Início Artigos Luiz Nunes Exercício Físico, uma NECESSIDADE, goste ou não.

Exercício Físico, uma NECESSIDADE, goste ou não.

Recentemente em leitura a alguns artigos, busquei uma resposta para uma questão que parece ser difícil de aceitar por nós, amantes da musculação e exercícios físicos em geral: por que tantas pessoas não gostam de praticar atividades nem mesmo para a promoção da saúde?

Afinal, hoje em dia todos nós sabemos dos inúmeros benefícios que a prática regular de exercícios físicos trás, não somente para um corpo mais bonito, mas sim para uma vida mais longa e saudável. Diante disso, é certo poder concluir que a atividade física passa a ser uma obrigação em nosso dia a dia.

Porém, ter uma vida pouco saudável parece ser uma tendência da vida moderna, e não somente pela falta de exercícios, mas sim por alimentação inadequada e vícios que a cada dia tiram pessoas do trabalho e levam para um quarto de hospital.

Em um artigo apresentado no VII Congresso Brasileiro de Musculação e Treinamento de Força em 2007, foram apresentadas as principais barreiras para a prática de musculação, através de questionários com mais de 80 pessoas com média de idade de 25 anos, que estavam iniciando um programa de treinamento e seguiram (ou pelo menos tentaram seguir) durante 6 meses.

O resultado para homens e mulheres foi praticamente o mesmo. Foram muitas as desculpas, mais precisamente 21 (isso mesmo, VINTE E UM) motivos que foram apresentados como barreira para a prática de musculação. Em primeiro lugar ficou a “jornada de trabalho extensa”, seguido por “compromissos familiares” e “clima (frio, calor, vento)”, nesta lista ainda aparecem itens como o “mau humor”, “preocupação com a aparência durante os exercícios” e “tarefas domésticas”. Estranho é que estas “barreiras” para a prática da musculação simplesmente desaparecem quando a pessoa está assistindo novela, está em um happy hour com amigos, ou fica horas em frente a uma tela navegando por futilidades e “hidratando-se” com refrigerante.

Sabemos que nem deficiências físicas impedem quem tem um objetivo e força de vontade, e que dentre as “barreiras” para não praticar exercício físico, nós podemos citar duas que estão presentes na maioria dos casos, a PREGUIÇA e o COMODISMO, mas também tenho consciência que não existe forma de obrigar alguém a praticar alguma atividade. Mas o Educador Físico tem o DEVER de sempre estimular a promoção da saúde, desde a Educação Física escolar quanto em academias e clubes. Então, se você ainda faz parte do time dos sedentários, levante-se, mexa-se, jogue fora as desculpas e cuide do seu bem mais precioso, afinal, o que você prefere: PRATICAR EXERCÍCIOS DURANTE 1 HORA POR DIA, OU IR MORRENDO DURANTE 24 HORAS POR DIA?

 

Salvar

2 COMENTÁRIOS

  1. Prefiro continuar a não praticar exercícios, deixando de morrer fazendo algo que odeio por 1 hora por dia, e ter 24 horas ganhas para procurar algo verdadeiramente prazeroso para fazer em 365 dias por ano.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile