15 set

ECA ( Efedrina + Cafeína + Aspirina ): Para que serve, benefícios, colaterais

ECA Efedrina Cafeín Aspirina O que é para que serve benefícios colaterais como tomar

ECA é um composto de Efedrina + Cafeína + Aspirina com alto poder termogênico para o organismo.

A utilização de suplementos alimentares tem se difundido cada vez mais no Brasil e no mundo.

Faz tempo deixaram de serem consumidos apenas como repositores de nutrientes que estão em falta no organismo, passando para um patamar de utilização que extrapola tais limites.

De acordo com a FDA – Food and Drug Administration (1998), a suplementação alimentar pode ser feita por meio da utilização de:

  • Vitaminas;
  • Aminoácidos
  • Concentrados metabólicos;
  • Plantas e seus derivados;

E outras formas.

A ingestão de uma ou mais substâncias é para o complemento da dieta nutricional normal diária, para suprir alguma deficiência de nutrientes, melhorar a saúde e prevenir doenças.

No entanto, os suplementos foram sendo utilizados por atletas de alto nível para reposição de nutrientes depois de períodos extenuantes de atividades físicas.

Bem como para dar um plus no desempenho dos mesmos, e, começaram a ser utilizados de modo indiscriminado pela população em geral.

Da mesma forma, os suplementos têm sido utilizados cada vez mais para perda de peso e ganho de massa muscular (“massa magra”).

E, como não são considerados pela legislação como medicamentos, podem ser adquiridos facilmente sob diferentes formas (cápsulas, em pó, liquido, gel).

Seja na farmácia, na academia ou em lojas especializadas na suplementação.

Aqui vamos fornecer algumas informações para que você saiba de todos os prós e contras antes de decidir fazer uso ou não desse combo conhecido como ECA.

 

O que é ECA (Efedrina, Cafeína e Aspirina)

 

Eca é um dos termogênicos mais potentes que pode ser consumido atualmente.

O ECA é um composto (mistura) com a combinação de três substâncias (Efedrina, Cafeína e Aspirina) potencializadoras do consumo calórico pelo organismo.

 

Para que serve o termogênico ECA

 

Como o ECA é um composto de substâncias que juntas atuam sinergicamente para acelerar o metabolismo, é muito utilizado para fornecer maior quantidade de energia a ser consumida pelo organismo.

Em consequência ocasionando maior gasto calórico e queima de gorduras.

Assim a função do termogênico ECA é atuar fisiologicamente no fornecimento de maior quantidade de calorias para o organismo.

E isso ocorre, por meio de processos realizados pela:

  • Cafeína e efedrina (que serão explicadas adiante);
  • Na lipólise;
  • Na elevação da temperatura corporal,
  • No aceleramento da taxa metabólica

Contribuindo assim para queima de gorduras, perda de peso e fornecimento de energia extra ao organismo.

O Termogênico HOT é uma proposta interessante para alcançar a queima calórica, conheça mais, clique aqui e confira!

 

Funções dos termogênicos e do composto ECA

Primeiro é bom entender o que são os termogênicos, assim suas funções no organismo ficaram claras.

 

O que são e como funcionam os Termogênicos

 

Termogênicos, são todos alimentos ou substâncias que atuam e interferem no processo fisiológico de termorregulação do organismo.

A termorregulação produz calor vital do corpo a partir da utilização de energia produzida no organismo, ou seja, tem relação direta com a queima e gasto energético.

Todo esse processo se dá com a produção e consumo de ATP (adenosina trifosfato), considerada a moeda energética do nosso organismo.

Os termogênicos também são reconhecidos por conterem substâncias que promovem a oxidação de gorduras e elevação da temperatura.

Ambas situações que ocasionam maior produção de calor e elevação do consumo energético pelo corpo.

Leia também:

Conheça 7 suplementos alimentares para quem busca Redução de Gordura

FRANOL: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

EFEDRINA: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

Isto por agirem na estimulação do Sistema Nervoso Central junto aos receptores:

Beta adrenérgicos em diferentes tecidos alvos (β1 – Músculo cardíaco, β2 – Músculo liso e β3 – Tecido adiposo), por isso promovem a lipólise e termogênese.

Desse modo, interfere diretamente no metabolismo (energia sob a forma de calorias gastas pelo organismo para se manter ativo diariamente).

Também acelerando a taxa metabólica (velocidade que o corpo consome essas calorias, por isso diz-se que o metabolismo é lento ou acelerado) por meio da elevação da temperatura corporal promovida pelos termogênicos.

Assim, os termogênicos podem ser aliados nos planejamentos de perda de peso e fornecer energia extra ao organismo, aumentando a disposição para prática de exercícios físicos e mesmo para quando precisa-se manter acordado.

Alguns termogênicos mais conhecidos são a:

  • Cafeína;
  • Sinefrina;
  • Efedrina;
  • Ioimbina;
  • Capsaicina;
  • Evodiamina;

Bem como a combinação dessas substâncias.

Além desses suplementos, existem alguns alimentos naturais que também são considerados termogênicos, como:

  • Café;
  • Gengibre;
  • Canela;
  • Pimenta vermelha;
  • Pimenta caiena;
  • Chá verde;
  • Chá de hibisco;
  • Vinagre de maça.

E o consumo de água gelada.

 

Funções dos termogênicos e do composto ECA de acordo com cada componente

 

#Efedrina

A Efedrina, principal substância do ECA, é uma substância milenarmente conhecida, principalmente na medicina chinesa, retirada como extrato de diversas plantas (por exemplo a droga que era conhecida como Ma Huang) da família efedráceas (Ephedra).

É estimulante adrenérgica sob a forma de um composto químico (C10H15NO) e possui ação vasopressora (realiza vasoconstrição), por isso mesmo promove o aumento da resistência periférica e o débito cardíaco.

É utilizada para:

  • Elevar a pressão arterial sistêmica (em casos de hipotensão arterial);
  • Em tratamentos e cirurgias oftalmológicas por ser descongestionante oftálmico;
  • Em tratamento de doenças respiratórias (por realizar vasoconstrição e promover relaxamento da musculatura) por ser broncodilatadora e descongestionante nasal.

 

#Cafeína

A Cafeína é outro composto químico (C8H10N4O2) encontrada em diversos tipos de plantas, como na semente do café, em folhas de vários chás, no mate, na fruta do guaraná, noz de cola, dentre outras.

Os efeitos comprovados e conhecidos da cafeína é a elevação do estado de alerta do organismo, proporciona sensação de bem-estar e redução da sensação de fadiga.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Em contrapartida, tem efeitos indesejados, tais como elevação da secreção gástrica, do refluxo grastroesofágico.

Também apresenta riscos de aborto por ter muita facilidade de penetrar a membrana placentária.

Pode ainda ocasionar sensação de ansiedade, angústia e alterar o sono por atuar no aumento do estado de vigília.

Importante também estar atento pelo fato de que a cafeína pode apresentar interações medicamentosas com fármacos como fluconazol, fluoxetina, verapamil, ciprofloxacino, dentre outros.

 

E porque a Aspirina faz parte do composto ECA?

 

A Aspirina é utilizada no combo do ECA na intenção de amenizar os efeitos colaterais da cafeína e efedrina, tornando também seus efeitos mais eficientes.

Aspirina é o nome dado a um dos medicamentos mais utilizados mundialmente e conhecido pela sigla AAS = Ácido Acetilsalicílico.

É derivada de um composto da planta Spiraea ulmaria idêntico ao Acetilsalicílico.

O Ácido acetilsalicílico afeta diretamente o trato gastrointestinal, justamente por se tratar de um ácido, por isso deve ser consumida, preferencialmente após as refeições.

Com metabolização acelerada pelo fígado e ofertada ao organismo, com rápido alcance celular, por isso é demasiadamente utilizada para aliviar dores.

A Aspirina também tem interações medicamentosas com medicamentos para diminuição da glicose no sangue (insulina, sulfonilureia).

Além de salicilatos, com medicamentos diuréticos e que promovem a diminuição da pressão arterial, além dos anticoagulantes, podendo favorecer sangramentos.

Portanto deve ser evitada quando for passar por qualquer procedimento cirúrgico (até mesmo de pequeno porte como as odontológicas).

E é proibida para quem já tenha tido úlceras gástricas, duodenais e qualquer histórico de sangramento gastrointestinal

 

Benefícios do termogênico ECA

 

Se consumido de forma moderada, juntamente com a prática de exercícios físicos e uma dieta balanceada, o ECA pode trazer alguns benefícios desejados:

  • Auxilia na perda de peso;
  • Acelera o metabolismo;
  • Eleva a temperatura do corpo e aumenta queima de gorduras, por mobilizá-las como fonte de energia;
  • Eleva quantidade de energia/calorias disponível para utilização no organismo; Ou seja, fornece energia extra;
  • Aumenta disposição;
  • Reduz a sensação de fadiga.

Atenção! Este suplemento é contra-indicado para mulheres grávidas, que amamentam, bem como crianças, idosos e pessoas com patologias crônicas ou severas.

 

O que o excesso do termogênico ECA pode causar

 

Importante destacar que se consumido em excesso o ECA pode agir em várias frentes no organismo.

Inclusive, provocando efeitos colaterais diversos, pois são substâncias sinérgicas, por isso mesmo são potencializadas quando utilizadas juntas.

A Efedrina por estar associada a eventos ligados ao sistema cardiovascular, principalmente a infartos, arritmias, AVCs, foi proibida de ser comercializada em suplementos dietéticos em 2004, pela FDA.

Mas as formulações que tem como base a Efedra não são proibidas.

São regulamentadas no Brasil pela Portaria 344/1998 e sujeitas a um controle especial, bem como seu transporte, fabricação, comercialização, armazenamento estão sujeitos ao controle da Polícia Federal.

