Por Newton Siqueira Junior – 16 de maio de 2016

Bom, mas vamos ao assunto, Julio Serrão, Coordenador do laboratório de biomecânica do laboratório de Educação Física da Universidade de São Paulo (USP), explica que a barra W foi desenvolvida justamente para ser mais confortável durante a execução de exercícios que precisam de flexão do cotovelo, porque a posição do punho é similar ao da barra W. Essa barra surgiu com o objetivo de mudar o acionamento muscular, mas a gente acertou errando.
Quando pensamos em um exercício, além de toda a funcionalidade que ele gera, ou seja, desenvolvimento de força, flexibilidade, etc, o mesmo deve proporcionar um certo conforto na sua execução, para que haja também segurança.
Julio Serrão diz que ao usar a barra W para fazer o movimento de rosca, por exemplo, ela acaba sendo mais adequada por prevenir problemas nos cotovelos pois quando utilizamos essa articulação no movimento de uma Rosca Direta isso requer o movimento do punho simultaneamente e, com uma barra reta, você deixa a articulação do punho desfavorável, podendo desenvolver uma tendinopatia.
Segundo Waldemar Guimarães, a barra reta é bastante anti anatômica, as barras W foram inventadas para propiciar movimentos de extensão e flexão de cotovelo mais confortáveis. Exercícios na barra reta podem produzir epicondilite medial.
Luis Claudio Bossi, pesquisador e professor da Unifae, enfatiza que, quando usamos a barra W, o movimento do bíceps é de flexão do cotovelo acompanhado de uma supinação. Com a barra reta, tende a ter esse movimento por completo, porém essa posição leva a um estresse na articulação do cotovelo, conhecido como epicondilite lateral ou medial, também chamadas de cotovelo de tenista.
Embora pareça uma besteira, quando se mantém a dor no cotovelo podemos gerar uma inflamação no tendão do braquioradial e, se não passar, pode se tornar uma condição cirúrgica.
Na articulação do cotovelo contamos, neste movimento, com 3 músculos (Braquial, Bíceps e Braquioradial) e a ênfase em uma ou outra área muscular se da pela posição das mãos, ou seja, pelas pegadas.
A barra W foi feita para acomodar o punho, proteger o cotovelo e melhorar nossos padrões de movimento reduzindo assim as lesões. Pode-se reparar que os aparelhos de tríceps e bíceps já vem com uma empunhadura angulada, para que haja esse ajuste, como informação adicional entenda que essa lei serve tanto para o bíceps quanto para o tríceps.
Isso quer dizer que tenho que abandonar minha querida barra reta??
Não!!!! Quando se trata de treinar bíceps, a regra segue sendo a mesma: utilize diversos exercícios para estimular o desenvolvimento muscular de todas as porções do músculos. A utilização de ambas as barras produzirá o desenvolvimento máximo das porções do bíceps. Vejamos algumas barras com suas respectivas pegadas e utilidades quanto ao bíceps segundo o Prof. Óscar Morán Esquerdo.
Exercício básico e pesado para o bíceps, exige um grande envolvimento das cabeças. Estatisticamente o ser humano pode supinar 90º dos antebraços, ou aproximadamente isso, mas geralmente ocorre que a posição dos punhos acaba sendo incomoda ou dolorosa, então é preciso optar pelas variantes Z, W, T, Halteres, pronada.
Pegada anatomicamente mais racional e, alem disso, proporciona um maior envolvimento do braquiorradial e da cabeça longa do bíceps. O que pode ser inconveniente é se adequar ao desenho da barra, que pode alterar a distancia da pegada.
O trabalho de bíceps continua sendo ativo, sobretudo a cabeça lateral/longa, e passa a ser protagonista do restante dos flexores. É o melhor ajuste entre ulna-radial.
Halteres: Os halteres terão a vantagem de se adequar ao giro de punho e dispor de muitas opções de execução.
Pegada Pronada: Conhecida como rosca invertida, é uma variante da rosca direta com grande atuação nos antebraços.
Lembre-se sempre, que você deve seguir seu programa de treinamento e seu treinador deve selecionar as pegadas mais indicadas para o determinado momento, como disse antes a variação entre pegadas e exercícios produzirão ótimos resultados. Nunca faça uma escolha sozinho, consulte e questione sempre seu Professor/Treinador.
Referências Bibliográficas
Enciclopédia da Musculação – Prof Óscar Morán Esquerdo
Salvar
Na rotina de exercícios muitas vezes o foco acaba sendo os músculos do peitoral e…
O ovo é um dos alimentos preferidos de atletas e praticantes de musculação. Fácil de…
Renato Cariani é formado em química e educação física (CREF nº 027146-G/SP) e também atua…
A Trembolona ou 19-Nor é um anabolizante extremamente potente, utilizado para aumentar o peso do…
Hemogenin é o nome comercial de um medicamento muito conhecido chamado Oximetolona, da classe dos…
Masteron é um dos nomes comerciais para o propionato de drostanolona e trata-se de um…
Anabolizantes para ganhar massa muscular existem vários, porém, não significa que todos são seguros. Desde…
Anabolizantes para secar realmente funcionam? Tem efeitos colaterais? Quais os principais e como agem? Veja…
O Durateston ou “dura”, é um dos anabolizantes a base de testosterona mais consumido no…
Veja quais as principais sobre a Oxandrolona para a mulher, se o esteroide emagrece, como…
Atualmente, vemos muitas pessoas usando o tadalafila como vasodilatador, uma estratégia diferente para conseguir melhores resultados…
Sabemos que para ganhar músculos precisamos de alimentos fonte de proteína como frango, ovos, carne…
A gordura no fígado é conhecida tecnicamente como esteatose hepática e tem se tornado um…
A Polícia Civil do Paraná desarticulou um grupo suspeito de movimentar milhões com o tráfico…
O Ciclo de Masteron ou drostanolona, é o tempo de aplicação deste esteroide que brilha…
O uso da Oxandrolona pelo Homem é muito procurado para ganhos em músculos, mais força…
A Baixa Testosterona é um problema que afeta tanto homens quanto mulheres em todo o…
Vale Mais a Pena Comprar Ovos ou Albumina? Essa é uma dúvida muito comum, e…
Todos nós sabemos que existe uma quantidade de proteínas por dia para ingerirmos. E que…
É possível definir o corpo mais rápido? Ou definir o corpo 3x mais rápido e…
O acúmulo de água e outros fluídos no espaço que fica entre as células do…
Se você busca um corpo mais estético e em forma, certamente já se perguntou como…
COMENTÁRIOS
Ótimo artigo. Recomendo a todos que prestem atenção a respeito. Já experimentei lesões no cotovelo e posso dizer, são das piores que existem. Jamais subestimem a importância de manter esta articulação protegida.
Atenção especial, também, para execuções forçosas com demasiada sobrecarga em exercícios de tríceps, que podem causar o mesmo problema.