Treinar com Gripe faz Mal?

Treinar ou ir par academia com GripeFim de dia sofrido, mal estar, corpo cansado, olhos e nariz ardendo e um suor frio… Pois é, gripei… Aproveitando a deixa da minha gripe, vamos falar sobre gripe e treinamento.

Sabem que não sou médico, então se você estiver com sintomas e não sabe o que é, procure um médico não um Educador Físico! O que farei aqui é dar minha opinião pessoal sobre treinar enquanto estiver doente, digo por experiência própria, assim como a musculação foi formada por métodos práticos/teóricos e não teóricos/práticos, venho dizer da minha prática relacionado ao assunto.

Seja gripe, resfriado, alergia, virose ou o que for haverá divergência de opiniões, mas o que vai valer para mim é o quanto isso pode me atrapalhar… Certamente me sentirei mais fraco, o nariz talvez esteja escorrendo e isso gera um desconforto, mas como gripes fortes não costumam me pegar tão fácil, eu ainda me exercito e darei o melhor de mim naquele dia, que pode não ser o meu melhor e sim uma intensidade muito fraca se comparada com os dias bons, mas será o melhor de mim para a situação em que me encontro. O que acontece também é que vou consumir mais água do que o normal, quero que tudo de ruim vá logo embora e a água é nosso meio de transporte, me asseguro também de manter uma alimentação mais leve para não sobrecarregar em demasia o organismo com digestões dificultadas mas que possa nutri-lo bem.

Você deve sentir seu corpo e conhecê-lo, no meu caso, o que me irrita bastante é ter que assoar o nariz em quase todos os descansos…rsrsrs

Nesse momento, aposto que alguém está dizendo que minha imunidade vai cair ainda mais se eu treinar forte e realmente pode acontecer, dependendo do nível de estresse que seja aplicado nesse treino, e claro que é um desgaste a mais para o corpo que já está sobrecarregado! Vai dizer que é melhor descansar né?! Mas o fato é que me sinto muito melhor, revigorado e mais disposto depois de um treino que, torno a repetir, não terá a mesma intensidade de antes…

Como falei antes, tudo vai de quão forte a doença te pegou, se está com uma virose, ou uma gripe mais forte, se sente fraco, com febre, vomita, tem diarreias, tem dificuldades para se locomover ou algo nesse grau, você deve realmente ficar quietinho em casa, até porque a academia é um ambiente onde muitas pessoas podem ter contato com você e o contágio pode ser alto… Nesse estado, se deseja sentir-se melhor e sarar logo para voltar aos seus treinos, o descanso é a melhor opção, nem pense em ir à academia! Se hidrate, se alimente bem e descanse…

No caso da segunda opção, quando a doença realmente te pegou de jeito, sinta seu corpo, ele lhe dá sinais de melhora ou piora, espere você conseguir se alimentar normalmente para retomar suas atividades e quando voltar, não vá com tanta sede ao pote, comece com calma, faça rotinas mais leves de corpo inteiro para sentir como seu corpo reage e, como falei, ele dá sinais bons e ruins e se algum sinal for negativo, espere mais um pouco… Calma, degrau por degrau, você retoma a intensidade normal sem grandes perdas.

Se ficar com dúvidas se deve ou não ir, dê uns dias de recuperação ao seu corpo, ele merece e precisa!!

 

Se estiver com Gripe…
Se HIDRATE, se ALIMENTE BEM e DESCANSE…

 

Salvar

Whey Protein Growth Chamada Grupo Whats
Artigo anteriorVem chegando o VERÃO e com ele o famoso “PROJETO VERÃO”
Próximo artigoO que é Pilates e quais os seus Benefícios
Newton Siqueira Junior
Newton é licenciado (Pleno) em Educação Física | CREF: 079186-G/SP, Pós Graduado em Treinamento Resistido e Condicionamento Físico. É Coordenador/Responsável Técnico e Educador Físico da Academia INOVE Fit & Fisio em Itatiba / SP, atua Como Consultor presencial ou à distância.

1 COMENTÁRIO

  1. Já treinei gripado algumas vezes… Em alguns casos até consegui fazer um treino bacana, mas após o banho eu sentia que o cansaço dobrava, e também parecia que a gripe aumentava ainda mais… Após fazer isso algumas vezes, vi que a melhor coisa a se fazer é se ‘descansar’…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui