9 super Benefícios da Musculação para Mulher!

Benefícios da Musculação para Mulher
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

A musculação para mulher é uma forma revolucionária de promover benefícios que vão muito além da estética. Veja neste post como tudo isso acontece!

Bem diferente de tempos atrás, hoje, mulheres praticam a musculação quebrando mitos e “pré” conceitos arcaicos e conservadores.

Mulheres fortes (por dentro e por fora) estão ganhando o mundo, que mesmo lento, vem sendo conquistado com valor e mérito.

Músculos definidos, shape sarado, é antes de tudo, sinônimo de saúde, autoconfiança e longevidade.

Longe de nós te incentivar a hipertrofiar como a esplendorosa Iris Kyle ou como a linda Alina Popa, sem falar na brasileiríssima Renee Toney, (a não ser que este seja seu objetivo) …


Mas, se sentir plena, satisfeita e feliz com o corpo e ainda esbanjar força e saúde é sim um grande propósito na vida de uma mulher.

E isso tudo pode ser alcançado com posicionamentos pessoais e com a musculação como coadjuvante, não acha?

 

Musculação Feminina no mundo pós-moderno!

 

Buscando ainda, incisivamente a superação da mulher objeto e incapaz, pensar que exercícios de musculação interferem na feminilidade, deixando mulheres ‘parecidas com homens’ é um, entre os mitos, que já não se faz mais presente na sociedade, felizmente.

Musculação feminina é um tema que deve estar na pauta de quem quer se cuidar, principalmente buscando melhorias significativas na mobilidade, disposição, mais performance de músculos e ossos.

É por isso que preparamos este artigo completo dedicado as musas, inspiração para poetas como Vinicius de Moraes e Manoel Bandeira E, quem desejam iniciar ou já pratica a musculação sirvam-se das dicas e aproveite-as ao máximo!

 

Musculação para mulher, no que consiste propriamente?

 

Veja bem…

Musculação não é propriamente uma modalidade esportiva, mas sim, um requisito essencial para esportistas, por exemplo.

Podemos conceitua-la como modalidade completa de treino físico, cujo objetivo central é a hipertrofia dos músculos e outras situações como adquirir mais força e resistência.

Fisiculturistas tem ampla dependência dos exercícios de musculação, assim como aqueles que visam levantar peso.

Quando mulheres procuram a academia, ou mesmo quando decidem treinar sozinhas, existe o objetivo comum e notório que é emagrecer. Entretanto, não podemos esquecer que a perda de gordura não pode afetar os músculos, deixando-os flácidos e desproporcionais.


A musculação para mulher atende todos os requisitos para transformar o corpo, buscando harmonia e tônus incomum e não alcançável com outros exercícios.

São vários tipos de atividades/exercícios, grande parte utiliza recursos como aparelhos específicos, nada monótonos e muito eficientes, como veremos no próximo tópico.

 

A musculação para mulher e o trabalho em cada Parte do Corpo

 

Para iniciantes é importante contar com aparelhos para a prática da musculação. Igualmente o trabalho deve ser uniforme, ou seja, por agrupamento de músculos.

Manter a postura, evitar sobrecarga, executar com consciência e aproveitar feedbacks, também são peças importantes na musculação para mulher.

Como dito, o ideal é trabalhar grupo musculares com respectivos treinos.

  • Para coxas, o adutor (para a parte interna) e o leg press (para a parte posterior) são recomendados;
  • Para glúteos nada melhor que as várias versões de agachamento, stiff e abdutores;
  • Para fortalecer panturrilhas, exercitar os gêmeos com o movimento na ponta do pé (levanta e volta);
  • Na prancha, poderá trabalhar o abdômen;
  • Para ombros fortes, desmistifique a ideia de que os exercitando ficarão largos, porque isso na verdade é uma característica genética. Com supino na máquina e elevação com halteres na lateral, irá requisitar os músculos da região;
  • A musculação para mulher foca nos exercícios de peitoral executados com supino reto e crucifixo inclinado.

Braços femininos são partes reveladoras, ou seja, quem pratica musculação não se sinte insegura em mostra-los, inclusive sem receios de dar um tchauzinho.

Tríceps francês, tríceps no Pulley e halteres para bíceps, funcionam muito bem para modelar e firmar essa região.

 

Como deve ser o treino de Musculação para Mulher

 

Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

Não! Nós não vamos dizer que o treino para mulheres é diferente dos homens… Saiba que a regra é a mesma para todos.

Para a alegria de quem está buscando transformação corporal através da musculação, saiba que terá que ir muito além de séries repetitivas com pesos cor de rosa.

Importante!

Se você é mulher, e está lendo este post e ainda está preocupada com a suposta ideia de ganhar muito músculo, masculinizando seu corpo…é melhor nem começar a treinar.

Porque essa é de fato uma ideia falsa!!

As mulheres musculosas que citamos no início do post, optaram pela transformação excessiva, e obviamente fizeram uso de determinados esteroides, anabolizantes e outros remédios para isso.

Aumentar substancialmente o hormônio masculino testosterona em mulheres trará um determinado efeito colateral, e a hipertrofia ostensiva é um deles.

Leia também:

Tomar Tribulus corta o efeito do Anticoncepcional?

Cardio e Musculação: Benefícios do Cárdio para quem faz Musculação

Musculação pode ajudar na Depressão: Veja como reduzir os Sintomas

Whey protein engorda, emagrece ou ajuda no ganho de massa muscular?

Conheça a diferença do Whey Protein Feminino para o Whey Protein tradicional

Obviamente que esse é um propósito de poucas. Essas são mulheres guerreiras e determinadas a invadir um universo de igualdade em força física com qualquer homem.

Se você vai ou não escolher esse caminho, cabe ao seu propósito. O importante na musculação para mulher é ter ciência que o resultado sempre será um corpo firme, com curvas definidas e aumento natural de coxas e bumbum.

Sem exageros, mas, com disciplina, um bom começo na musculação feminina é separar dois dias na semana para o treino.

Em determinado dia, treine membros superiores e em outro, treine membros inferiores. Intercalando-os com exercícios aeróbicos.

 

Quais são os Benefícios da Musculação para Mulher

 

Talvez você não saiba, mas, enquanto estiver se exercitando na musculação, benefícios ímpares, que ultrapassam a estética também estarão sendo incorporados a sua vida.

Veja a lista e surpreenda-se!

 

#1 – Com a musculação você emagrece!

Talvez uma das necessidades mais emergentes da mulher, a perda de peso, é também conquistada com a musculação.

Mesmo em treinos sutis, é possível perder entre 300/400 calorias. O aumento de massa conquistado influencia para que o metabolismo também perceba a aceleração.

Além do mais, hormônios importantes como a testosterona e GH (hormônio do crescimento) são secretados com mais intensidade e isso é relevante para que o organismo busque no excesso de gordura a fonte de energia.

 

#2 – Com a musculação vem a definição corporal!

Somente a musculação traz a tona curvas escondidas, deixando transparecer e beleza feminina.

Coxas firmes e bem definidas, braços fortes, mas, simétricos as demais partes do corpo, além de trabalhar muito a região da barriga e panturrilha.

 

#3 – Com a musculação a saúde cardiovascular melhora

Indiscutivelmente a musculação para mulher é providencial para contrair músculos também da região do coração.

Além do mais o fluxo sanguíneo aumenta, regulando a pressão arterial, ambas situações que agregam a saúde cardíaca.

 

#4 – Menos chances para a osteoporose

A melhora na densidade mineral dos ossos é um grande benefício da musculação e comprovado cientificamente.

Com o aumento da resistência muscular e óssea, as chances de fraturas diminuem, e no longo prazo serve para reduzir o desenvolvimento da osteoporose.

 

#5 – Com a musculação você dorme melhor

Existem pesquisas diversas que mostram que a atividade física, cuja musculação está incluída, tem grande responsabilidade para melhorar o sono da mulher.


Pessoas que sofrem com insônia recebem recomendações médicas para iniciar a prática de atividade física, inclusive em horários específicos para assim curar o mal.

 

#6 – Com a musculação modifique a postura

Desvios posturais, vícios ruins de postura, má postura, serão resolvidos com a intervenção da musculação, pois essa é uma modalidade onde a exigência da postura correta é rigorosa.

