Por Dicas de Treino – 22 de setembro de 2022
“A alta intensidade que a técnica propõe é para aqueles que se dedicam integralmente a proposta de ganhar músculo denso e forte”
Antes de iniciarmos o assunto sobre o método ponto zero é preciso relatar um pouco sobre o seu criador: Fernando Sardinha.
O Atleta Fernando Sardinha, ganhador de mais de 120 troféus, 119 medalhas e premiações de fisiculturismo nacional e mundial esta no topo do ranking do fisiculturismo no Brasil, e um dos com maior número de troféus no mundo.
Em seu currículo consta: Preparador Físico, Personal Trainer, Árbitro NABBA (National Amateur Body-Builders’ Association do Brasil), Membro docente NABBA, Árbitro IFBB (Federação Internacional de Fisiculturismo & Fitness) e palestrante motivacional.
Assim, depois de anos de estudo, o grande mestre criou a técnica ponto zero, que nos dias de hoje é feita por muitos devido ao grau de beneficiamento na musculação, pois a mesma tem capacidade de melhorar a dinâmica de grupos musculares.
Ainda, para ajudar a transformação o físico das pessoas montou um programa chamado de: “Sardinha Evolution”.
Então, como muitos ouvem falar da técnica e colocam-na em prática até mesmo sem saber todas as informações necessárias, apenas por “copiar” sardinha, vamos relatar neste texto como o método realmente funciona e como inserir no treino.
A técnica ponto zero não é difícil de ser entendida, pois cada exercício consiste em duas fases: concêntrica e excêntrica.
Quando combinado ambas as contrações musculares os resultados produzidos no treinamento de força são maiores, porque aumenta a resistência e consequentemente a massa muscular.
Confira o conceito das fases concêntrica e excêntrica:
Este tipo de ativação muscular causa tensão no músculo ao encurtar, isto é, conforme o músculo encurta gera força suficiente para mover um objeto.
Exemplo: No treino de bíceps é um movimento concêntrico de se reconhecer, pois quando erguido o haltere em direção ao ombro, o músculo incha quando encurta.
Por isso, considera-se o movimento como uma das principais maneiras de fortalecer o músculo e estimular a hipertrofia.
Já este tipo de ativação muscular é o alongamento dos movimentos dos músculos, ou seja, durante a execução as fibras musculares são alongadas sobtensão de uma força maior do que o músculo gera.
Ao contrário da fase concêntrica, a fase excêntrica não puxa as articulações na direção de uma contração muscular e sim, desacelera uma articulação no final do movimento.
Exemplo: No treino de bíceps, a força para trazer um haltere de volta ao quadríceps do ombro é um movimento excêntrico. Desta forma, é nítido notar o alongamento do músculo quando o mesmo é ativado.
Segue abaixo a imagem ilustrativa sobre as fases da técnica ponto zero:
Os movimentos são contrações musculares que não causam movimento nas articulações, mas como assim? No movimento isométrico os músculos são ativados, sem precisar alongar ou encurtas. Deste modo, gera força e tensão sem qualquer movimento as articulações.
Mitchell et a. (2012) descobriu que quando treinamos até a falha, independente da carga, se as fibras foram danificadas, haverá crescimento muscular. Então, conforme ele, treinos de isometria são brutais.
Ao parar a carga na metade do caminho, certamente esta obrigando o músculo a dar tudo o que pode para sustentar a carga nesta posição. E é ai que o famoso ponto zero acontece!
A técnica não é somente criar contração isométrica e aumentar o estresse das fibras, mas fazer isso durante um momento específico da fase excêntrica da repetição, onde o músculo encontra-se mais vulnerável a sofrer lesões e não esta recrutando todas as fibras. Isso geralmente acontece no fim da fase excêntrica: no PONTO ZERO!
Na estratégia ponto zero como relatamos acima a isometria é realizada no final de todas as repetições com o propósito de inibir os problemas mencionados, e obter os benefícios da fase excêntrica. Entretanto, isso só será feito dando uma pausa de 3 a 5 segundos no final da fase de todas as repetições.
