O que é Creatina, para que serve, Benefícios e Como Tomar

CREATINA O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

A creatina é um dos suplementos mais utilizados nos dias atuais para quem pratica exercícios físicos e sente a necessidade de melhorar seu desempenho físico, aumento de força e aumento de volume muscular.

 

O que é Creatina?

 

A Creatina é um composto de aminoácidos presente nas fibras musculares e o suplemento se tornou um dos recursos ergogênicos nutricionais mais utilizados nas últimas décadas.

Isso ocorre devido a melhora no rendimento esportivo para quem pratica treinos regulares e também para quem pratica diferentes exercícios físicos.

Três aminoácidos estão envolvidos na síntese proteica da creatina em nosso organismo: Arginina, Glicina e Metionina.

As principais fontes primárias são encontradas na carne vermelha, peixes e aves, contendo aproximadamente de 4 a 5g/Kg de creatina.

 

Para que Serve a Creatina?

 

A creatina é um produto que faz é aumentar a capacidade do seu corpo de produzir energia rapidamente.

Com mais energia, você se sai melhor em suas atividades físicas e acaba conquistando resultados bem melhores.

Ela é especialmente efetiva em atividades de alta intensidade.

Desta forma, pode-se obter maiores resultados no esporte, como em um tiro de 200 metros ou em levantamento de peso, por exemplo.

Leia também:

 

Benefícios

 

Dr. Paul Greehauff, diz que se você toma o suplemento, você vai ganhar peso rapidamente.

A princípio, o ganho inicial será de água acumulada. A partir daí seus músculos vão aguentar pressão e pesos maiores.

Segundo Dr. Paul Greehauff, estudos mostram que este aumento da intensidade do seu treinamento é o que leva diretamente ao ganho de massa muscular (efeito conhecido como “pump” muscular).

Além desses benefícios o consumo do suplemento, colabora com:

# Aumento de Massa Magra

# Evita o Catabolismo Muscular

# Mais resistência para suportar séries maiores e mais intensas de exercícios

# Menor tempo para recuperar inflamações comuns nos músculos após treinos

# Funciona como acelerador do metabolismo (influenciando o emagrecimento)

# Ajuda na manutenção dos músculos esqueléticos

Creatina Growth
Creatina Growth
Creatina Growth
creatina Growth

 

Como funciona e quais os benefícios do Suplemento

 

(Por Dr. Moacir Rosa)

 

Melhor horário para tomar Creatina

 

Não tem um horário especifico para ingestão da creatina, tudo vai depender da descrição contida na embalagem ou da orientação do Nutricionista.

O suplemento possui efeito acumulativo (uso crônico) e seus resultados não são imediatos.

Ou seja, não adianta tomar em um dia e esperar o efeito já no próximo treino.

O resultado do suplemento são observados, ao longo do tempo (média de 8 a 12 semanas).

Mas, partindo da premissa que organismos podem reagir de forma diferente, um grupo de adeptos defendem o uso no pré treino, agindo neste caso como um supressor da fadiga durante a execução do treino.

 

Como tomar Creatina?

 

Em geral, é recomendado tomar a creatina com suco, shake pré ou pós-treino ou outra fonte de carboidratos de alto índice glicêmico.

Ou seja, é necessário consumi-la junto com algum alimentos ou suplementos que produza insulina.

Isso porque o carboidrato vai aumentar a liberação da insulina, que por sua vez, carregará a creatina para a célula muscular.

Por esse motivo a creatina pode ser consumida com carboidratos de alto índice glicêmico: Maltodextrina, Dextrose, Aarroz, Pão e Macarrão e proteínas como Leite e Whey Protein.

Leia também:

 

Perguntas e Respostas

 

O que é a Creatina Monoidratada?

É o tipo básico de creatina. A mais comum no mercado e também com o maior número de pesquisas.

 

O que é o Selo Creapure?

O selo Creapure® que só é dado para marcas que passaram por rigorosos testes de padrões exigidos internacionalmente garantindo assim sua qualidade.

 

Quanto Tomar?

A recomendação determinada pela ANVISA é de 3 gramas por dia.

E em um treinamento resistido (musculação), pode-se tomar 5 gramas ao dia, sempre com a supervisão do médico ou nutricionista.

 

Para quem não é indicado?

Deve-se evitar, gestantes e mulheres com intenção de engravidar, doentes renais e hepáticos, diabéticos.

 

Creatina Engorda?

Não existe nenhum estudo que comprove que o uso do suplemento engorde.

 

Creatina emagrece?

Existem estudiosos que dizem que sim, principalmente porque células bem hidratadas tendem a ser mais metabólicas.

É importante afirmar que o emagrecimento também pode estar associado com as intensas atividades que os usuários de creatina se submetem devido à energia extra.

 

Tomar com outros suplementos aumenta os resultados?

Sim. Como explicado anteriormente, o uso frequente de creatina pode aumentar os resultados em exercícios de explosão ou levantamento de peso mais intensos.

 

Creatina prejudica os rins?

De forma alguma. Pessoas saudáveis, pelo menos, não correm o menor risco em fazer o uso.

É recomendado, no entanto, o monitoramento daqueles que tem doenças renais pré-existentes.

O suplemento pode aumentar os níveis de creatinina no sangue, criando um resultado falso positivo em exames.

Isto é: o exame pode acabar sendo interpretado como se os rins tivessem sofrido algum dano, quando na verdade está tudo bem.

Leia também:

 

Onde comprar creatina?

O Creatina é um suplemento mundialmente conhecido.

Sua venda é feita em lojas de suplementos, farmácias, academias e lojas on-line.

Porém, comprar de fabricantes é vantajoso, principalmente para garantir um produto de qualidade, que não ofereça riscos a saúde por conter outros aditivos.

Na Growth Supplements é possível encontrar um suplemento ímpar em qualidade e com valores 40% mais baratos. Clique aqui e confira!

 

 

Esperamos que o post tenha ajudado você a sanar suas dúvidas!
Pas
se essas informações adiante, compartilhe! 

 

 

Referências

Internacional Society of Sports Association. Stand: Creatine Suplementation and Exercise. US National Library of Medicine, 2007.

Arciero PJ, Hannibal NS, Nindl BC, Gentile CL, Hamed J, Vukovich MD. Comparison of creatine ingestion and resistance training on energy expenditure and limb blood flow. Metabolism 2001; 50:1429-535.

Carvalho, A. P. P. F.; Molina, G. E.; Fontana, K. E. Suplementação com creatine associada ao treinamento resistido não altera as funções renal e hepática. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 17. No. 4. São Paulo Jul./ago. 2011.

 

Salvar

...VEJA TAMBÉM...



Whey Protein Growth Grupo DT

63 COMENTÁRIOS

    • Por partes o tanino presente na banana irá diminuir a absorção do aminoácido, assim como a gordura presente no leite, porém, o açúcar presente na fruta e no leite (lactose e frutose) que são monossacarídeos aumentariam a oferta de glicose para a liberação de insulina, que por partes aumentariam a biodisponibilidade da creatina.

    • Tenho 63 anos tô tomando uma cápsula de lavitan cretina ao dia para testar por que não sou um atleta.

      Só para ter mais resistência para a atividade diária e o cansaço de atividades mais pesadas.

  1. Agora eu posso comprar a creatina sem medo rs. Decidi comprar a creatina da Dymatize… eu conheço a marca, mas não sei se a creatina deles tambem é boa.

  2. Minha nutri me deu opções para se tomar pré e pós treino e no pós ela deu opção da creatina + malto uma colher de cada, mas a atendente da loja achou estranho passar depois quando todos tomam antes, o que acham disso?

    • Também fui orientado a usar antes, porém na embalagem esta escrito o seguinte (ingerir uma dose antes da atividade física ou de acordo com orientações do médico ou nutricionista).

      Claro que se a nutricionista pediu para tomar depois existe um motivo, ela não explicou o porque?

    • Tomar creatina depois do treino é por que seus gastos de creatinas foram gastos por isso toma antes e depois, você divide as 5gramas pra repor.

  3. Fico feliz vocês são massa, sempre malhei e não conhecia esse site estou aprendendo muito com a galera, estou parado por algum tempo, comprei meu próprio aparelho, to todo quebrado kkkk.