E com a boa postura, outros benefícios também surgem, como por exemplo, articulações mais fortes, mais estabilidade, mais equilíbrio, sem falar que as dores serão eliminadas da sua vida.

 

#7 – Com musculação a vida sexual acontece

Como dito, mais testosterona é liberada com a musculação para mulher, trazendo mais estímulos, mais libido e muito mais disposição.

Automaticamente a vida sexual se revigora, pois, a mulher se sente atraente, segura e com mais energia.

 

#8 – A musculação ajuda a evitar/reduzir celulite e estrias

 A capilarização muscular aumenta com a musculação e por isso a circulação sanguínea também melhora.

O reflexo é percebido diretamente nas camadas da pele, em especial onde ‘brota’ a celulite.

Da mesma forma, com a sequência dos treinos, mais massa magra é adquirida e é requisitado dos vasos capilares mais sangue, deste modo evita-se o aparecimento de estrias.

 

#9 – A musculação diminui as chances de diabetes

 A diabetes 2 é uma epidemia, mas, com a musculação o equilíbrio da insulina parece ser alcançável.

Igualmente os níveis de açúcar passam a ser controlados e isso graças a otimização dos hormônios humanos.


Além do mais…

A musculação para mulher ainda vai ajudar a modificar outros aspectos da vida, como por exemplo, sensação de mais alegria e entusiasmo.

Isso ocorre porque quando nos exercitamos liberamos endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina, que de acordo com Loretta Breuning, pesquisadora e criadora da obra literária Habits of a happy brain (“Hábitos de um cérebro feliz”) são as substâncias responsáveis para nos sentirmos bem.

Além disso, a musculação feminina ajuda para noites de sono proveitosas e de qualidade; bom humor e sem dúvida autoestima positiva.

Mas, o empoderamento talvez seja a mudança que mais irá te agradar!

 

Dicas para aproveitar o máximo da Musculação para Mulher

 

Como pode perceber, a musculação amplia a qualidade de vida da mulher, mas, naturalmente requer que algumas regras sejam seguidas, certo?

A primeira delas é buscar orientação de um profissional da área, normalmente disponibilizado nas academias. Aliás, já existem academias especializadas só para atender mulheres de todas as idades e que querem ingressar na musculação.

Outros detalhes também são importantes como:

  • Realizar exames físicos e clínicos, além da avaliação médica para liberação;
  • Estar atenta as cargas para iniciantes e avançados, excepcionalmente para evitar lesões;
  • Não deixe de lado os treinos funcionais livres com halteres e também barras;
  • Aproveite cada exercício para treinar sua mente também, principalmente buscando se superar a cada série;
  • Aproveite a musculação para curtir sua playlist preferida, isso inspira;
  • Buscar melhorar a nutrição, pois isso é fundamental para emagrecer e aproveitar os benefícios da musculação para mulher.

E, deve ainda considerar ampliar a dieta, incluindo suplementos que potencializam os benefícios da musculação, principalmente com melhorias em massa magra, além de auxiliar para evitar catabolismo, como Whey Protein, por exemplo.

Aliás, a Growth Supplements oferece toda linha de suplementos para mulheres.

Na Growth Supplements, por exemplo, além da autenticidade, é possível encontrar Whey Protein em todas as suas versões, com valores muito interessantes, que chegam até 40% a menos que lojas convencionais. Clique aqui e confira!

 

Para concluir…

Saiba que musculação para mulher é tudo de bom. Pois além de todos os benefícios que citamos, vai ainda te proporcionar o reencontro consigo mesma, tanto físico como espiritual.

Comece agora… Mas, antes deixe seu comentário sobre o que achou do post e seja uma divulgadora da musculação feminina, compartilhando a ideia!

 

Referências

FERMINO, R. C.; PEZZINI, M. R.; REIS, R. S. Motivos para Prática de Atividade Física e Imagem Corporal em Frequentadores de Academia. Revista brasileira de medicina do esporte 2010.

SCHIMIDT, D. G.; ROCHA, R. A. A. O benefício da musculação na imagem corporal de mulheres de 30 a 40 anos. Revista digital Buenos Aires, ano 2013.

FLECK, S. J.; KRAEMER, W. J. Fundamentos do Treinamento de Força Muscular. 3ªed. Porto Alegre: Artmed, 2006

 

4 COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui