Fernando Sardinha – Um dos maiores fisiculturistas do Brasil (história e carreira)

Fernando Sardinha - Um dos maiores fisiculturistas do Brasil (história e carreira)
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

Fernando Sardinha é um fisiculturista brasileiro, que além de muitos títulos, se dedica a ensinar o que aprendeu ao longo de sua carreira.

Do interior de São Paulo para o mundo Fernando Luiz é parte de uma interessante e diferente história de vida.

A começar pelo nickname Sardinha, decorrente de sua estrutura pequena e magra, outros fatos de sua vida o tornaram uma respeitada celebridade.

Mestre Sardinha é dono de muitos títulos provindos de diferentes competições, além de importantes troféus dignamente colecionados.

Mas, acima de tudo, o fisiculturista brasileiro com mais títulos é também uma das referências no esporte devido a empatia que desenvolveu com seu público.


Sendo assim, nada mais justo que dedicarmos esse post completo a Fernando Sardinha.

Nunca é demais falarmos sobre alguém tão nobre, dedicado e decidido, principalmente que serve de inspiração para todos os jovens que estão iniciando no fisiculturismo.

Boa leitura!

 

História do Fernando Sardinha

 

Fernando Sardinha nasceu no ano de 1969, no dia 18 de novembro, na cidade de São Carlos que fica fica pouco mais de 200 quilômetros da capital São Paulo.

Filho de pais amorosos, mas que queriam mesmo era poder aplaudi-lo em shows que viriam durante sua vida graças ao talento musical que aflorava por necessidade.

Pois além de uma referência na qualidade muscular e força, Sardinha, por um bom tempo (quase 15 anos) trabalhou com música.

Aliás, um trabalho que começou na adolescência, mas não foi o primeiro, porque desde os 10 anos de idade Fernando Sardinha precisou dedicar horas do seu dia higienizando banheiros.

Ele e sua família precisavam de dinheiro para o sustento, após um desfalque financeiro que levou a família a passar por momentos conturbados.

Assim como para muita crianças, Fernando Sardinha precisou lidar com interrupções no curso normal da infância.

E, de um menino alegre, que adorava e se inspirava assim como muitos em super heróis com músculos grandes como Superman, Hulk e Namor – Rei de Atlândida, viu-se mais tarde fazendo bagunça na sala de aula para ser liberado e assim poder receber um pouco mais do lanche, graças e sensibilidade da merendeira para com sua causa.


 

Fernando Sardinha entre dois Mundos Extremos

 

Na pré adolescência, Fernando Luiz, revelou-se com grande potencial para a música, inclusive foi essa habilidade que reergueu a família Luiz.

Ele, seu pai Valdir, o teclado substituto do piano de família, formaram um trio ideal para apresentações singulares.

Fernando Sardinha, tem uma ‘veia artística’ preponderante, que inclusive lhe permitiu participar de espetáculos como Dança dos Signos,  Noturno  e Aldeia dos Ventos da Companhia Oswaldo Montenegro.

A ida para as aulas de Judô proporcionaram a Fernando Sardinha manter contato com Francisco Garcia, Sensei da academia, uma pessoa que fez diferença na vida do atleta, graças aos bons ensinamentos que lhe passou..

Contudo, a musculação roubava-lhe os pensamentos e no dia 19 de junho de 1985 ingressou no universo do fisiculturismo, dedicando-se pouco tempo do seu dia aos treinos, porque ainda existia a música.

Insistentemente seus pais priorizavam que Fernando colocasse a música como sua primeira opção para uma carreira, aliás, antes mesmo da maioridade já era considerado um músico profissional.

Entre melodias, compassos e arranjos, a vontade de Fernando Sardinha em se dedicar ao culturismo crescia quase que sem poder controlar.

Sua grande inspiração, Arnold Schwarzenegger, também lhe encorajava a buscar um aporte maior para treinar e se desenvolver.

Foi então que Fernando Sardinha ingressou na Olimpic Center, academia que tinha como treinador Chicão Carrara, um dos profissionais mais reconhecidos na área da musculação até hoje.

 

O primeiro contato de Fernando Sardinha com a Musculação

 

Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

A vivência na academia foi o fator chave para Fernando Luiz se render de vez ao fisiculturismo, além disso foi nesse ambiente que o apelido ‘sardinha’ também surgiu.

Fernando Luiz é um cara de  estatura média (1,64 cm), quando começou a treinar estava com pouco mais de 52 kg, suas medidas não eram impressionantes como são hoje.

Porém, Fernando era realmente muito esforçado e imediatamente recebeu apoio importante de colegas, já em níveis bem mais adiantados, que se chamavam Nameh, Du Salata, Du Boinain.

O estilo, a dedicação, e o físico de Fernando levaram a turma a chamá-lo de ‘sardinha’ e não deu outra, a partir do segundo dia com esse apelido, ele pegou forte.

 

Fernando Sardinha no Inicio da Carreira

 

No primeiro momento esse codinome lhe trouxe ira, o que ficou de lado, assim que percebeu todas as possibilidades que estudar fisiculturismo, além da prática, poderiam lhe proporcionar.

Leituras assíduas, cursos e treinos lhe renderam a oportunidade de se tornar instrutor da academia, aumentando, definitivamente seu tempo em contato com a musculação.

Porém, seu grande objetivo de se tornar um atleta profissional instigou e o motivou a se preparar para sua primeira competição IFBB no ano de 1989 no Campeonato Paulista (Anhembi), na categoria Júnior Leve de até 70Kg.

Fernando Sardinha, na ocasião com 20 anos de idade se consagra campeão, e abre todas as premiações que estariam por vir com seu primeiro título.

 

Trajetória da carreira de Fernando Sardinha

 

Outros esportes foram importantes na carreira de Fernando Sardinha, como o Judô, Jiu-jitsu e o Karatê, inclusive foram fundamentais para desenvolver o jeito calmo, seguro e focado do atleta.

Após conseguir o primeiro lugar na competição citada, nos próximos 30 dias Fernando Sardinha já estava competindo novamente e garimpou o terceiro lugar na modalidade Júnio Leve no Campeonato Brasileiro da IFBB.

Em 1990, Sardinha conquistou as mesmas posições nos respectivos campeonatos, e então uma sequência de títulos iniciou-se.

Empenho, dedicação e mudanças nutricionais levaram Sardinha para competições internacionais.

Sardinha segue o estilo da Old School, e assim como vários nomes relevantes do fisiculturismo optou pelo treino pesado, sem muita frescura, e que leva cargas bem substanciais.

Ele é o fisiculturista do Brasil que mais tem títulos, nacionais e internacionais. Ao todo, são 132 troféus.

Já, no montante de 135 competições acumulou 90 títulos e belas 128 medalhas.

Sem dúvida, os dois prêmios de muito destaque no cenário internacional foram:

# O segundo lugar disputado na Inglaterra  na modalidade Mr Universe/NABBA da National Amateur Body Builders Association;

# Campeão Mundial/NSL no ano de 2017, disputado em Houston (EUA);

# Vice campeonato também em 2017 na modalidade World NABRA, categoria Master, disputado na Rússia.

 

Fernando Sardinha e as Conquistas Nacionais

 

Campeonatos organizados pela IFBB – Federação Internacional de Culturismo e Fitness são os mais relevantes do Brasil.

 

Trajetória da carreira de Fernando Sardinha

 

E funcionam paralelamente com outros eventos como Arnold Classic Brazil e o Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo.


Uma lista compacta feita por Fernando Sardinha, resume os prêmios que considera os principais.

