É valido lembrar que aproximadamente 60% (mulheres) e 65% (homens) do corpo humano é constituído de água. Cerca de 75% do peso de um músculo é composto por água. O sangue por sua vez contém 95% de água, a gordura corporal 14% e o tecido ósseo 22%.
Baseados apenas neste dado já podemos concluir o grande efeito negativo no volume muscular que um estado ruim de hidratação ou desidratação pode ocasionar.
Além disso:
- Uma desidratação de apenas 1,5% já resulta em perda de força muscular;
- Quando sentimos a sensação de sede nosso corpo já está cerca de 2% desidratado;
- Desidratação favorece um estado de “quebra” muscular ao invés da construção muscular;
- Desidratação afeta a nossa digestão, dificultando a absorção dos macro e micronutrientes ingeridos.
Como vimos uma pequena falta de hidratação pode prejudicar praticamente todos os processos que levam a hipertrofia muscular desde a absorção dos nutrientes, até a construção e recuperação muscular.
Engraçado é que lembrar de tomar a quantidade necessária água é uma das rotinas mais difíceis de iniciar em quem não tem esse costume. Comer de 3 em 3 horas ou tomar suplementos de 4-5x ao dia parece muito mais fácil do que lembrar de se hidratar. Por isso, o ideal é impor uma rotina: tenha sempre uma garrafinha cheia de água em mãos e durante o dia vá tomando, enchendo novamente e tomando, até atingir a quantidade necessária do dia.
O indicado para o dia a dia é algo em torno de 2-3 litros ao dia. Nos dias de treino devemos incluir algo em torno de 600ml 30-60minutos antes do treino, 300ml a cada 15 minutos de treino e 1 litro após o treino nos próximos 60-90 minutos.
Beber água é fundamental para manter o corpo saudável e funcionando da maneira correta.
Mantenha-se Hidratado, pois seus Ganhos estão até na Água!
Com certeza é muito importante. E como disse a matéria, durante o treino inclusive, que geralmente suamos bastante.
Seria interessantes vocês botarem referências nos textos de vocês, assim gera mais credibilidade ao fato.