Por Mauricio Mendonca – 01 de janeiro de 2014

Dor. Velha companheira do Homem. Dor física, dor emocional, dor na alma. Temos tantas palavras para definir níveis tão diferentes dessa coisa que pode ser: sensação, sentimento e, sobretudo, comportamento. Conforme nos tornamos capazes, pelo aprendizado filogenético e sociocultural de observar e nomear o sofrimento, também aprendemos a desenvolver formas de lidar com ele como: remédios, afeto, fuga, lutar, beber, comer, se drogar, entre outras.
Muitas vezes temos a consciência que fugimos, evitando algo que nos faz ou fará sofrer. No entanto, muitas outras vezes não estamos cientes desses comportamentos. É quando fazemos de tudo para não sofrer. Infelizmente, a generalização desses comportamentos de fuga acaba nos levando a fugir, até mesmo, da dor do sacrifício, da dor necessária para a conquista de algum objetivo. O exercício físico, a saúde corporal e psicológica, o sucesso no trabalho e nos relacionamentos, tudo isso exige um trabalho de construção que, por sua vez, pode produzir algum tipo de sofrimento. Para atingir uma meta no treino ou na vida, é necessário abrir mão de uma série de coisas e se comprometer com várias outras. Isso pode ser sofrido. Fugir da dor, então, pode significar desistir do caminho que leva aos objetivos. Qual a solução? Aceitar a dor como fato da vida e parte do caminho e se comprometer, com os passos que levam até a conquista do sonho.
Tentar fugir do sofrimento não faz com que ele diminua. Quando estamos com uma música na cabeça, parece que quanto mais tentamos esquecê-la, mais ela gruda na gente, não é mesmo? Quem disse que temos que tentar apagar, abafar ou matar a dor? O ser humano constrói máquinas, desenvolve alimentos e remédios capazes de diminuir a dor; ele também persegue o sonho de eliminar o sofrimento, prolongando a vida e evitando a morte. Isso não é de todo errado. Temos mesmo que fazer frente à dor. Não podemos tolerar a violência, a exploração, o roubo, por exemplo. Isso é enfrentamento, não fuga.
Enfrentar a dor é buscar resolver problemas, é construir um mundo mais seguro e justo. Entendam a diferença: enfrentar a dor é aceitar que ela existe e se comprometer com a mudança; fugir da dor é tentar negar, apagar a sua existência através de subterfúgios (comida, bebida, drogas, trabalho em excesso, sexo, etc.).
O que você faz para fugir do sofrimento? Quando alguém briga com você, sua reação é acabar-se num pote de sorvete? Quando você acha que o treino não está dando resultado, você enche a cara de cerveja e desiste? Quando algo dá errado você passa o dia todo pensando naquilo, remoendo, revivendo a situação? Agora me diga: esses comportamentos te aproximam ou te afastam dos seus valores e objetivos? Caso você venha fazendo coisas parecidas para diminuir sua dor, saiba que você encontra-se controlado pela situação. Aceite a dor como um fato e observe seus sentimentos. Observe, mas não se identifique com eles. Você é maior que sua dor, você não é seus sentimentos, pensamentos e atitudes negativas. Deixe que o sofrimento viva, desapegando-se dele. Ele vem, mas também vai. Siga adiante com seus valores e objetivos.
É óbvio que a vida não é fácil. É verdade que muita gente vai tentar te atrapalhar, te fazer sofrer, te empurrar quando deveria estender a mão. Não, a vida não é um mar de rosas. No entanto, não jogue energia fora tentando mascarar seu sofrimento. A dor é parte da vida. Empenhe-se em conquistar sua felicidade; direcione suas forças para transformar sua realidade; foque em construir um mundo melhor. Centralize-se. Viva o aqui e agora. Nada vai te derrubar.
Saiba que todo e qualquer objetivo exige sacrifícios. Você quer um abdômen sarado? Quer músculos definidos? Quer perder peso? Vai ter que aceitar a dor do treino, a dor de se afastar de excesso de bebida alcoólica, refrigerante, doces, entre outros alimentos e bebidas que não auxiliarão na conquista de seus objetivos. Então, você aceitará a dor e se comprometerá com seus objetivos? Ou prefere fundir-se com o sofrimento e deixá-lo destruir todos os seus sonhos?
Pague o preço: NO PAIN NO GAIN.
Salvar
Oxandrolona emagrece? Essa é uma dúvida pertinente para quem está “explorando” a hipótese de aderir…
Primobolan, Nibal ou “primo”, são nomes comerciais para o composto ativo Metenolona (masterona) que é um…
Os efeitos colaterais do Masteron (drostanolona) são frequentemente subestimados. Por ser um esteroide anabolizante androgênico…
O acúmulo de água e outros fluídos no espaço que fica entre as células do…
Ganhar massa muscular rápido não depende de fórmulas milagrosas, e sim de estratégias comprovadas, aplicadas…
Todos nós sabemos que existe uma quantidade de proteínas por dia para ingerirmos. E que…
É possível definir o corpo mais rápido? Ou definir o corpo 3x mais rápido e…
A Baixa Testosterona é um problema que afeta tanto homens quanto mulheres em todo o…
O uso da Oxandrolona pelo Homem é muito procurado para ganhos em músculos, mais força…
O ovo é um dos alimentos preferidos de atletas e praticantes de musculação. Fácil de…
Na rotina de exercícios muitas vezes o foco acaba sendo os músculos do peitoral e…
Com todas as rotinas de treino individual da sequência do Guia de Treino ABC já…
Os anabolizantes ou esteroides androgênicos anabólicos, são hormônios sintéticos que estimulam o desenvolvimento de alguns…
Renato Cariani é formado em química e educação física (CREF nº 027146-G/SP) e também atua…
A Trembolona ou 19-Nor é um anabolizante extremamente potente, utilizado para aumentar o peso do…
Hemogenin é o nome comercial de um medicamento muito conhecido chamado Oximetolona, da classe dos…
Masteron é um dos nomes comerciais para o propionato de drostanolona e trata-se de um…
Anabolizantes para ganhar massa muscular existem vários, porém, não significa que todos são seguros. Desde…
Anabolizantes para secar realmente funcionam? Tem efeitos colaterais? Quais os principais e como agem? Veja…
O Durateston ou “dura”, é um dos anabolizantes a base de testosterona mais consumido no…
Veja quais as principais sobre a Oxandrolona para a mulher, se o esteroide emagrece, como…
Atualmente, vemos muitas pessoas usando o tadalafila como vasodilatador, uma estratégia diferente para conseguir melhores resultados…
COMENTÁRIOS
Pague o preço NO PAIN NO GAIN!!!
Adorei, muito bom mesmo.
Excelente texto de motivação. Vou ler todos os dias!