein prejudica os rins?

Depende. A probabilidade de um problema renal em decorrência do uso abusivo do suplemento pode projetar os rins a sobrecarga, assim como qualquer suplemento ou dieta com excesso de proteína. Porém, são exceções.

 

O whey protein aumenta a massa magra? 

Sim. Quando a ingestão de proteínas é seguida de acordo com o recomendado por um nutricionista + treinamento físico acompanhado de um profissional de educação física, o aumento de massa magra é percebido.

Em geral se aumenta a massa muscular, uma parte de massa gorda e outra massa magra.

 

O whey protein isolado é o melhor? 

Não, na verdade não passa de um sensacionalismo da indústria de suplementos alimentares.

O whey protein isolado não é totalmente biodisponível no corpo, uma vez que o carboidrato precisa estar presente para liberar açúcar no sangue e a insulina ser ativada, aumentando a oferta de nutriente para os tecidos alvos.

 

O whey protein concentrado é ruim por ser barato?

Não. O whey protein concentrado traz uma boa quantidade de proteína + carboidrato. O que se leva em conta em relação a qualidade é que proteína está sendo utilizada.

As derivadas de oleaginosas e cereais nem sempre são as melhores, apresentam aminoácidos limitantes dificultando a síntese proteica.

 

Onde comprar Whey Protein?

O Whey Protein é um suplemento pioneiro e mundialmente conhecido.

Justamente por isso a comercialização é viabilizada em lojas especializadas, farmácias, academias, sites na internet e até em espaços inusitados como supermercados.

Porém, comprar de fabricantes é vantajoso, principalmente para garantir um produto de qualidade, que não ofereça riscos a saúde por conter outros aditivos.

Na Growth Supplements, por exemplo, além da autenticidade, é possível encontrar Whey Protein em todas as suas versões, com valores muito interessantes, que chegam até 40% a menos que lojas convencionais. Clique aqui e confira!

 

 

Esperamos que o post tenha ajudado você a sanar suas dúvidas!
Passe essas informações adiante, compartilhe! 

 

 

Referências Bibliográficas

Biesek, S.; Alves, L. A.; Guerra, I. Estratégias de nutrição e suplementação no esporte. 2 ed. rev. e ampl. Barueri-SP: Manole, Cap. 2, p. 19-43, 516, 2010.Terada, L. C.; Godoi, M. R.; Silva, T. C. V.; Monteiro, T;

Efeitos metabólicos da suplementação do whey protein em praticantes de exercícios com pesos. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 3. n. 16. p. 295-304. Julho/Agosto, 2009.

Wilborn CD, Taylor LW, Outlaw J, et al. The Effects of Pre- and Post-Exercise vs. Casein Protein Consumption on Body Composition and Performance Measures in Collegiate Female Athletes. Journal of Sports Science & Medicine. 2013;12(1):74-79. – Ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PM

 




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45 comentários em “Whey Protein: o que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

  1. Eu malho 4 vezes na semana. E tomo o whey da seguinte forma: 3 colheres de sopa em um copo de 250 ml de leite. Pode me dizer se estou tomando corretamente? <3

    1. Oi Bruna, não tome o Whey com leite pois absorção do mesmo fica mais lenta, beba com água…
      Pense no seguinte… o Whey é um proteína extraída do soro do leite, eles tem um baita processo para fazer essa extração ai na hora de beber você vai lá e mistura tudo? Acredito que não vale a pena beber dessa forma.
      Com relação a quantidade, na embalagem é descrito a quantidade de acordo com o scoop que vem junto com ele.. Ou pelo menos o que deveria vir…
      Para mim, preciso usar dois scoops num copo de 200ml com água… Essa foi a recomendação da minha nutricionista que bate exatamente com a orientação da embalagem..

  2. Olá, malho a duas semana, mas ainda preciso perder uns 5kg…. eu tomo começar a tomar wehy pra ganhar mais massa pra não ficar tudo flácido….E posso tomar também o BCAA…? Pra dar mais animo?

  3. Só complementando, o whey protein também é um importante aliado para o emagrecimento, porque ele equilibra a proporção de proteínas no corpo em relação aos carboidratos e também aumenta a sensibilidade a insulina, ajudando na queima do açúcar do sangue. Excelente texto!

    1. Entendi que tal observação serve para pessoas que não tem intolerância a lactose ou seja, que podem tomar ambos. Agora para uma pessoa com intolerância lactose tem suas particularidades..

  4. Tenho 45 anos, malho todos os dias, mais com exercícios aeróbicos e três vezes por semana, na musculação. Quero começar a tomar whey protein. Não tomo leite, com qual whey eu posso começar? Obrigada!

  5. Olá, tenho 19 anos, estou bem a cima do peso e pretendo começar uma dieta devidamente indicada pelos nutricionistas juntamente com a academia. Gostaria de saber se, de alguma forma, o whey me auxiliaria à perder a massa gorda?

    1. O Whey Protein não tem o objetivo de fazer você baixar a massa gorda, o mesmo vai ajudar você a obter mais massa magra e a manter a que você já tem..

    1. O foco da ingestão é no pós treino pois ele vai te ajudar na recuperação e construção da massa muscular.
      Mas isso não quer dizer que ingestão não possa ser fito em outros horários, tudo depende do se objetivo e dieta.

  6. Venho malhando a quase um ano estava com 105kg e agora estou com 90, fiz uma consulta com o nutricionista e ele min passou que eu tomasse Whey Concentrado junto com uma dieta.

    1. Olá Said, o Whey Protein é um suplemento de proteína que vai ajudar na recuperação e construção de massa muscular do seu filho. Muitos adolescentes fazem o uso tranquilamente, mas sempre recomendamos o mesmo passar po um Nutricionista, pois ele é o profissional recomendado para estar fazendo essa indicação.

      Como ele esta numa fase bacana, onde vai crescer muito daqui para frente, o treino que ele esta fazendo aliado a uma dieta e suplementação recomendada por um nutricionista seria muito importante para ele adquirir bons resultados.

      Abraço!

    1. O Whey protein vai ajudar você a manter a massa magra que você tem nesse período de perda de peso, já utilizei nessa fase e me ajudou.

      Ele também auxilia na construção da massa magra no período de hipertrofia muscular, algo que é quase que fundamental.

  7. Eu quero começar a tomar, treino de segunda a sábado uma hora a uma hora e meio de treino como posso tomar e quantas vezes ao dia ou na semana ?

  8. Tomo Whey duas vezes ao dia, será que está errado? Uma pelo café da manhã, e outra logo após o treino tomo logo em seguida!!!

  9. Sou muito magra quero ganhar massa muscular, já tomei hipercalórico não ajudou muito, comprei agora Why Protein, quero ganhar 10 quilos!

    1. Olá Licet,

      O Whey Protein é um suplemento pioneiro e mundialmente conhecido.

      Você pode direto do fabricante parceiro do Dicas de Treino, e isso é vantajoso, principalmente para garantir um produto de qualidade, que não ofereça riscos a saúde por conter outros aditivos.

      Na Growth Supplements, por exemplo, além da autenticidade, é possível encontrar Whey Protein em todas as suas versões, com valores muito interessantes, que chegam até 40% a menos que lojas convencionais. Clique aqui e confira!

      Forte abraço e boa compra!

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