É válido ressaltar que não se deve apressar a contagem ou usar pausas menores que as informamos. Somente um período suficiente de isometria é possível obter as vantagens e 3 segundos é o mínimo.
Usar a técnica ponto zero nos exercícios é indicado para aqueles que seguem um plano de treino com volume adequado e se alimentando de acordo. Além disso, que saiba executar cada exercício com precisão.
Confira um vídeo na qual Fernando Sardinha explica o PONTO ZERO:
(Vídeo via YouTube por Coach Rubens Gomes)
Agora segue um vídeo de Sardinha aplicando o PONTO ZERO na prática:
(Vídeo via YouTube por Fernando Sardinha)
As vantagens do ponto zero são inúmeras, principalmente no quesito ganho de massa muscular. Em vista disso, vamos citar os benefícios dessa estratégia adotada pelo mestre Fernando Sardinha. Acompanhe:
Como já dito o treino Ponto Zero é democrático e para todos, e está incluso no Sardinha Evolution. Clique aqui para Conhecer!
Um método super recomendado pela comunidade do fisiculturismo, que abrange em miúdos como executar o Ponto Zero.
Além também de oferecer outros ensinamentos relevantes para atletas amadores e profissionais.
Aqui no Dicas de Treino estamos focados em agregar aos seus treinos.
Dessa forma estamos trabalhando em uma sequência de conteúdo sobre o fisiculturista Fernando Sardinha, seu produto Sardinha Evolution e sobre essa técnica indiscutível para êxito em diferentes treinos.
Sendo assim, disponibilizamos o link para você conhecer o Sardinha Evolution e obviamente aprender como colocar em prática o método Ponto Zero.
Acesse, avalie e veja como o mestre Sardinha sabe explicar, inclusive, para você aderir ao método de forma autonomia sem mesmo necessitar de um professor o tempo todo presente. Clique aqui para se Inscrever!
Pra finalizarmos o assunto sobre este método é falado nos últimos tempos, precisamos lembrar o porquê o ponto zero funciona tão bem…
A resposta é simples: o ponto zero é científico!
Para executarmos o treino usamos a biomecânica natural do corpo humano, cuja exploração é pouca em exercícios impensados.
Logo, não há como fugir do aproveitamento do movimento, pois na primeira repetição toda carga é extraída do ponto de início: ponto zero!
Portanto, a tática inovadora que na verdade é apenas baseada em conceitos que já são amplamente usados no mundo da musculação, tem o poder de maximizar o resultado nos treinos.
O uso da Oxandrolona pelo Homem é muito procurado para ganhos em músculos, mais força…
Stomach Vacumm significa vácuo de estômago, mas também é conhecida como vacuum abdominal. Esta técnica…
O consumo de suplementos proteicos é um hábito muito comum entre atletas ou praticantes de…
Não basta apenas tomar um suplemento proteico, se existe essa necessidade é preciso saber quais…
Não só a maioria das pessoas que treinam musculação, mas também os fisiculturistas, geralmente deixam…
Whey Protein, Creatina, Glutamina são alguns dos suplementos mais utilizados e conhecidos por aqueles que…
O que comer antes do treino para ganhar massa é algo que todos que buscam…
Na rotina de exercícios muitas vezes o foco acaba sendo os músculos do peitoral e…
Os glúteos são uma parte do corpo que chama muito a atenção, tanto nas mulheres…
O fisiculturista vencedor sete vezes do Mr. Olympia chamava bastante a atenção, principalmente por ter…
Devido à correria do dia a dia muitas vezes fica difícil desligar completamente na hora…
Os praticantes de Jiu Jitsu necessitam de uma alimentação equilibrada tanto para os treinos quanto…
Masteron é um dos nomes comerciais para o propionato de drostanolona e trata-se de um…
Anabolizantes para ganhar massa muscular existem vários, porém, não significa que todos são seguros. Desde…
O Potenay, é um preparado químico, contendo complexos vitamínicos (tônico reconstituinte e estimulante). Originalmente desenvolvido…
Anabolizantes para secar realmente funcionam? Tem efeitos colaterais? Quais os principais e como agem? Veja…
Os efeitos colaterais do Masteron muitas vezes são ignorados e por isso trazem prejuízos a…