Por Eduardo Marinho – 17 de julho de 2014
Sabemos que a creatina é um dos aminoácidos mais procurados por praticantes de exercícios físicos e culturistas, graças ao seu efeito “esponja” que leva água para o interior da célula do músculo, fazendo com que o ambiente seja propício ao crescimento, pois se mantém hidratado e pronto para receber nutrientes. Outro benefício que também é procurado é a participação na contração muscular (fosfocreatina).
A cafeína retém líquido por ser um diurético, já se pode perceber uma grande diferença entre os dois. O que quero mostrar é que um não anula o efeito do outro, mas convenhamos que também não favorece.
O correto seria usá-los em momentos distintos. Mas e se bater aquela vontade ao sentir o cheiro do café? Beba! Mas lembre-se de se hidratar mais.
Não, pois existem muitos diuréticos como bebidas alcoólicas, chás, molho de soja, alimentos salgados e em conserva (por conter alto teor de sódio).
Os estoques de creatina são armazenados na mitocôndria e os diuréticos, como o café, excretam o que está guardado em situações onde o corpo está com pouca hidratação.
Ai está mais um ponto onde eles não “combinam” em um mesmo período. Atletas e praticantes de exercícios físicos, utilizam esses diuréticos em períodos antes de competições ou metas a serem atingidas, pois ao ingerirmos, o organismo reage acelerando o metabolismo.
Uma das reações químicas é a homeostase, que em situações de calor externo ou interno, enzimas liberam gotículas de água para manter a temperatura ideal da pele e não ocorrer um futuro ressecamento (por isso a recomendação de beber mais de 2 litros de água quando usar a creatina) e outra, talvez o ponto chave do artigo, se perde mais líquido para o meio externo através da urina, adivinha o que vai junto? Sim, a creatinina, a substância precursora da creatina.
Cafeína e creatina podem sim ser usadas juntas, mas é o mesmo que investir em um carro velho numa corrida de fórmula 1, ambos levarão mais tempo para chegar a seu ápice.
O carro velho para chegar até o final dará várias voltas e a creatina, tão cedo não vai chegar a guardar grandes quantidades na mitocôndria, para ser usados nos momentos adequados do exercício.
Usá-las em momentos distintos, como fase de ganho muscular e outra buscando a definição ou perda de peso, seria o mais coerente.
Caso você tenha interesse em se aprofundar mais no assunto leia o post “Cafeína e Creatina no Esporte e controvérsias de complicações do uso da Creatina a funções renais e hepáticas“.
O treino para costas e bíceps da série ABC é o tipo de exercício que…
Masteron é um dos nomes comerciais para o propionato de drostanolona e trata-se de um…
O Ciclo de Masteron ou drostanolona, é o tempo de aplicação deste esteroide que brilha…
Veja quais as principais sobre a Oxandrolona para a mulher, se o esteroide emagrece, como…
O uso da Oxandrolona pelo Homem é muito procurado para ganhos em músculos, mais força…
Stomach Vacumm significa vácuo de estômago, mas também é conhecida como vacuum abdominal. Esta técnica…
O consumo de suplementos proteicos é um hábito muito comum entre atletas ou praticantes de…
Não basta apenas tomar um suplemento proteico, se existe essa necessidade é preciso saber quais…
Não só a maioria das pessoas que treinam musculação, mas também os fisiculturistas, geralmente deixam…
Whey Protein, Creatina, Glutamina são alguns dos suplementos mais utilizados e conhecidos por aqueles que…
O que comer antes do treino para ganhar massa é algo que todos que buscam…
Na rotina de exercícios muitas vezes o foco acaba sendo os músculos do peitoral e…
Os glúteos são uma parte do corpo que chama muito a atenção, tanto nas mulheres…
O fisiculturista vencedor sete vezes do Mr. Olympia chamava bastante a atenção, principalmente por ter…
Devido à correria do dia a dia muitas vezes fica difícil desligar completamente na hora…
Os praticantes de Jiu Jitsu necessitam de uma alimentação equilibrada tanto para os treinos quanto…
Anabolizantes para ganhar massa muscular existem vários, porém, não significa que todos são seguros. Desde…
COMENTÁRIOS
Ótimo texto Eduardo, parabéns!
Extremamente interessante, não fazia ideia do que ocorria quando se faz a ingestão das duas substancias.. Muito bacana!
Sugiro novos estudos sobre o tema!
pois o que falar dos pré-treinos da vida em sua formula vem a combinação de cafeina e creatina?
acho que o texto ficou bastante superficial...
Elias Sabino II
Nutricionista Esportivo
Elias, você como um nutricionista esportivo em vez de criticar o texto falando que esta superficial.. você poderia orientar com um comentário constritivo ou fornecer um texto mais aprofundado! Dessa forma esclarecendo ainda mais o assunto. #ficaadica
Desenvolvi um Artigo "Cafeína e Creatina no Esporte e controvérsias de complicações do uso da Creatina a funções renais e hepáticas" que vai responder muitas questões.. O mesmo esta disponível em http://www.dicasdetreino.com.br/cafeina-e-creatina-no-esporte/
Texto muito bom mesmo. E eu que sou "viciado" em café precisava ler a respeito.
Tem problema em tomar a creatina juntamente com BCAA no pré treino?
Judiação, o texto explica e você ainda pergunta o que foi explicado.
Então não se pode tomar thermogenico e creatina juntos???
Esse artigo foi em 2014, novos estudos hoje já demostra a grande e vasta vantagem de se usar a CRE + CAF, não desmerecendo o trabalho do Eduardo, mais pros dias de hoje esta ultrapassado. Sou nutricionista esportivo a mais de 20 anos e atleta fisiculturista profissional, participante da America stone. ( cafeína e creatina podem sim ser usadas juntas, mas é o mesmo que investir em um carro velho numa corrida de fórmula 1) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Essa foi triste.
Olá Marcos,
Obrigado pela contribuição!
Aqui consta o estudo do Eduardo um pouco mais completo, com suas referências e tudo mais: Cafeína e Creatina no Esporte e controvérsias de complicações do uso da Creatina a funções renais e hepáticas.
Acreditamos que você poderia usar seu conhecimento com Nutricionista e seu longo período no meio, para contribuir com a sociedade.
Ficamos à disposição para você encaminhar seu artigo, com as devidas referências bibliográficas atuais sobre o tema!
Forte abraço!