 

Efeitos colaterais do termogênico ECA

 

Os efeitos colaterais pela utilização em excesso desse combo estão associados direta e indiretamente aos quadros abaixo:

  • Intoxicação (pelo consumo excessivo de efedrina e cafeína);
  • Cefaleia;
  • Ansiedade, agitação;
  • Insônia;
  • Tonturas;
  • Transtornos gastrintestinais, náuseas, vômitos;
  • Sudorese;
  • Sede constante;
  • Fraqueza
  • Tremores;
  • Psicoses;
  • Crises convulsivas;
  • Associação à Infarto agudo do miocárdio, arritmia cardíaca, hipertensão, hepatite, Acidente Vascular Cerebral (AVC).

E outros, que podem se manifestar dependendo do organismo de cada pessoa.

 

Como utilizar, tomar, o composto ECA

 

O ECA não é encontrado mais sob a forma de suplemento a ser comercializado devido à proibição da utilização de Efedrina nos suplementos.

No entanto, a Efedrina pode ser encontrada sob a forma de Franol nas farmácias, como geralmente tem sido utilizada no combo.

No entanto, há de se destacar que pela lista de benefícios e efeitos colaterais, esse composto deve ser utilizado apenas por praticantes de exercícios físicos e por pessoas que tenham uma dieta balanceada.

Não deve ser utilizado por pessoas sedentárias ou que tenham qualquer histórico de doenças cardíacas.

Caso o praticante opte por fazer uso do ECA deve iniciar com a menor dosagem possível, para que avalie como foi a reação no metabolismo e se os efeitos colaterais compensam sua utilização.

Leia também:

Conheça 7 suplementos alimentares para quem busca Redução de Gordura

FRANOL: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

EFEDRINA: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

Não há consenso nem estudos sobre o ECA e sua utilização, mas sugere-se a proporção de 10 mg de efedrina para 10 mg de cafeína e 15 mg de Aspirina. Nunca ultrapassando 30 mg de efedrina e 300 mg de cafeína.

Recomenda-se que a elevação da dose seja feita somente depois de algum tempo e se o organismo tiver boa aceitação.

Não há consenso no tempo de utilização e paralisação, sugere-se utilização de 15 dias e paralisação de 15 dias, utilização de 30 dias e paralisação de 30 dias.

Há relatos da retirada da aspirina do combo pelos seus efeitos prejudiciais, principalmente no trato gastrointestinal.

No entanto, a sua retirada pode deixar o suplemento ainda mais perigoso ao organismo, pois ela diminui as interações da cafeína e efedrina no que diz respeito aos efeitos colaterais, servindo para amenizá-los.

 

Considerações finais sobre o ECA

 

É indispensável a atenção e cuidado com a saúde, o conhecimento sobre os limites e possibilidades do seu corpo e respeitá-los.

Não faça utilização de substâncias sem o conhecimento do seu corpo, do estado de saúde e da atuação das mesmas no organismo.

 

Caso você já tenha experimentado o ECA, compartilhe sua experiência, igualmente, se gostou do artigo de hoje não deixe de compartilhar!

E se está procurando por termogênicos, clique aqui e conheça o Termogênico HOT, um dos melhores do setor.

 

Referências

BRAGA, Renan Marinho. Avaliação dos Suplementos Termogênicos mais Comercializados na Cidade de João Pessoa – Uma Abordagem Farmacológica e Social. Universidade Federal da Paraíba, Curso de Graduação em Farmácia, Trabalho de Conclusão de Curso. João Pessoa, Paraíba, 2014.

FDA, Food and Drugs Administration. Disponível emregistrarcorp.com/fda-drugs/

Portaria n.º 344, de 12 de maio de 1998. Aprova o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial. Disponível em http://www.anvisa.gov.br/hotsite/talidomida/legis/portaria_344_98.pdf

 




DICAS RELACIONADAS


12 comentários em “ECA ( Efedrina + Cafeína + Aspirina ): Para que serve, benefícios, colaterais

  1. Eu usei ECA, emagreci horrores… Viciei.

    Depois de um tempo usando, fui numa balada e bebi vodka, minha pressão subiu de tal maneira que não conseguia respirar, fui parar no hospital, contei ao médico o que eu havia ingerido e levei a maior bronca, ele me disse que se eu sofresse de qualquer problema cardíaco eu poderia ter ido à óbito. Imagina, morrer aos 19 anos só porque queria ser magra… Daquele dia em diante parei, não recomendo para ninguém o uso do ECA. Que fique claro: o ECA pode MATAR!

  2. Usei ECA um tempo e quase terminei na hemodiálise por que tive falência renal. Também tenho uma amiga que sofreu um AVC por causa do eca.

    Não vale a pena. O caminho “mais fácil” pode te levar pro caixão.

  3. Eu não faço MUITA atividade física, mas não sou sedentária. Quero começar o ECA com uma dose pequena (um comprimido de franol + café forte + aspirina) e ainda estou com um pouco de medo. Minha intenção nem é ficar com o corpo bem definido, quero é emagrecer mesmo. Minha dúvida é: eu preciso tomar todos os dias? E preciso comer normalmente ou posso ficar sem comida?
    O|bs: sou mulher.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



INSCREVA-SE para receber dicas de treino, nutrição e suplementação

Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.