Sem resultado nos treinos?

Por Jaqueline Nieto – 02 de abril de 2012

Vivemos no mundo da pressa. Muitas pessoas me procuram na academia dizendo que treinam todos os dias, mas não vêem resultados, e como tudo, queremos retorno imediato e uma progressão contínua, mas nem sempre conseguimos.

Acredito que dois pontos devem ser observados:

1-    Os Princípios do Treinamento Físico estão sendo seguidos?

  • Princípio da individualidade biológica: não queira pegar o treino de um amigo (a) e sair fazendo igual. Você é único e suas células responderão de forma igualmente única;
  • Princípio da especificidade: se deseja “turbinar” o bumbum, porque quer fazer natação? Parece óbvio dizer que seu treinamento deve ser conforme seus objetivos, mas ainda tem aqueles que acreditam que fazer abdominais irá queimar as gordurinhas localizadas… (Se você ainda pensa desta maneira, por favor, procure um profissional que possa lhe orientar na escolha de uma atividade física que combina com você e irá lhe trazer os resultados desejados);
  • Princípio da adaptação: seja qual for seu tipo de treino, seu corpo irá se adaptar a ele. Funciona mais ou menos assim: após um estímulo adequado (treino) seu corpo irá trabalhar para que aquele estímulo não o “perturbe” novamente. Irá se fortalecer para que da próxima vez que o mesmo estímulo ocorra, ele esteja preparado. Com o tempo você terá que reajustar o treino, aí entra o próximo princípio;
  • Princípio da sobrecarga: volume e intensidade dos estímulos devem ser progressivos e inversamente proporcionais: quando volume do treino está elevado, a intensidade deve estar baixa e vice-versa. O interessante é que a carga total de seu treino (querendo ou não) deve aumentar para que você sinta e tenha melhores resultados;
  • Princípio da continuidade: digamos que o médico recomendou que você comece a caminhar porque está com sobrepeso. Você vai, caminha um dia e passa o restante da semana sem nem pensar em exercício. Será que esta caminhada trouxe algum benefício para sua saúde? Ajudou na redução de peso? Algumas calorias foram gastas durante o exercício, mas sem a continuidade do exercício, os benefícios não serão reais para a saúde e não haverá redução de peso. Assim acontece com qualquer tipo atividade física e objetivo. Precisamos ser perseverantes para ver os resultados!
  • Princípio da reversibilidade: você corre atrás de um condicionamento físico legal. Então, passa o verão e você resolve desistir da academia. O que acontece? Volta a ser tudo como antes, e às vezes ficamos piores que antes! Então, o importante é sempre seguir estes princípios para estar certo de um bom condicionamento físico e de seus benefícios para a saúde.

2-    Alimentação e descanso estão sendo adequados e suficientes?

De nada adianta passar o dia treinando, se não suprir seu corpo com os nutrientes que ele precisa para construir, estruturalmente, aquelas células que foram trabalhadas durante o treino. E não estou falando de suplementação não. Falo de comida mesmo! Alimentos nutritivos como frutas, legumes, verduras, leite, carne, ovos… Fontes de carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, minerais…

Dormir bem, o tempo suficiente, é um ótimo aliado à saúde e à beleza. É durante o descanso que nosso corpo coloca em prática o que expliquei no princípio da adaptação e faz a restauração de células danificadas durante o dia. Também ocorre a síntese de hormônios fundamentais para que tudo ocorra bem durante o dia que virá.

Bom, depois de feito tudo isso, espero que fique mais fácil notar os resultados.

Um grande abraço e ótimos treinos!!!

 

Salvar

Jaqueline Nieto

Jaqueline é Bacharel em Educação Física portadora do CREF: 090794-G/SP. Trabalha como Promotora de Saúde Coletiva e Individual - Personal Trainer.

COMENTÁRIOS

  • Adorei a matéria!!!

    Cancelar a resposta

    DEIXE SEU COMENTÁRIO

    Seu endereço de e -mail não será publicado. Os campos necessários estão marcados..*

  • Ótimas dicas. E que sirva de lição pra muita gente que se acaba na academia e diz que não está tendo resultados, coloca culpa em várias coisas e não repara no que está fazendo de errado.

    Cancelar a resposta

    DEIXE SEU COMENTÁRIO

    Seu endereço de e -mail não será publicado. Os campos necessários estão marcados..*

  • Faço academia o ano inteiro,mas todo verão viajo e acabo não fazendo exercícios fisicos.O que posso fazer nessa situação para não perder o que malhei durante o ano?

    Cancelar a resposta

    DEIXE SEU COMENTÁRIO

    Seu endereço de e -mail não será publicado. Os campos necessários estão marcados..*

    • Nossa, Gabriella! Sua pergunta daria outro texto!
      Você até pode pegar mais pesado no mês anterior à sua viagem, mas a perda de massa muscular e condicionamento é um fato difícil de conter. Seu corpo entra em um estágio de descondicionamento, passados apenas alguns dias do último treino...

      Cancelar a resposta

      DEIXE SEU COMENTÁRIO

      Seu endereço de e -mail não será publicado. Os campos necessários estão marcados..*

  • Sou magra malho a mais de 3 anos e tenho demora em ganhar massa muscular, o que posso fazer malho todos os dias pela manhã? sendo que ganho pouco peso por ano.. e pego bem pesado, mas a evolução é devagar.

    Cancelar a resposta

    DEIXE SEU COMENTÁRIO

    Seu endereço de e -mail não será publicado. Os campos necessários estão marcados..*

    • Suelen!
      As pessoas muito magras geralmente sentem bastante dificuldade para ganho de massa magra. Os resultados são mesmo mais demorados, mas depois de 3 anos treinando direitinho vc já deveria ter colhido os resultados. É muito importante cuidar da alimentação, do repouso e principalmente do treino. Reveja com seu professor os exercícios executados, não faça apenas a musculação. Varie! Exercícios de resistência aeróbica tbm são importantes para ganhos na hipertrofia.
      abraço

      Cancelar a resposta

      DEIXE SEU COMENTÁRIO

      Seu endereço de e -mail não será publicado. Os campos necessários estão marcados..*

  • Trabalho o dia todo, e malho a noite,mas fico na duvida do que comer antes e após o treino
    O que vc sugeri?
    Grata

    Cancelar a resposta

    DEIXE SEU COMENTÁRIO

    Seu endereço de e -mail não será publicado. Os campos necessários estão marcados..*

    • Graziele, se você não tem muito tempo antes da academia, o ideal é uma fruta, uma fatia de pão ou outra fonte de carboidrato de sua preferência. Após o treino é muito importante uma fonte de proteína para repor e melhorar o anabolismo. Você pode fazer a mesma pergunta para uma nutri, ela pode de dar mais dicas! bjs

      Cancelar a resposta

      DEIXE SEU COMENTÁRIO

      Seu endereço de e -mail não será publicado. Os campos necessários estão marcados..*

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de e -mail não será publicado. Os campos necessários estão marcados..*

Publicado por
Jaqueline Nieto

ÚLTIMAS POSTAGENS

Treino para Costas e Bíceps (para avançados)

O treino para costas e bíceps da série ABC é o tipo de exercício que…

3 dias atrás

MASTERON – O que é, para que serve, Benefícios, Colaterais e Ingestão

Masteron é um dos nomes comerciais para o propionato de drostanolona e trata-se de um…

3 dias atrás

Como é feito o Ciclo de Masteron? Quais os Prós e Contras de um Ciclo?

O Ciclo de Masteron ou drostanolona, é o tempo de aplicação deste esteroide que brilha…

4 dias atrás

Oxandrolona para a Mulher (Vantagens e Desvantagens)

Veja quais as principais sobre a Oxandrolona para a mulher, se o esteroide emagrece, como…

5 dias atrás

Oxandrolona para o Homem (Vantagens e Desvantagens)

O uso da Oxandrolona pelo Homem é muito procurado para ganhos em músculos, mais força…

6 dias atrás

O que é Stomach Vacuum, como fazer? Gera resultados?

Stomach Vacumm significa vácuo de estômago, mas também é conhecida como vacuum abdominal. Esta técnica…

7 dias atrás

Os prós e contras entre o Whey Protein e a Proteína da Carne

O consumo de suplementos proteicos é um hábito muito comum entre atletas ou praticantes de…

1 semana atrás

O uso do Whey Protein pela manhã, para o Ganho de Músculos

Não basta apenas tomar um suplemento proteico, se existe essa necessidade é preciso saber quais…

1 semana atrás

Treino de Abdômen do Arnold Schwarzenegger (Avançado)

Não só a maioria das pessoas que treinam musculação, mas também os fisiculturistas, geralmente deixam…

1 semana atrás

Lista dos TOP 10 Suplementos para Ganhar Massa Muscular

Whey Protein, Creatina, Glutamina são alguns dos suplementos mais utilizados e conhecidos por aqueles que…

2 semanas atrás

Lista dos Top 10 Alimentos para Ganhar Massa Muscular

O que comer antes do treino para ganhar massa é algo que todos que buscam…

2 semanas atrás

7 Exercícios para Antebraços (Sequência completa para Hipertrofia)

Na rotina de exercícios muitas vezes o foco acaba sendo os músculos do peitoral e…

2 semanas atrás

Treino de Glúteos do Arnold Schwarzenegger (Avançado)

Os glúteos são uma parte do corpo que chama muito a atenção, tanto nas mulheres…

2 semanas atrás

Treino de Peito do Arnold Schwarzenegger (Avançado)

O fisiculturista vencedor sete vezes do Mr. Olympia chamava bastante a atenção, principalmente por ter…

2 semanas atrás

Melhores Chás para Dormir de fácil preparo que prometem ajudar você a Dormir Melhor

Devido à correria do dia a dia muitas vezes fica difícil desligar completamente na hora…

2 semanas atrás

Os Melhores Suplementos para quem faz Jiu-Jitsu

Os praticantes de Jiu Jitsu necessitam de uma alimentação equilibrada tanto para os treinos quanto…

2 semanas atrás

Lista dos Top 10 Anabolizantes para Ganhar Massa Muscular

Anabolizantes para ganhar massa muscular existem vários, porém, não significa que todos são seguros. Desde…

2 semanas atrás