A creatina no emagrecimento? Quem está em uma dieta pode fazer o uso?

A creatina no emagrecimento? Quem está em uma dieta pode fazer o uso?
Whey Protein Growth
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Emagrecer parece que se tornou uma febre e mesmo quem não precisa está sempre querendo perder alguns quilinhos, acontece que neste boom do emagrecimento surgem muitas ideias mirabolantes para se perder os tais quilos e nesta bagunça criada pela mídia de tantas dietas, a creatina passou a ser vista como um meio de ajudar, mas será que a creatina no emagrecimento é realmente eficaz?

Primeiro vamos esclarecer o que é a creatina, pois bem, trata-se de um aminoácido produzido pelo fígado, pâncreas e rins, através de outros três aminoácidos que são a arginina, metionina e glicina.

A creatina está presente também nas carnes, peixes e outras proteínas animais, além de ser encontrada em suplementos.

Uma das funções da creatina é aumentar o fosfato que é uma substância que compõe e produz ATP (trifosfato de adenosina) que é uma molécula que através de um longo processo químico serve como uma moeda de troca para que a energia seja produzida em nosso corpo.

Podemos então obter a creatina através da alimentação e para atletas que tenham necessidades específicas há a indicação do suplemento, assim como também para veganos e vegetarianos que se encontrem em déficit de proteínas.

Para atletas durante treinamentos intensos, a creatina aumenta a capacidade de energia porque otimiza a produção do ATP aumentando o tempo dos exercícios.

Em relação ao emagrecimento pode-se dizer que depende do que se considera emagrecer, pois a creatina retém líquido na célula e isso aumenta o peso, mas em contrapartida também aumenta os músculos e a capacidade de treinar mais.

Pode parecer confuso, mas no post de hoje vamos esclarecer se a creatina no emagrecimento pode ajudar ou não, por isso não saia daqui!

 

Afinal creatina no emagrecimento ajuda ou atrapalha?

 

Em primeiro lugar vamos esclarecer uma coisa, nenhum alimento, suco, suplemento ou água milagrosa com limão são capazes de emagrecer alguém por si só, já falamos isso um milhão de vezes, mas é sempre bom lembrar…

Em segundo lugar, antes de começar a tomar qualquer suplemento procure sempre ajuda de um profissional, médico ou nutricionista.

Em terceiro lugar, o processo de emagrecimento depende de muitos fatores que em associação serão capazes de produzir resultados e isso implica alimentação equilibrada, exercícios, paciência e outros.

E em último lugar é preciso esclarecer que emagrecimento se trata da troca da massa gorda por massa magra, (ou seja perde-se a gordura e ganha-se músculos ) e não necessariamente apenas perder peso, pois perder peso pode significar perder água, massa magra e não apenas gordura, ok?

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O peso e o IMC ( índice de massa corporal) não podem ser usados isoladamente como parâmetros, pois uma pessoa pode ter 80 kgs e desse total ter apenas 15% de gordura, enquanto que uma pessoa de 65 kgs pode ter 27% de gordura e aí quem é mais magro? Deu para entender?

Dito tudo isso, vamos aos fatos sobre a creatina no emagrecimento.

O suplemento não tem valor calórico, quando associado a alimentação balanceada e exercícios de musculação, ajudará a aumentar a massa magra ( músculos), isso poderá gerar um aumento de peso, mas será na verdade aumento da massa muscular e não de gordura.

Se há aumento de gordura por massa muscular, então sim, há emagrecimento.

 

Quem faz dieta pode tomar creatina?

 

Vamos continuar nos esclarecimentos…

Então, é o seguinte, jamais inicie uma dieta por conta própria, pois na verdade dietas restritivas não são a melhor opção para emagrecer porque trazem ansiedade, não são sustentáveis a longo prazo e podem inclusive gerar compulsões alimentares.

Procure um nutricionista que fará uma reeducação alimentar sem restrições desnecessárias, tornando essa uma condição que poderá ser praticada indeterminadamente como parte de hábitos saudáveis para a vida inteira.

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Um nutricionista também adequará o consumo do suplemento com a alimentação diária e poderá indicar a dosagem necessária, além de orientar sobre outros recursos alimentares que poderão auxiliar neste processo.

Não há restrição em relação ao uso da creatina quando necessária desde que não haja nenhum problema renal pré existente, por isso para iniciar o uso é preciso consultar também um médico.

Creatina Growth
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Usar creatina no emagrecimento portanto dependerá da indicação do nutricionista ou do médico.

