Tomar Anti-Inflamatório para dor muscular após os Treinos podem prejudicar no Ganho de Massa Muscular

Anti-Inflamatório pós Treino Massa MuscularVocê sabia que usar algum anti-inflamatório, para acabar com aquela dorzinha que ocorre algumas horas após um treinamento intenso, pode prejudicar e muito o seu processo de hipertrofia?

O mesmo acontece com o uso de “antioxidantes” próximos ao seu treinamento.

Todo esse processo bioquímico é bem complexo então vou tentar explicar de uma forma simples e direta como estes ativos podem interferir de forma negativa no seu longo processo para ganho de massa muscular.

Leia também:

Dores nas Pernas ao Correr, o Que Pode Ser?
5 cuidados que devem ser tomados nos Treinos para evitar dores nos Joelhos
Cuidados com possíveis Lesões nas Articulações dos Ombros na Hora da Musculação

A fisiologia e bioquímica da hipertrofia são bem complexas, mas de uma maneira bem simplista é assim que ele ocorre:

  • Durante o treinamento correto ocorrem MICROLESÕES nas células musculares;
  • Com essas microlesões são liberados na nossa circulação uma série de substâncias inflamatórias (citocinas) que irão sinalizar para que ocorra o “reparo” desta microlesão;
  • As citocinas estimulam então a migração de novas células para este “reparo”, aumentam a vasodilatação e aumentam a permeabilidade dos vasos sanguíneos.

Todo esse processo de “reparo muscular” fortalece as células musculares aumentando a sua capacidade de produzir mais proteínas e hipertrofiar.

O processo de hipertrofia é um processo INFLAMATÓRIO e ocorre em um ambiente ácido cheio de radicais livres. Ou seja, diminuir o processo inflamatório com anti-inflamatório ou diminuir os radicais livres com antioxidantes usados próximos ao treinamento podem prejudicar todo o mecanismo que levaria seu corpo a HIPERTROFIAR E GANHAR MASSA MUSCULAR.

RESUMINDO

  • Evite ao máximo o uso de anti-inflamatórios a não ser é claro que exista alguma patologia a ser tratada e não apenas aquela “dorzinha”, que é normal pós-treino;
  • ANTIOXIDANTES são importantíssimos, mas procure usá-los em horários distantes do seu treinamento.

 

Whey Protein Growth Chamada Grupo Whats
Artigo anterior7 TOP dicas para dar um Up na Definição ou no Ganho de Massa Muscular
Próximo artigoO Cortisol Alto pode prejudicar seu físico, entenda como melhorar os Níveis desse Hormônio
Dr. Eduardo Nunes
Dr. Eduardo Nunes é Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná; Residência Médica em Cirurgia Geral pela PUC-PR, Hospital Santa Casa de Misericóridia de Curitiba / Hospital Universitário Cajuru; Residência Médica em Cirurgia Plástica pela PUC- PR, Hospital Santa Casa de Misericóridia de Curitiba / Hospital Universitário Cajuru. É Membro Especialista da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plastica). Atuante na área de Performance Esportiva, Emagrecimento, Hipertrofia e Definição Muscular; Lifestyle Medicine: Weight Management - Harvard Medical School; Advanced Nutrition Specialist - IFBB Academy.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui