25 ago

Entenda o que é o CrossFit, conheça sua história e como ele vem conquistando academias em todo o mundo!

O que e CrossFit e sua HistoriaHoje, quando pensamos em um sistema de treinamento com exercícios de alto rendimento físico é quase impossível não nos lembrarmos do CrossFit.

A busca por uma boa saúde e por um condicionamento físico mais completo possível faz do CrossFit um sucesso em academias de todo o mundo. Esse post vai explicar exatamente sobre o que se trata o CrossFit, sua história e como sua formula de exercícios variados em alta intensidade vem conquistando público.

 

A História do CrossFit

 

O CrossFit teve início em 2000, pelo ex-ginasta Greg Glassman. Ainda quando criança, Greg teve poliomielite e usou a ginástica e uma série de exercícios para recuperar sua força. Greg passou por diversas academias quando jovem, mas nunca gostou dos métodos de ensino praticados nestes estabelecimentos.

Com o tempo, Greg percebeu que somando o uso de halteres, barras e kettlebells, conseguia melhores resultados em seus exercícios do que apenas com o uso do corpo. Praticando diversas modalidades esportivas, ele percebeu que muitos poderiam ser melhores que ele em uma atividade específica, mas não em todas combinadas (bicicleta, levantamento de peso e ginástica).

A busca por exercícios que o ajudassem a recuperar sua força fez com que Greg passasse, em sua juventude, por 7 academias diferentes. Motivado pela insatisfação com estes estabelecimentos, começou a desenvolver séries de exercícios que seriam, mais tarde, os princípios do CrossFit.

Com o sedentarismo típico da vida moderna, acabamos deixando de lado movimentos básicos como agachar, pular e correr. E esses exercícios, aparentemente banais, são muito importantes para o desenvolvimento e a manutenção das nossas capacidades físicas.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

É com essa mentalidade que Greg Glassman começou a trabalhar como personal trainer. Em 1995, abriu uma academia em Santa Cruz e, além disso, foi contratado para treinar o departamento de polícia da cidade. Com o aumento da demanda pelo seu trabalho, deixou de dar aulas particulares e passou a dar aulas em grupo. E, assim, nasce a comunidade CrossFit, que é formalmente instituída no ano 2000.

 

O que é o CrossFit

 

O CrossFit é um novo método de treinamento composto por exercícios funcionais, de alta intensidade e com foco em desenvolver o condicionamento físico de uma forma geral, sem focar apenas na especialização de uma determinada habilidade, como acontece nos treinos tradicionais.

Desde o início, a preparação completa do corpo era uma preocupação de Glassman. Assim, a estratégia do CrossFit é focar no desenvolvimento das habilidades físicas gerais, a partir de um treino dinâmico e funcional

Conforme as pessoas foram descobrindo as vantagens do CrossFit em relação a esses métodos convencionais, ele tem se tornado muito mais uma filosofia de vida do que apenas mais uma atividade física em si.

Quando falamos em condicionamento físico de uma forma geral dizemos no sentido de aperfeiçoar as funções humanas básicas, dentre os 10 domínios de capacidade física conhecidos, sendo que estas podem ser melhoradas através de adaptações neurológicas e/ou orgânicas. São elas:

  • Resistência cardio-respiratória;
  • Resistência muscular;
  • Força;
  • Flexibilidade;
  • Potência;
  • Velocidade;
  • Coordenação;
  • Agilidade;
  • Equilíbrio;
  • Precisão.

 

Quanto maior a competência em cada uma delas, maior é o condicionamento físico, ou seja, um bom programa de treino deve conter exercícios que desenvolva cada uma destas aptidões físicas.

No CrossFit o modelo de treino é baseado no seguinte conceito: Exercícios funcionais feitos em alta intensidade e constantemente variados. Esse combo de exercício engloba as três vias metabólicas que geram energia para qualquer tipo de ação física.

A primeira, responsável pelas atividades de maior potência, dura aproximadamente 10 segundos; a segunda que rege as atividades de potência moderada tem a duração de poucos minutos; já a terceira via, responsável por mobilizar energia, principalmente da gordura armazenada no corpo permite executar atividades de baixa potência.

Um condicionamento físico total deve, então, promover e desenvolver um treino executado em cada um dos três sistemas de energia, procurando o melhor efeito possível de equilíbrio.

 






DICAS RELACIONADAS


3 comentários em “Entenda o que é o CrossFit, conheça sua história e como ele vem conquistando academias em todo o mundo!

  1. Foi de muita importância essa pesquisa sobre atividades físicas e sobre modalidades da proposta do segmento onde aprendi condicionamento físico e como proceder na hora dos treinos.

  2. Ninguém fala que o inventor dessa modalidade foi expulso de todas as academias americanas, por não se enquadrar dentro das regras, ai ele foi pegou alguns aparelhos que tinha na sua casa jogado e alugou um galpão, onde ele o chamou de Box, porem o marketing esportivo o chamou de crossfit e assim esta modalidade que muitas pessoas não sabem o risco que tem, não é indicado por nenhum especialistas da área da saúde.

    1. Isso mesmo. Além de que o Cross fit não respeita os princípios do treinamento o que garante não só resultados efetivos em cada valência isoladamente como submeter seus adeptos a risco de lesões permanente e crônica.

      Se tratando de atletas praticar o método, sim, concordo que poderá ser muito útil, mas para pessoas que nunca praticaram nada isso eu irresponsabilidade e falta de conhecimento dos aplicadores do método em permitir os mesmo praticarem sem antes ter no mínimo ter passado avaliações, sem ter uma iniciação em uma praticar de atividade física que venha te possibilitar o melhoramento mínimo em algumas valência físicas imprescindíveis para realizar uma outra que venha solicitar muita mobilidade mecânica, sinergismo muscular e a solicitação da combinação das vias metabólicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.