 

Creatina faz inchar?

 

A creatina quando associada a exercícios físicos tem sua concentração aumentada no interior das células dos músculos e isso atrai a água para dentro destas células, portanto há um aumento no volume das células musculares porque estão retendo água em seu interior, mas posteriormente esse acúmulo de água não mais ocorrerá.

Uma ressalva aqui vai para a hidratação que deve ser mais acentuada, pois com a creatina retendo a água para os músculos, poderá faltar água para outras funções importantes no resto do organismo.

A retenção hídrica dentro das células musculares é uma indicação do aumento dos músculos, pois a água nas células musculares provoca uma tensão que aumentará a síntese proteica.

Mas isso não vai causar aumento de gordura, por isso não há problemas quando for indicado usar a creatina no emagrecimento.

 

A creatina faz mal ao fígado e rins?

 

Como já vimos aqui, a creatina é um aminoácido produzido pelo próprio corpo e está presente em alguns alimentos, portanto é um produto já conhecido do nosso organismo.

O suplemento não causará efeitos colaterais se tomado em doses adequadas e nem causará danos aos rins e fígado em pessoas que não tenham doenças pré existentes nestes órgãos.

O uso do suplemento é inadequado nestes casos, assim como é inadequado também a alta ingestão de alimentos com creatina para estas pessoas.

Porém deve ficar bem claro sobre a necessidade de fazer exames adequados para investigar se a saúde dos rins e fígado está em dia antes de iniciar o consumo do suplemento.

Qualquer suplemento deve ser usado com cautela e na quantidade indicada.

 

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Creatina e Metabolismo

 

A creatina no emagrecimento é também eficaz porque acelera o metabolismo pois ajuda a ter mais energia para aumentar a força nos treinos.

Porém é bom esclarecer que ela não queima gorduras, mas acelera a queima delas.

O que a creatina faz é aumentar a massa magra e consequentemente diminuir a massa gorda e também proporcionar mais energia para o corpo fazer exercícios e assim aumentará a queima de gordura, ok?

Não saiam por aí falando que creatina queima gordura, porque ela não é um termogênico.

Por isso, não, seu abdomem não secará por causa da creatina, mas sim ficará mais definido, pois a gordura passará a ser um belo de um músculo bem definido, entenderam? Fácil não mesmo?

 

Como tomar a creatina?

 

A orientação poderá partir do nutricionista, mas alguns protocolos indicam tomar 5g/dia, 1 hora antes do treino.

Existem protocolos que indicam tomá-la pela manhã em dias sem treino.

Outra indicação é consumir carboidratos junto com a creatina, assim facilitará o seu transporte para dentro dos músculos.

As orientações podem ser diferentes, pois depende de cada um, das suas necessidades e sua rotina  seja para o uso da creatina no emagrecimento ou apenas para ganho de massa muscular em atletas.

 

Creatina e exercícios favoráveis para a perda de peso

 

A creatina é melhor utilizada na prática de exercícios de curta duração e alta intensidade.

É bom ressaltar que a creatina evita a perda de massa muscular, isso é importante para mulheres na menopausa que precisam manter os músculos para preservar a massa óssea que sofre uma degradação devido a falta dos hormônios.

 

Onde comprar creatina de confiança?

É comum o suplemento estar exposto nas prateleiras de academias e espaços fitness.

Sites também disponibilizam o produto, no entanto os valores normalmente são altos e dificultam o consumo para ciclos.

Comprar diretamente do fabricante é muito mais vantajoso, especialmente para garantir a idoneidade do produto, e óbvio melhor preço.

Na Growth Supplements é possível encontrar um suplemento ímpar em qualidade e com valores 40% mais baratos. Clique aqui e confira!

 

Para finalizar…

Vamos encerrando por aqui e esperamos ter trazido bons esclarecimentos sobre o uso da creatina no emagrecimento que você tenham gostado do que leram, pois estamos sempre procurando a melhor maneira de sanar dúvidas e ajudar a melhorar sus hábitos de vida e saúde!

 

Compartilhem com os amigos e comentem sempre!

Até a próxima meus queridos e queridas!

 

Referência

Hunger, M. S.; Prestes, J.; Leite, R. D.; Pereira, G. B.; Cavaglieri, C. R. Efeitos de Diferentes Doses de Suplementação de Creatina sobre a Composição Corporal e Força Máxima Dinâmica. Revista da Educação Física. Vol. 20. Num. 2. 2009. p.251-258.

 

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