Por Dicas de Treino – 18 de março de 2019
Os benefícios do Kefir são providenciais para somar a saúde de quem se dispõe a incorporar este excelente alimento na dieta.
Conhecido também por quefir ou búlgaros, o Kefir é um alimento antiguíssimo, e de acordo com a história teria surgido na região denominada Caucásia, localizada entre o Mar Negro e o famoso Mar Cáspio.
Excêntrico e rústico, o Kefir tem todo um simbolismo que permeia sua história.
A começar pela tradição de compartilhar (dar de presente) os pequeninos microrganismos que se sobressaem em uma mistura homogênea que contém proteínas e muitos polissacarídeos.
A essência biológica, os atributos químicos e naturalmente o valor nutricional do Kefir podem variar conforme a matéria prima e o modo como é produzido.
Contudo, as opiniões são unânimes quanto aos benefícios das bactérias, especialmente os lactobacilos, presentes no alimento.
Para compreender mais os benefícios do Kefir, o site Dicas de Treino, traz neste artigo, 10 situações com aspectos muito positivos sobre o alimento.
Os probióticos são fundamentais para prover a saúde do intestino e global para humanos.
Através das bactérias presentes nos alimentos considerados probióticos como o Kefir, podemos estar certos de que a otimização de processos como a digestão, restauração da microbiota intestinal, maior aproveitamento da nutrição, estarão acontecendo.
O kefir ainda proage para que o organismo receba mais proteção contra agentes externos como radicais livres e intoxicações, graças a presença dos microrganismos simbióticos.
Benefícios_do Kefir de Leite, como fazer e usar para Emagrecer
Benefícios_do Kefir de Água, como fazer e usar para Emagrecer
O Kefir não é um iogurte, mas sim, um alimento que pode ser transformado em iogurte e outros…
A semelhança com o iogurte está apena na aparência e sabor, pois as propriedades do Kefir estão muito além.
Por conter doses consideráveis de vitamina B, fundamental para regular órgãos (rins, fígado), além de:
O status do Kefir é elevado para “superalimento”, inclusive, recomendadíssimo pela comunidade médica.
O “grão de kefir” contém o polissacarídeo KGF-C (antitumoral) e que de acordo com pesquisas realizadas, influenciam para que o alimento tenha habilidade de aumentar células NK – Natural Killers.
Estas células são linfócitos que exterminam prováveis indícios de neoplasias (câncer).
Uma das pesquisas relevantes publicada na Revista online PubMed (2002) evidenciou que:
… as reações da ingestão do kefir de leite de soja em camundongos com sarcomas 180 e Ehrlich (CE), apresentaram inibição do crescimento do tumor em até 70%, quando equiparados a outros métodos de controle.
Além disso, a espécie do grupo estudado:
… apresentou melhora nos níveis de hemoglobina A, diminuiu a incidência de lise tumoral e aumentou os níveis de nutrição significantemente durante os 30 dias de ingestão de kefir de leite bovino e leite de soja.
Diante disso e de outros fatos científicos, pesquisadores concluíram que kefirs de um modo geral, são alimentos promissores para:
Prevenir câncer, entre eles o de mama, e aumentar a performance da mucosa gastrointestinal, evitando assim infecções e outras enfermidades nesta região.
Cândida, Rhodotorula, Saccharomyces e espécies do gênero Trichopyton são fungos e leveduras impiedosas que causam doenças brandas e severas em pessoas e animais.
E, neste caso, outro estudo evidenciou o potencial do Kefir para agir naturalmente como antifúngico.
Cuidados com o Kefir de Água: como Conservar, processo para Congelar e Descongelar
Adaptar o Kefir: é possível transformar kefir de leite em kefir de água ou de água para leite?
Sabe-se também que bactérias do tipo Staphylococcus (estafilococos) causam inúmeras patologias.
Como por exemplo, foliculite, infecções diversas (pele, bexiga, vias urinárias) e outras com potencial fatídico, mas que podem ser suprimidas com o consumo frequente do kefir.
Além dos vários aminoácidos presentes no Kefir, em cada copo produzido com leite integral obtemos mais de 8 gramas de proteína.
Justamente por isso, o Kefir é indicado para pessoas que praticam atividades de alto impacto, como musculação e outros treinos.
Neste caso shakes com o alimento – antes mesmo de iniciar a sequência de treinamento – são propostas excelentes para suprir demandas diárias de proteínas.
Menos doenças e mais saúde são ações comprovadas do Kefir, principalmente porque destrói vírus e bactérias que causam infecções e inflamações.
Com eficiência, o Kefir age para eliminar toxinas e prevenir várias intercorrências relacionadas aos intestinos, como por exemplo:
Além disso previne doenças no cólon e a síndrome do intestino irritável.
Especialmente em pessoas propensas a asma e rinite alérgica, o Kefir é de grande valia.
Graças as vitaminas citadas anteriormente e a riboflavina e vitamina D, o Kefir influencia diretamente para cabelos mais brilhantes e unhas mais fortes.
Enquanto isso, graças ao alto poder desintoxicante, os benefícios também chegam a pele, que se renova e recebe nutrientes inclusive para evitar o envelhecimento.
Jing Sun, pesquisadora e docente na Universidade de Griffith (Faculdade de medicina da Austrália) liderou inúmeras pesquisas para entender os benefícios do Kefir. Entre eles, os relacionados a saúde do coração e sistema circulatório e cardiovascular.
A resposta foi taxativa:
Mesmo provindo em alguns casos do leite integral, o Kefir não é calórico. Em 100 gramas podemos encontrar pouco mais de 35 calorias.
O colesterol LDL, como sabemos, interfere na saúde circulatória e cardíaca.
O ácido láctico que está no Kefir metaboliza os excessos graxos de cadeia curta, eliminando-os pelas fezes.
Quando o tecido ósseo sofre deterioração em virtude do avanço da idade ou doenças, os benefícios do Kefir são percebidos claramente.
Justamente porque as quantidades de cálcio presente no alimento se intensificam graças ao processo das leveduras.
A suplementação prévia com Kefir, reduz significantemente as chances e fraturas graças ao cálcio conjugado com a vitamina K2 também oferecida pelo alimento.
O Kefir oferece quantidades relevantes de Tripofano (aminoácido que o organismo não produz) e um dos responsáveis para que processo bioquímicos imprescindíveis aconteçam no organismo humano.
Benefícios_do Kefir de Leite, como fazer e usar para Emagrecer
Benefícios_do Kefir de Água, como fazer e usar para Emagrecer
Entre eles, aumento da serotonina, regulagem do sono, humor e sensação de bem-estar (emocional e física).
A partir do kefir, podemos recriar diversas receitas, como por exemplo:
Para preparar é muito simples, basta aguardar o tempo de fermentação recomendado para eclodir os “grãos de kefir”, neste caso a base de leite.
Em seguida fazer a coagem diretamente no liquidificador, adicionar os morangos, gelo e o adoçante.
Consuma bem gelado!
Para preparar ferva o leite, e assim que a fervura se fizer presente adicione o iogurte, permaneça mexendo até talhar e em seguida acrescente o sal.
Misture mais um pouco e aguarde amornar. Em seguida, todo o composto deve ser despejado diretamente dentro de um pano especial para queijos.
Erga o pano e deixe todo o líquido escorrer até formar uma pasta (normalmente este processo demora entre 12 e 14 horas).
Após desenforme e mantenha em geladeira.
Para preparar, bata primeiro os ovos exceto as claras que devem ser batidas em separado, inclua o açúcar e depois acrescente os demais ingredientes.
Separe uma forma previamente untada e enfarinhada. Despeje a mistura e asse em forno médio, mais ou menos 40 minutos.
Não é por acaso que o Kefir significa bem-viver, pois como percebemos, várias são as passagens na história que destacam os benefícios do Kefir.
Por isso, aproveite e compartilhe este post e se desejar comente abaixo sobre o assunto!
NCBI – National Center for Biotechnology Information. Antitumor activity of milk kefir and soy milk kefir in tumor-bearing mice. Send to Nutr Cancer. 2002;44(2):183-7.
Hemarajata , J. VersalovicEfeitos de probióticos na microbiota intestinal: mecanismos de imunomodulação intestinal e neuromodulação. Avanços Terapêuticos em Gastroenterologia , 6 ( 2013 ) , pp. 39 – 51
FAO / OMS. Saúde e propriedades nutricionais de probióticos em alimentos, incluindo leite em pó com bactérias ao vivo de ácido láctico. Relatório de Consulta Conjunta de Especialistas da FAO / OMS sobre Avaliação da Saúde e Propriedades Nutricionais de Probióticos em Alimentos Includin; 2001.
O consumo de suplementos proteicos é um hábito muito comum entre atletas ou praticantes de…
Não basta apenas tomar um suplemento proteico, se existe essa necessidade é preciso saber quais…
Não só a maioria das pessoas que treinam musculação, mas também os fisiculturistas, geralmente deixam…
Whey Protein, Creatina, Glutamina são alguns dos suplementos mais utilizados e conhecidos por aqueles que…
O que comer antes do treino para ganhar massa é algo que todos que buscam…
Na rotina de exercícios muitas vezes o foco acaba sendo os músculos do peitoral e…
Os glúteos são uma parte do corpo que chama muito a atenção, tanto nas mulheres…
O fisiculturista vencedor sete vezes do Mr. Olympia chamava bastante a atenção, principalmente por ter…
Devido à correria do dia a dia muitas vezes fica difícil desligar completamente na hora…
Os praticantes de Jiu Jitsu necessitam de uma alimentação equilibrada tanto para os treinos quanto…
Masteron é um dos nomes comerciais para o propionato de drostanolona e trata-se de um…
Anabolizantes para ganhar massa muscular existem vários, porém, não significa que todos são seguros. Desde…
O Potenay, é um preparado químico, contendo complexos vitamínicos (tônico reconstituinte e estimulante). Originalmente desenvolvido…
Anabolizantes para secar realmente funcionam? Tem efeitos colaterais? Quais os principais e como agem? Veja…
Os efeitos colaterais do Masteron muitas vezes são ignorados e por isso trazem prejuízos a…
Escolher muito bem os Alimentos para comer no Café da Manhã é um diferencial para…
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, escolher os alimentos para comer no pré-treino é…
COMENTÁRIOS
Muito bacana! Ganhei da minha prima e achei muito interessante!