20 nov

CELULITE – Conheça seus ESTÁGIOS e saiba O QUE FAZER!

celuliteNADA DE PÂNICO!! Aliás, um pouquinho é bom sim, pois talvez ajude na tomada de ATITUDE para espantar esse GRANDE FANTASMA QUE ASSOMBRA A MAIORIA DAS MULHERES!

Aquele tão mal falado “aspecto de casca de laranja” (com depressões e nódulos) que teima em aparecer nas situações mais inconvenientes como numa cruzada de pernas, num vestidinho ou na hora de “envergar” um belo bikini, por exemplo!

Cerca de 80 a 90% dos casos se iniciam geralmente no período pós-puberdade quando os níveis de estrogênio se elevam para dar as formas arredondadas típicas de um corpo feminino. Abaixo da pele, os lipócitos (as células de gordura) ficam estocados separadamente em compartimentos de tecido conjuntivo. Esses compartimentos são formados por septos verticais, pequenos ligamentos de tecido conjuntivo e assim, estes são pouco flexíveis. Entre os lipócitos correm os vasos, as artérias que trazem o sangue, oxigênio, nutrientes, as veias e linfáticos, que transportam o sangue e os produtos do metabolismo de volta para a circulação, num processo contínuo. Uma maior dificuldade circulatória será observada à medida que mais e mais gordura for sendo ali estocada.

 

Para melhor entendimento, observem a figura abaixo:

celulite-gordura-estocada

 

A quantidade de lipócitos é diferente: nas pessoas com tendência à serem magras, tem menos e nas pessoas com tendência à serem obesas que tem mais. Mas nem pelo fato de serem magras quer dizer que terão menos celulite!

À medida que se vai estocando gordura os septos incham, mas seus pontos de inserção abaixo da pele não cedem, mas a pele sim por ser mais elástica. Assim, observamos partes da pele deprimidas pela certa rigidez dos septos verticais e partes “estufadas” pela elasticidade da pele. É como se você olhasse para um colchão de molas! Ui, que horror! Muitas gritaram agora! rsrsrsrs… MUITA CALMA NESSA HORA! Pode não parecer, mas as dicas para o controle dessa “maldição” acabaram de ser expostas!

Um detalhe que merece destaque é que quanto mais fina a camada de derme da pele (colágeno), mais facilmente a gordura se “estufa”, formando a celulite. Aqui então vale lembrar do que já foi dito no artigo COLÁGENO E ELASTINA – EU QUERO É MAIS!!

 

FATORES QUE CONTRIBUEM AO APARECIMENTO DA CELULITE

 

As causas da celulite envolvem alterações na fisiologia do metabolismo e na alimentação, com quantidade em excesso ou qualidade deficiente, alterações na estrutura do tecido conjuntivo, fatores hormonais, fatores genéticos, sistema microcirculatório, matriz extracelular e alterações inflamatórias.

HERANÇA GENÉTICA – A herança genética é muito importante na celulite e tem que ser levada em conta. Pode-se herdar diferentes tipos de fatores que predispõe à ela (produção de hormônios, tipo constitucional e até hábitos alimentares). Mas isso não significa que você vai obrigatoriamente desenvolver o problema de celulite. Vamos supor que duas irmãs gêmeas idênticas, com predisposição genética para celulite sejam criadas por famílias diferentes. Uma família se preocupa em manter uma alimentação saudável e em fazer exercícios físicos regulares. A outra não dá importância para esses cuidados. A primeira gêmea tem probabilidade muito menor de desenvolver celulite. Uma pessoa com tendência hereditária para desenvolver celulite, que tenha vida sedentária e hábitos alimentares descuidados, pode ter até mais celulite do que outra com tendência maior, mas que se cuida.

FATORES HORMONAIS – Os hormônios têm um papel importante na formação da celulite. Dentre eles, o estrogênio parece ser o hormônio responsável pelo início ou agravamento de celulite, em muitos casos. Outros hormônios que podem estar relacionados com o aparecimento da celulite incluem: insulina, adrenalina, noradrenalina, hormônios tireoidianos e prolactina.

FATORES PREDISPONENTES – Vários fatores contribuem para a formação da celulite, entre eles: gênero (a mulher é mais predisposta que o homem), raça, biotipo, distribuição da gordura no organismo e predisposição para insuficiência linfática ou vascular. Mulheres da raça branca têm menos colágeno (CORRAM E LEIAM DE NOVO O ARTIGO SOBRE O COLÁGENO), o que facilita a herniação da gordura e aparecimento de celulite, enquanto que as orientais e negras têm mais colágeno (por isso formam queloide mais facilmente) e têm menos celulite.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

DIETA ADEQUADA – ESSA É IMPERATIVA PARA O COMBATE REAL E EFETIVO! Ao se melhorar a qualidade da alimentação, pode-se diminuir a gordura corporal total, melhorando o aspecto da celulite. Canso de ouvir muitas meninas reclamando…”MAS PROF. MINHA ALIMENTAÇÃO É ÓTIMA! NÃO COMO PORCARIAS E NEM BEBO, MAS A MALDITA CELULITE CONTINUA LÁ! O problema aqui é que não basta ser qualitativamente adequada a dieta, mas acima de tudo bem organizada quantitativamente, pois todo excesso calórico poderá ser acumulado sob a forma de gordura! MENINAS, VOCÊS FAZEM IDEIA DO PIOR ERRO QUE COMETEM? NÃO BEBER ÁGUA O SUFICIENTE (o ideal seria algo em torno de 40ml/kg) e ainda por cima abusam do sal. Resultado? Maior dificuldade na troca de líquidos do organismo favorecendo a retenção de resíduos tóxicos do metabolismo celular. CONSELHO: MANTENHA SEMPRE SEU NUTRICIONISTA POR PERTO!

ESTILO DE VIDA – O estresse e sedentarismo decorrente de um estilo de vida muito ocupado, atarefado, pode aumentar o nível de catecolaminas no sangue (adrenalina e noradrenalina) e estão relacionadas a um aumento da celulite. Infelizmente, nem sempre é possível mudar radicalmente o estilo de vida, mas graças aos Céus até nessa hora a DIETA vai ajudar a manter essas catecolaminas sob controle!

 

DÚVIDAS FREQUENTES

A gravidez piora a celulite? Sim, a gravidez altera os hormônios femininos. Esses hormônios embora com ação normal, aumentam a deposição de gordura em determinadas regiões, alteram a circulação nas veias e microveias, retém água no corpo, que são alterações que tem papel importante no aparecimento da celulite.

Pílula anticoncepcional provoca celulite? Sim, os hormônios da pílula anticoncepcional, provocam alterações semelhantes às da gravidez, embora em um nível muito menor.

A reposição hormonal da menopausa piora a celulite? A ação hormonal sempre piora a celulite e também as varizes entretanto, os benefícios da reposição hormonal na menopausa são muitos e um tratamento bem conduzido irá trazer poucas repercussões para a celulite e para as varizes.

 

OS ESTÁGIOS DA CELULITE

 

A celulite se apresenta em quatro estágios de evolução, são eles:

CONDIÇÃO NORMAL – Na condição normal o tecido gorduroso é ricamente irrigado, as células gordurosas são de tamanho e formas normais. Os vasos são eficientes e tem formato normal.

ESTÁGIO I DA CELULITE – Acontece um aumento de volume das células do tecido gorduroso na região afetada, ocasionado por acúmulo de gordura dentro da célula. Não existe alteração circulatória e dos tecidos de sustentação, apenas uma discreta dilatação das pequenas veias do tecido gorduroso. Não há sinais visíveis na pele e nem dor.

ESTÁGIO II DA CELULITE – As células gordurosas ficam um pouco mais cheias de gordura e as que ficam na parte mais profunda começam a sofrer o mesmo processo. Já aparece um certo grau de fibrose, que se piorar, começa à formar micronódulos na fase seguinte. O aumento do volume das células provoca alteração circulatória, por provocar a compressão das microveias e vasos linfáticos. O sangue e a linfa (líquido aquoso que banha as células) ficam represados. Ocorre então um maior “inchaço” das células gordurosas e detritos tóxicos, que deveriam ser eliminados, começam a ficar acumulados. Na pele, já é possível se observar irregularidades à palpação e ainda não existe dor.

ESTÁGIO III DA CELULITE – As células continuam aumentando de volume por causa da contínua aquisição de gordura. Ocorre uma desordenação do tecido e aparecimento dos nódulos que apesar de mais profundos, são vistos como irregularidades na superfície da pele, mesmo sem palpação. Começa a existir uma fibrose, que é o endurecimento do tecido de sustentação (onde estão as fibras) e a circulação fica ainda mais comprometida. Pode aparecer os vasinhos e microvarizes. A pele tem o aspecto parecido com “Casca de Laranja”. Ocorre a sensação de peso e cansaço nas pernas (Deve-se lembrar que a celulite é basicamente um problema circulatório, e nesse estágio a circulação no tecido gorduroso já está com problemas).

ESTÁGIO IV DA CELULITE – O inchaço desordenado das células gordurosas é acentuado, o tecido de sustentação se torna mais endurecido (fibroesclerose) e a circulação de retorno está muito comprometida. Nesse estágio, a celulite é dura e a pele fica “lustrosa”, cheia de depressões, com aspecto acolchoado. As pernas ficam pesadas, inchadas, doloridas e a sensação de cansaço está frequentemente presente, mesmo sem esforço. Aqui “a coisa” complicou de vez!

 

O QUE FAZER??

 

Obviamente que o melhor tratamento é o preventivo e a essa “altura do campeonato” TODAS JÁ ENTENDERAM QUAL É! MUSCULAÇÃO + AEROBIOSE + DIETA! SEEEEEEEEEEMPRE A MESMA FÓRMULA!

Mas um detalhe: NO MÍNIMO 4 VEZES POR SEMANA! Sempre alternando ciclos de REDUÇÃO DE GORDURA com ciclos de GANHO DE MASSA (nesse é que a síntese do Colágeno será estimulada para valer). Mas Prof. Eder e agora que eu já tenho celulite? SIMPLES! Exatamente o que acabei de dizer acima… TREINE (eu não disse “malhe”) e alimente-se corretamente! Claro que nos casos mais graves alguns métodos da cosmetologia estética poderão ser bons aliados nessa hora, AUXILIANDO a musculação na estimulação da síntese do Colágeno e na melhoria circulatória local.

Mais uma vez volto a frisar: OS MÉTODOS DE ESTÉTICA CORPORAL SE FOREM NECESSÁRIOS, ENTRARÃO COMO COMPLEMENTO FINAL OU ESTARÃO JOGANDO PEQUENAS FORTUNAS PELO RALO!

RESUMO DA ÓPERA: FAÇAM “O CERTO”, TENHAM PACIÊNCIA E EM BREVE CONSEGUIRÃO MANTER “A DANADA” SOB CONTROLE!

 

Bons treinos e até a próxima!

 






DICAS RELACIONADAS


Um comentário em “CELULITE – Conheça seus ESTÁGIOS e saiba O QUE FAZER!

  1. Adorei as informações, mas gostaria muito que fosse mais barato treina e se alimentar da forma correta, sou costureira passo muito tempo do dia trabalhando e tenho pouco tempo para malhar não sei mas o que fazer já estou com a maldita celulite e me sentindo muito mal…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.