 

Principais Prêmios
Melhor posador mundial (3 conquistas)
Tricampeonato Paulista e Overall
Campeão Brasileiro (3 vezes)
Vice-campeão Sul-Americano NABBA
Campeão do mundo WFF e WBBF
Vice-campeão WBPS
Vice-campeão Mundial WFF
Terceira posição no Mr. Universe NABBA
Vice-campeão Mundial NABBA
Bicampeonato da modalidade Troféu Brasil
Campeão Mr. Santos
Melhor posador nacional (11 vezes)

Um fato peculiar e que dá um recorde a Fernando Sardinha é sua participação em competições mundiais através de federações simultâneas, 5 na verdade, que nem mesmo Arnold priorizou.

 

Uma carreira além de Músculos de Ferro

 

Fernando Sardinha é um atleta envolvido com seu propósito e por isso mantém a disciplina, com treinos diários, alimentação balanceada e uso de suplementos.

Contudo, no seu currículo também podemos encontrar uma lista interessante de certificações, graças a sua dedicação em aprender.

Leia também:

Ponto Zero (Técnica Avançada de Treino que vai Explodir seus Músculos)

Sardinha Evolution – Plataforma para quem Busca Emagrecimento e Ganho de Massa

Uma dessas especializações o levou a árbitro da IFBB, setor Brasil, e na NABBA onde ocupa o corpo docente.

Fernando Sardinha também é preparador físico, técnico em musculação, palestrante, dono de uma academia para preparar atletas chamada de Sardinha’s Gym, e criador de vários programas de treino, disponibilizados comercialmente.

 

Programa de treino preferido por Fernando Sardinha

 

Trabalhar bíceps é prioridade para Fernando Sardinha, isso para garantir força e expressão durante apresentações.

Treinos constantes de 40 a 50 minutos fazem parte da rotina de Sardinha, que divide o tempo entre grupos de músculos.

Uma sequência que Sardinha utiliza, envolve 4 treinos:

 

TreinoGupo Muscular
.
A
Peito
+ Panturillha
+ Parte da frente e lateral do ombro e peito.
.
B
Costas
+ Lombar
+ Abdômen e posterior do ombro.
.
C
Glúteos
+ Abdômen
+ Quadríceps (anterior da coxa) e adutores.
.
D
Panturrilhas
+ Isquiotibiais
(posterior da coxa)

Obviamente que existem variações no treino para atender demandas de cada tipo de competição.


Sendo assim, para momentos de Off-Season (competições mais espaçadas) o treino em 6 dias da semana, com grupos musculares separados por dia, é o ideal.

Já, em momentos de On-Season (proximidade de competir), os treinos são diários e mais aprofundados, inclusive com  mais de um grupo muscular por dia.

 

O ambiente ideal para Fernando Sardinha treinar?

 

Sardinha´s Gym naturalmente!

Este espaço criado por ele tem estilo ( o seu) e está situado em Ribeirão Preto (SP) cidade amada e receptiva que o atleta adotou.

Nesse ambiente, Sardinha propicia treinos e interação com todos, mesmo aqueles que só frequentam a academia esporadicamente.

Tudo isso, porque Fernando Sardinha não abnegou jamais seu outro talento, o de canto e músico, e é por isso que todas as trilhas musicais de sua academia tão enigmáticas.

 

Qual a dieta de Fernando Sardinha?

 

Fernando Sardinha é um fisiculturista adaptável e que leva a sério a dieta para este tipo de esporte.

Balanceada e modificada conforme o propósito de cada competição, alguns elementos nunca podem faltar.

Para Fernando Sardinha, sua lista de alimentos deve conter naturalmente todos os macronutrientes.

 

Sendo assim, carboidratos do tipo:

# Macarrão integral;

# Batata-doce;

# Aveia (na forma de farinha);

# Pão integral;

# Maltodextrina em pó.

 

Fontes de proteínas:

# Ovos (clara);

# Peito de frango

# Alcatra e patinho.

 

É absolutamente comum incorporar whey protein a suas receitas, tanto na forma de shake como em papas e mingaus.

Aliás, Fernando Sardinha apoia o uso de suplementos aleatórios para ajudar na manutenção e crescimento muscular.