    • Eu faço a ingestão seguindo orientação da minha nutricionista que bateu com a instrução da embalagem.. 30min antes do treino independente se o treino for de manhã a tarde ou a noite.

  4. A creatina é um produto que funciona baseado na quantidade total presente no corpo. Não é uma substância de efeito direto e agudo que se tomada antes ou depois do treino vai gerar resultados diferentes, o que vai fazer a diferença é a ingestão constante de 5g todos os dias. Independente do horário.

    • Acredito que não tenha problemas.. Eu mesmo fiz a ingestão de Creatina + BCAA por um certo tempo devido a recomendação da minha nutricionista. Mas devo lembrar, cada caso é um caso!

  5. Sempre tomava a creatina antes do treino, mas ela pode ser tomada também após o treino ou em qualquer hora do dia. Funciona como uma reserva a ser usada no próximo treinamento.

  6. Malhei 6 meses e depois sair, pesava 40 quilos assim que entrei depois de passados os 6 meses já estava com 49k , mas sai, passei 3 meses sem malhar tomei uma injeção anticoncepcional de 3 meses e emagreci bastante, tô muito magra, voltei pra academia hoje faz 2 dias minhas pernas doem bastante, tomei buclina 30 comprimidos e não engordei, quero ganhar peso rápido, a creatina serve?

  7. Creatina é indicado para quem pratica Natação e Artes Marciais? Ou até mais de 3 Esportes? Eu tomo Proteína Isolada, mas quanto mais me ajudar melhor será para o meu bem estar, alguém poderia me responder isso, por gentileza?

  8. Eu não entendi. De acordo com o 1º parágrafo, “As principais fontes são encontradas na carne vermelha, peixes e aves, contendo aproximadamente de 4 a 5g/Kg de creatina”.
    Logo, quando a gente compra a creatina, ela é oriunda disso, de carnes vermelhas, é isso? Eu só gostaria saber, de quando a gente compra, qual a origem.

  9. Tenho 19 anos, comecei a malhar com 17, inicialmente, ganhei bastante peso, depois iniciei o uso de um anticoncepcional injetável, notei que após 1 ano de uso, comecei a perder massa agora não estou conseguindo ganhar massa, me alimento bem, treino com instrutor bem certinho, malho três vezes por semana e mesmo assim não consigo repor a massa e voltar ao meu peso.

    Uma personal indicou a Creatina para ganho de massa, porém, ao ver uma pergunta de um rapaz fiquei com medo. Quero saber,se eu vou ganhar e em seguida perder? Alguém pode esclarece isso, por favor!

    • Sempre tomei 5g, e nas próprias embalagens estavam escritas para tomar 5g.
      Bem, acredito que você deveria seguir a instrução da embalagem ou do seu nutricionista caso você tenha.

      Abraço!

  10. Olá, a creatina também produz um efeito positivo para quem tem depressão ou distimia. Ajuda na recuperação do humor. Utilizo e os resultados são bons.

  11. Muito bom o texto! A creatina é a muito tempo um dos melhores recursos ergogênicos, especialmente para quem pratica atividades físicas de curta duração e alta intensidade, que requer o máximo de força e explosão muscular.

    O melhor disso é o fato dela poder ser usada em diversas modalidades esportivas e ter muitos estudos científicos comprovando sua eficácia. …achei bacana um estudo de 2018 em uma parte que menciona o uso de creatina por ciclistas, com melhora considerável da recuperação entre os sprints, assim podemos ver que seu uso não é restrito apenas a quem pratica musculação ou exercícios com peso.

    Além disso, há uma relação do consumo de creatina com a melhora dos quadros de sarcopenia (perda degenerativa de massa muscular). Tudo isso comprova cada vez mais os efeitos benéficos da creatina para o corpo. Quando usada nas doses recomendadas e com uma dieta bem elaborada só faz bem!

  12. Acredito que a creatina realmente faça todos esses efeitos citados no texto. Vou começar a tomar. Até porque já comecei a malhar para melhorar minha flacidez abdominal e quero melhorar meus resultados.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui