19 nov

Ostarine (MK-2866) – Estimula o anabolismo para Ganho de Massa Muscular

Ostarine (MK-2866) - Estimula o anabolismo para Ganho de Massa Muscular

O mercado de suplementos avança a passos largos, muitos produtos, muitas marcas e também muitos problemas podem surgir se as pessoas saírem por aí consumindo tudo que aparecer sem orientação, neste rol surgiram novidades que prometem benefícios sem efeitos colaterais dos anabolizantes e o ostarine (MK-2866) é um destes novos produtos.

O Ostarine pertence a uma categoria chamada SARM (do inglês Selective Androgen Receptor Modulator) juntamente com outros semelhantes que surgiram na verdade para tratamento de pessoas portadoras de anemia, perda de massa muscular devido a doenças que provocam atrofia muscular, sarcopenia ou fadiga crônica.

Entrou para o mundo dos atletas de fisiculturismo por ter efeitos benéficos no ganho de massa muscular favorecendo a atividade anabólica prometendo não causar os mesmos efeitos colaterais dos perigosos anabolizantes.

Já ouviu falar dele? Certamente. Mas o que ele faz realmente? Para quem é indicado? Tem efeitos colaterais ou não? Quais os benefícios do Ostarine para quem treina?

São estas e outras dúvidas que vamos esclarecer neste post.

Se você quer saber mais, então fique por aqui!

 

O que é  Ostarine (MK-2866)?

 

O ostarine como falamos anteriormente, é um produto classificado por SARM que em inglês quer dizer Selective Androgen Receptor Modulator ou em português “Modulador Seletivo de Receptores Androgênicos”, possui substâncias que estimulam o anabolismo que é o processo que o corpo utiliza para a construção dos músculos.

Diferente dos anabolizantes, os SARMs  não são convertidos em estrogênio porque não são esteróides, eles agem como a testosterona e estimulam  seletivamente o crescimento muscular esquelético.

Devido a este mecanismo de ação, ao alcançar os receptores androgênicos vai haver um estímulo para a produção de fatores de crescimento em tecidos musculares sem que estes fatores cheguem a outros órgãos.

Leia também:

OXANDROLONA (Anavar), para que serve, benefícios, colaterais e como tomar

O que é a Trembolona, para que serve, benefício, efeitos colaterais, como tomar

MELATONINA – Conheça tudo sobre o Hormônio do Sono

Efeitos negativos da Falta de Sono para o Ganho de Massa Muscular

TESTOGAR: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

O uso de GH para Definição Muscular (Benefícios para quem deseja Definição)

ORLISTAT – O que é, para que serve e seus Benefícios para o Emagrecimento

Sertralina (Zoloft): O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

Primobolan (Nibal): o que é, para que serve, benefícios, função, onde encontrar

Por este motivo descrito acima é que apesar de estimular o anabolismo (crescimento dos músculos), o ostarine parece não provocar efeitos colaterais como os anabolizantes e por isso pode parecer também uma aposta mais segura para quem irá utilizar este tipo de produto.

Seu consumo então seria direcionado com a finalidade de aumentar e preservar a massa muscular e perder gordura sem correr riscos de efeitos indesejáveis e deletérios para o organismo, pois parece não ter efeito tóxico, mas não há ainda total certeza disso.

Os SARMs como o ostarine podem agir desta forma porque seus efeitos seriam direcionados apenas para os músculos, células adiposas e ossos e parecem não atingir o fígado, rins, coração, etc, como é o caso dos anabolizantes.

Diferentemente do que acontece com anabolizantes que atingem órgãos e necessitam de uso de medicamentos concomitantes para evitar seus efeitos colaterais, os SARMs parecem não precisar deste tipo de cuidado.

O ostarine é o primeiro SARM  que chegou ao Brasil, mas mesmo com a promessa de ajudar a ganhar músculos em menor tempo sem causar danos ao organismo, ainda deve ser consumido com cautela sob orientação de um médico, é considerado um medicamento.

 

Quais os benefícios do ostarine MK- 2866?

 

É importante salientar que devido ao seu mecanismo de ação não ser o mesmo dos anabolizantes,  os resultados podem demorar um tempo um pouco maior para aparecer.

Aqui vão seus benefícios :

#  Ajuda a queimar gorduras

#  Aumenta a força muscular

#  Potencializa o ganho de músculos em menor período de tempo

#  Melhora a resistência física durante o treino

#  Evita a perda muscular

#  Favorece a regeneração dos músculos

#  Preserva a massa magra

#  Evita fadiga muscular

#  Reduz o risco de lesão em tendões e ligamentos

# Não contém metabólitos ( substâncias que danificam o fígado)

# Tem meia vida de 24 horas ( não acumula no organismo)

#  Tem atividade androgênica apenas nos tecidos musculares

 

Quem pode usar o Ostarine?

 

Mesmo que a frequência na academia seja diária e o treino for intenso, não se deve tomar qualquer suplemento sem uma orientação adequada.

O osterine é indicado para fisiculturistas, pessoas com problemas de perda de massa magra, atrofia muscular, sarcopenia,  em casos de osteoporose.

Seja qual for o objetivo tanto para performance esportiva ou para melhora de perda muscular devido a alguma patologia, é importante que fique claro que mesmo sem parecer causar efeitos colaterais, somente deve ser utilizado após consulta médica.

Quando acontece perda de massa muscular por doença, o médico pode indicar outros recursos ou recorrer ao ostarine, vai depender do estado de saúde de cada paciente, pois em alguns casos não pode ser indicado.

 

O que dizem os estudos ?

 

Os estudos realizados a respeito deste medicamento são da Gtx que produz produtos farmacêuticos e é a fabricante do Osterine MK 2866.

Veja abixo:

#1 – Foram estudadas aproximadamente 1500 pessoas e a maioria fez uso do produto para caquexia em decorrência de câncer e outras doenças que causam fraqueza e perda muscular, foi observado que em um grupo que usou ostarine por 12 semanas teve um ganho de 1,4 kg de massa muscular.

#2 –  Foi relatado também melhora na força muscular da maioria das pessoas estudadas descritas acima que recebiam 3mg de ostarine todos os dias.

#3 – Um outro estudo diferente realizado pela Gtx observou que o uso de 3mg do medicamento pode ajudar a redução de pequena quantidade de gordura corporal.

#4 – Um novo estudo demonstrou que pode haver uma pequena redução da produção de testosterona endógena, porém menos do que quando se usa anabolizantes.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Foram realizados estudos também a respeito de outros SARMs pela Universidade de Harvard, as marcas destes outros não foram divulgadas, mas foram 44 no total e os resultados mostraram que apenas 23 delas tinham realmente um SARM na sua composição, enquanto que 17 eram compostas por substâncias tóxicas que foram abandonadas pela indústria farmac~eutica por provocarem câncer quando testadas em animais e 4 não tinham ingredientes ativos, ou seja era apenas um pó com efeito placebo.

Lembrando que estes SARMs são livremente comercializados pela internet quando não deveriam ser, pois se tratam de medicamentos, são compostos químicos produzidos por indùstrias farmacêuticas.

Diante destes fatos  o ostarine Mk 2866 parece ser a aposta mais segura, devido a divulgação de seus resultados.

 

Efeitos colaterais

 

Apesar de não ser um anabolizante esteróide, mesmo com os estudos e os riscos serem menores, qualquer medicamento, suplemento e até os alimentos quando consumidos de maneira errada podem trazer efeitos colaterais.

Não seria diferente neste caso, mas se tiver a orientação adequada e for seguido a risca será mais difícil aparecer efeitos indesejados, caso o usuário perceba alguma alteração ou síntoma diferente deve procurar um médico, pois poderá ser necessário suspender o uso.

Mesmo que o ostarine não se converta em estrogênio, podem surgir efeitos como dos anabolizantes, mesmo que reduzidamente, por isso é preciso obedecer as orientações e não exceder a dosagem recomendada pelo médico.

Alguns efeitos colaterais que podem surgir :

  • Acne
  • Calvice ( quando há pre disposição genética)
  • Crescimento de pelos no rosto (mulheres)
  • Atrofia testicular
  • Redução da produção endógena de testosterona

 

Como usar o osterine?

  

Dentre todos os SARMs, o ostarine é o que tem maior efeito anabólico  e por este motivo é um dos mais indicados quando o assunto é ganho muscular.

 

Tabela de acompanhamento do Treino ABC

 

 

Para Ganho de Massa Muscular
Alguns usuários conseguem um ganho de até 3 kgs de ganho de massa magra com uma dosagem de 25 mg por dia num período de 8 semanas, este período é seguro para que não apareçam efeitos colaterais que os anabolizantes podem apresentar.
Porém se o uso for maior do que 4 semanas é necessário fazer uma terapia pós ciclo (TPC) de 3 semanas, porque haverá supressão na produção da testosterona.
A TPC terá o objetivo de recuperar produção endógena de testosterona e preservar a massa muscular adquirida.

 Se o objetivo for recomposição da  massa muscular e perda de gordura, este SARM tem  a capacidade de retirar as calorias das células adiposas usando esta energia para a construção dos músculos .

Esta pode ser a indicação de uso do ostarine para este objetivo:

 

Recomposição
Consumo diário de 20 a 25 mg durante 6 a 8 semanas.
Melhorar o consumo de proteínas magras.
O tempo para perceber os resultados pode ser um pouco maior.

Por ter uma meia vida de 24 horas, seu uso deve ser de apenas 1 dose diária independente do objetivo.

Estas são indicações que fazem parte de um protócolo de uso, mas cada um deverá seguir a orientação do profissional consultado.

 

O ostarine está liberado?

 

Tanto o ostarine quanto outros SARMs não foram nem liberados e nem proibidos pela FDA, o órgão que regulamenta alimentos, suplementos e medicamentos nos Estados Unidos ainda não tomou uma decisão e portanto aqui no Brasil a ANVISA também não tem uma posição.

A FDA ainda está analisando os benefícios e efeitos destas substâncias para poder se posicionar, porém isso não impediu que o produto ganhasse adeptos e fosse vendido na internet.

A falta de posicionamento da FDA não significa que o produto seja prejudicial mas também não significa que seja isento de malefícios ou que seja realmente eficaz.

Na realidade é preciso mais estudos e de preferência que sejam realizados em instituições diferentes da Glx que é a fabricante e portanto há conflito de interesse nos resultados.

Leia também:

OXANDROLONA (Anavar), para que serve, benefícios, colaterais e como tomar

O que é a Trembolona, para que serve, benefício, efeitos colaterais, como tomar

MELATONINA – Conheça tudo sobre o Hormônio do Sono

Efeitos negativos da Falta de Sono para o Ganho de Massa Muscular

TESTOGAR: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

O uso de GH para Definição Muscular (Benefícios para quem deseja Definição)

ORLISTAT – O que é, para que serve e seus Benefícios para o Emagrecimento

Sertralina (Zoloft): O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

Primobolan (Nibal): o que é, para que serve, benefícios, função, onde encontrar

O que se sabe é que há sim uma melhora para pessoas com problemas de perda de massa muscular em casos de doenças e para isso este suplemento/medicamento atende tais expectativas.

Deveriam ser feitos agora estudos com praticantes de fisiculturismo para comprovar ou não a eficácia no ganho de massa muscular em treinamento de força e também se seriam observados efeitos colaterais, já que a utilização deste suplemento tomou outro rumo diferente daquilo que se propôs no início.

Mas como não houve esse tipo de estudo, ainda é um tanto cedo afirmar que o osterine seja realmente mais seguro que os anabolizantes ou mesmo eficaz para o aumento da massa muscular.

O importante é ter cautela e não usar sem orientação de um médico, não exceder a dosagem e nem o tempo de utilização.

 

Esperamos que este post tenha trazido esclarecimentos relevantes sobre o osterine MK 2866.

Não esqueça de compartilhar com seus amigos para que eles também fiquem bem informados.

Até a próxima!

 

Referência

HOFFMANN, D.B; et al. Evaluation of ostarine as a selective androgen receptor modulator in a rat model of postmenopausal osteoporosis.Journal of Bone and Mineral Metabolism pp1-13.  05/2018.

 






DICAS RELACIONADAS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.