26jan

Farinhas Integrais e a farsa dos ditos “Alimentos Integrais”

Farinhas Integrais Farinha Enriquecida ou BrancaQuem busca uma alimentação saudável ou um físico com menos gordura sabe que é importante dar preferência a carboidratos complexos e não refinados. As Farinhas Integrais e cereais são ricos em vitaminas, fibras, e possuem geralmente baixo ou médio índice glicêmico. Estas características dos integrais os tornam mais nutritivos e com menor influência sobre o hormônio insulina.

Diferente das farinhas refinadas, farinhas integrais não causam elevações bruscas da insulina. Quando a liberação deste hormônio é muito estimulada (o que ocorre com farinhas refinadas), nosso corpo tende a acumular gordura.

Planejando tirar uma “fatia grande” deste mercado fitness de alimentação saudável, muitas indústrias colocam nos rótulos de seus produtos que os mesmos são integrais. Porém, quando vamos olhar nos ingredientes, está lá: FARINHA BRANCA ou a maquiada FARINHA ENRIQUECIDA COM FERRO, ou FARINHA ENRIQUECIDA COM ÁCIDO FÓLICO, ou enriquecida com sei lá o que.

Isso não passa de uma enganação! Farinhas Enriquecidas não passam de farinha branca comum que passou por um processo de adição de nutrientes que foram perdidos no processo de refinamento, ou seja, apesar desses nutrientes ela ainda é Farinha Refinada.

Você acaba pagando mais caro por ser um produto dito “integral” achando que vai consumir algo que não atrapalhe a sua dieta, e na verdade está consumindo um produto com farinha integral (sem saber em qual proporção) e Farinha Branca que vai fazer o mesmo efeito de qualquer produto comum de farinha branca refinada.

Complicado não? Infelizmente em nosso país temos que ficar muito atentos ao comprar os produtos que vamos consumir, principalmente ao comprar um produto dito integral.

Leia os rótulos sempre, olhe nos ingredientes, se estiver escrito FARINHA ENRIQUECIDA ou FARINHA BRANCA essas não são integrais. Se não quer desperdiçar dinheiro ou estragar sua dieta e ganhar uns quilinhos extras de gordura, esteja atento a enganações.

 

Fuja das Farças e escolha sempre as Farinhas Integrais!

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

3 comentários em “Farinhas Integrais e a farsa dos ditos “Alimentos Integrais”

  1. No caso existem vários alimentos que vem no seu rotulo a farinha integral como principal ingrediente, ou seja, é o primeiro ingrediente informado na lista, minha pergunta é esses alimentos estão liberados como integrais realmente?

    já li outros artigos que dizem que sim, que o primeiro ingrediente relatado é o que vem em maior proporção sendo assim, se for a farinha integral está valendo, isso procede?

    1. Pelo que sei os alimentos que são descritos primeiro são os que tem maior quantidade, se a farinha integral esta na frente de tudo quer dizer que o produto possui mais farinha integral que os demais ingredientes.

      Só fique ligado que tem produto que diz, farinha integral e em seguida já vem a farinha enriquecida.. Ai é pegadinha também! O ideal é ter somente a farinha integral como ingrediente.

      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *