29nov

ÁLCOOL o inimigo dos TREINOS

Álcool o inimigo dos TREINOSEmbora o álcool tenha grande aceitação social, é uma droga psicotrópica que atua no sistema nervoso central e pode causar danos à saúde. Para conquistar um corpo bonito é necessário combinar uma alimentação balanceada com a prática de exercícios, mas às vezes isso fica difícil de conciliar com a vida social. 

A bebida alcoólica é uma importante restrição para pessoas que visam ganhar massa muscular ou perder gordura, pois atrapalha em ambos os objetivos. Se for beber, tente evitar ao máximo os exageros. 

O álcool atrapalha a capacidade do organismo de absorver nutrientes, causa desidratação, eleva os níveis de cortisol, diminui os níveis de testosterona e causa deficiência de vitaminas B1, B2, B6, B12 e C, fundamentais para aqueles que desejam aumentar a massa muscular.

O fígado é o responsável por depurar (limpar) o sangue. Quando o consumo de álcool é grande e constante, as células do órgão começam a acumular gordura, podendo inflamar ou destruir as células, que pode ocasionar uma hepatite alcoólica ou até uma cirrose hepática. Associar bebidas alcoólicas com alimentos gordurosos é ainda pior, pois dará mais trabalho ao fígado.

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Aí vem a pergunta “E seu beber somente nos fins de semana?”. Saiba que isso também atrapalha seus resultados, seja qual for o seu objetivo. 
Muita gente passa a noite inteira bebendo, sem dormir, sem comer direito e no dia seguinte se alimenta mal devido à sensação de ressaca, detonando ainda mais o organismo. Chega a segunda-feira e ao iniciar seu treino diz que deu a famosa “murchada”, que está fraco, desanimado. É óbvio que sim! Seu corpo está mesmo fraco, desidratado, o cortisol está alto, seu metabolismo está se restabelecendo e tudo isso vai refletir na sua performance esportiva. E quando já estiver melhor chega o outro final de semana, que para alguns é sinônimo de “chapar” e tudo recomeça. 

Depois disso tudo, a mesma pessoa pergunta “O que eu tomo para dar um grau?”, se referindo a um produto para ganho de massa ou queima de gordura. Toma jeito!!!

Seu corpo só está respondendo aos estímulos que você dá, nada mais. Nenhum produto vai resolver o seu problema se você encher o caneco toda hora.  Tudo é uma questão de equilíbrio e o excesso é o que vai te atrapalhar. É preciso abdicar de algumas coisas para se conseguir outras. Você pode não beber nada, beber um pouco, ficar “alegrinho” ou se embebedar a ponto de dançar na boquinha da garrafa e um vídeo dessa cena parar no youtube, imortalizando o momento. 

Mas também pode manter-se focado naquilo que quer, buscando qualidade de vida e um corpo mais sarado. Para isso é preciso fazer o que tem que ser feito, reclamar depois não vai resolver. Decida o que você quer e vá atrás do objetivo, pois seja quais forem suas atitudes elas sempre terão uma consequência.

 

Álcool, a escolha é sua, sempre sua…

 

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Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

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13 comentários em “ÁLCOOL o inimigo dos TREINOS

  1. Muito bom o artigo! Foco e disciplina nos orientam em direção aos nossos objetivos. Vida saudável com alimentação correta e atividades físicas realmente não combinam com álcool.

  2. Li a matéria sobre o uso do álcool… Prático musculação e gostaria de saber um limite, para não atrapalhar o meu físico..
    Quando tomo no máximo tomo 2 latinhas, será que passei do limite? Mas não e todo final de semana, só quando ha uma festa…

    1. Não existe uma conta matemática do tipo “pode tomar até essa quantidade”. Depende muito do seu nível de treinamento e do seu objetivo. No caso de um atleta por exemplo pode-se dizer que qualquer quantidade de álcool seria prejudicial. Se você não está num nível avançado e nao visa nesse momento a perfeição estética a quantidade que você citou não vai acabar com seus resultados estética, a menos que não seja apenas dentro do considerado “socialmente”. O uso eventual como você diz fazer não vai acabar com o seu treino, nao se preocupe.

  3. Muito boa as dicas! Foi bom saber sobre à alimentação antes do treino e também sobre o álcool pois tomo umas todo final de semana e no meu caso treino para hipertrofia. Valeu!

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