 

Na sua despensa não faltam:

# Whey Protein;

# BCAA;

# Creatina;

# Beta-Alanina;

# Maltodextrina;

# Glutamina;

# NO2;

# Vitaminas C e do complexo B.

 

Naturalmente que quantidades e combinações para uso desses suplementos são previamente estudados, inclusive por ele próprio que tem amplo conhecimento no assunto.

 

Medidas de Fernando Sardinha

 

Um atleta convicto que se inspira nas melhores referências do culto ao corpo musculoso como Arnold Schwarzenegger, Ronnie Coleman, Dorian Yates entre os internacionais.

Sem deixar de reverenciar brasileiros como Fernando de Noronha; Paulo Lima; Wilson Santos e vários outros.

Fernando Sardinha está com 49 anos e mantém um físico invejável, atualmente se dedica a expandir seu programa de treino e é presença importante em eventos da área.

É, sem dúvida um profissional da elite, nos momentos de pausa entre competições, ganha peso naturalmente.

Em uma de suas medições (2017) disponibilizadas no site Sardinha Evolution, encontramos as seguintes medidas:

 

Peso132 kg
Altura1,64 m
Braços50 cm
Antebraço40 cm
Ttórax132 cm
Cintura86 cm
Quadril106 cm
Coxa74 cm
Panturrilhas48 cm

Um ícone Respeitado e Imbatível

 

Fernando Sardinha é pai de Lara Luiz, que já segue seus passos no esporte.

É um atleta de posicionamentos e opiniões, os quais transformou em ferramentas de trabalho.

Defende o uso de esteroides anabolizantes e sabe explicar o porquê.

Tem o respeito da comunidade do culturismo internacional e serve como importante referência para jovens que estão ingressando  no esporte.

 

Sardinha Evolution a concretização de um Sonho!

Já são mais de 34 anos de uma consistente carreira no fisiculturismo, primordial para lhe somar em conhecimento e vivências.

Assim sendo, Fernando Sardinha criou pesadamente a Plataforma Sardinha Evolution.

Sardinha EvolutionQue é um ambiente online, didaticamente montado para demonstrar e ensinar a aplicabilidade do Método chamado de Ponto Zero.

A legitimidade e a disciplina de Fernando Sardinha são passadas por ele próprio e todos que se inscreverem no programa.

 

Como usar o Ponto Zero na Periodização

 

 

Com 50cm de braço? Só 5kg de cada lado?

 

 

Supino com apenas 20kg de cada lado?

 

 

Para conhecer o Programa Sardinha Evolution, clicando aqui!

 

Sobre o Sardinha Evolution

 

Um método pioneiro, desenvolvido inteligentemente pelo mestre brasileiro do culturismo.

Pensado para pessoas que desejam ativar a musculatura, melhorar a performance e obter resultados verdadeiros.

Com técnicas realmente efetivas, a Plataforma Sardinha Evolution disponibiliza seu conteúdo em forma de vídeos, palestras e conteúdo escrito.

É o programa perfeito para muitos propósitos, ou seja, é ideal para quem quer:

Aumento de Volume Muscular;

Aumento de Força;

Redução de Gordura Corporal;

Definição Muscular;

Tornear pernas, glúteos, braços, coxas…

E também para aqueles, onde o foco é se tornar um campeão no fisiculturismo.

O Sardinha Evolution é para homens e mulheres, iniciantes e experientes na musculação.

Com toda certeza, vale muito conhecer este programa idealizado por um atleta de ponta.

Conheça o Sardinha Evolution agora mesmo, clicando aqui e confira!

 

Para concluir, gostaríamos que compartilhasse o este artigo e sinta-se à vontade para interagir com sua participação abaixo.

 

1 COMENTÁRIO

  1. Fernando, Parabéns pela dedicação, esforço e competência…

    Tenho muito orgulho de ter participado da sua história de vida!!! Que Deus te abençoe sempre meu amigo!!!! Grande abraço!!!

    Sensei Francisco.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui