Treinar pela manhã, à tarde ou à noite?

horario-para-treinarDurante atividade física em qualquer horário do dia, o corpo libera endorfina, hormônio que traz sensação de bem-estar. Isso ajuda a combater o estresse da rotina diária, ajudando as pessoas a controlar qualquer problema.

Muitas pessoas não abrem mão de um treino na academia depois do trabalho. Outros consideram que um treino logo pela manhã, para se exercitar, deixa o seu dia muito mais prazeroso. Será que há diferença entre treinar pela manhã à tarde ou à noite?

Depende muito de como funciona seu organismo. Logo pela manhã, quando acordamos e vamos para a academia, os músculos ainda estão entrando no ritmo do dia. Logo, durante o dia ao decorrer da noite, a musculatura esta mais leve, mais solta, facilitando ainda mais a prática de atividades físicas. Porém, os fatores extras como sol ou até mesmo o stress do dia a dia de trabalho, acabam prejudicando muito no rendimento do treino da musculação.

Alguns especialistas não recomendam o treino durante a noite, pois pode interferir no sono das pessoas. No entanto, isso pode mudar muito de pessoa para pessoa. Outros dizem que treinar a noite deixa você mais ativo, pode existir influências na maneira em que seu organismo se comporta no repouso e também na hora de fazer uma refeição.

Independendo do horário em que você for praticar sua atividade física, é necessária uma alimentação controlada e balanceada, tendo como ideal uma hora em média, antes do treino. Mas se a pessoa for treinar logo pela manhã, basta evitar comer alimentos pesados.

Logo após o treino, para recuperar o seu organismo, são fundamentais alimentos baseados em proteínas e carboidratos. A proteína irá ajudar a recuperação muscular e os carboidratos irão servir como fonte de energia e, independente do horário em que você for treinar, é fundamental se manter sempre hidratado.

E você costuma treinar em que horário? Você sente diferença no desempenho em seu treino quando treina em um horário em que você não esta acostumado? Faça seu comentário, quem sabe sua experiência pode ajudar os próximos leitores!

 

Salvar

Salvar

Whey Protein Growth Chamada Grupo Whats
Artigo anteriorComo se tornar uma MUSA
Próximo artigoCARBOIDRATOS – Entenda sua Importância e funções!
Gustavo Martins
Gustavo é Bachareal em Educação Física portador do Cref 016961-G/SC. Trabalha na academia Wave. Atua como Personal Trainer. Sua cidade natal é Maringá – PR, sua cidade atual é Balneário Camboriú – SC.

9 COMENTÁRIOS

  1. Eu treino das 18:30 hs ás 19:30 hs, em média 15 minutos de aeróbico, após o trabalho. Quando estou de férias eu treino das 08:00 hs ás 09:30 hs (época em que faço 30 minutos de aeróbico todos os dias). O único período em que eu não treinaria de jeito nehum, a menos que não tivesse jeito, seria das 13:00 hs ás 17:00 hs, pois, sinto fadiga muito maior no treino, dá até preguiça rsrs, acreditem eu já tentei algumas vezes.
    Prefiro acordar bem cedo, 05:40 hs, faço um café da manhã bem reforçado, e, assim garanto as 06 refeições do dia, então, eu consigo fazer com que meu treino renda muito bem.
    Abraço a todos.

  2. Bom texto, porém acredito que deveria ter um embasamento teórico mais consistente.
    Sou adepto do treino no final da tarde, pois acreditamos que o organismo possa estar mais apto aos estímulos.

  3. Eu treino assim que acordo, às 06 da manhã, antes do trabalho.
    Na minha opinião é muito melhor. No ano passado eu treinava a noite, depois de uma tarde de trabalho muito cansativa e estressante.

    Hoje meu desempenho é muito melhor.

    Fica a dica!

  4. Já tentei treinar pela manhã ou a tarde, mas não deu certo. Seja pela iluminação (a luz do sol que entra na academia me dá dor de cabeça) ou pelo fato de eu não ter forças pra malhar sem ter feito uma refeição forte (almoço ou janta). E malhar a noite não atrapalha meu sono!! :)

  5. Costumo sempre treinar por volta das 17:30-19h. As vezes vou as 6:30 da manhã e confesso que embora meu dia fique melhor, meu rendimento não é o mesmo na academia…

  6. Eu prefiro a noite pois tenho mais disposição, de manhã fico sonolenta, mole, sem falar que acabo abusando nas refeições durante o dia pois acho que pq já me exercitei e “gastei energia”… Já testei os dois horários: manhã e noite e consigo melhores resultados com treino a noite. bjs pessoal!

  7. Normalmente treino pela manhã, bem cedo, 6:30…
    Quando treino a noite sinto que meu treino é mais puxado, sinto maiores resultados, porém quando não treino pela manhã passo o dia todo angustiado, apenas pensando na hora de ir para a academia!
    Por essas razões sempre que posso treino pela manhã!

  8. Vou começar a treinar agora. Sempre vida sedentária para atividades físicas e muito corrida para o resto, estou entre decidir se manha ou tarde visando quais os tipos de resultados que cada período do dia pode trazer, ganhar corpo inicialmente não é a meta, apesar de que a disciplina nos treinos traz resultados físicos legais, mas a perda da gordura abdominal é o que mais me motiva no momento e mais ainda obedecer uma recomendação médica já feita há muito tempo no qual o ortopedista ao examinar minhas pernas disse que toda e estrutura dela é fraca e pouco desenvolvida em relação ao tronco e membros superiores e que isso não chegava a ser um problema clínico e esse tipo de deficiência seria corrigido com treinos na academia para o fortalecimento e desenvolvimento das pernas e por isso era de suma importância começar a treinar Mas ainda estou em duvidas quanto ao período do dia, no memento qualquer escolha que eu fizer não haverá problema para conciliar com as demais obrigações. Agora é ter que decidir se manha ou tarde, treino a noite eu não vou querer fazer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui