O que é SARM, Benefícios, Colaterais e Como Tomar

O que é SARM, Benefícios, Colaterais e Como Tomar
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

A sigla SARM identifica um termo em inglês para Selective Androgen Receptor Modulator, que traduzido para a língua portuguesa livremente é modulador seletivo de receptores androgênicos.

Funciona como um tipo de medicamento parecido com os esteróides anabólicos.

Os SARMs pode melhorar a velocidade de expansão muscular e também a perda de gordura, porém atua de forma mais leve nesses processos do que um anabolizante.

Entretanto, é muito utilizado entre fisiculturistas para mudar a performance corporal, graças a sua ação relevante e não agressividade para a saúde.

Neste artigo você verá tudo sobre os SARMs, sua forma de atuar no organismo humano e efeitos colaterais.


Leia com atenção caso queira saber detalhadamente os benefícios e os riscos do uso dessa substância.

 

O que é SARM?

 

O sarm é um novo tipo de receptor de androgênio que prometem menores efeitos colaterais que os anabolizantes tradicionais.

O significado da sigla como: modulador seletivo de receptores androgênicos segue a terminologia atualmente usada para moléculas semelhantes que têm como alvo os receptores de estrogênio, como o tamoxifeno.

Para simplificar:

… Essa substância é usada por fisiculturistas e praticantes de academia no mundo todo que preocupam-se com sua saúde e não desejam os efeitos nocivos causados pelos anabolizantes usados nas décadas passadas.

Há relatos de problemas de fígado, disfunções sexuais, comportamentos agressivos e até tipos de cânceres ligados ao uso de combinações potentes de anabolizantes.

Os SARMs na verdade são vistos por muitos fisiculturistas, e até profissionais de saúde como um tipo de suplemento que garante melhor desempenho durante as práticas atléticas e ajudam no ganho de massa muscular.

Você está a pensar que o que falamos até agora parece bom demais para ser verdadeiro não é mesmo?

O que será que a ciência tem a dizer sobre os efeitos desse “suplemento-anabolizante” sobre o organismo?

Ele tem realmente riscos muito graves à saúde ou pode ser usado indiscriminadamente?

Adiante vamos esmiuçar todos esses pormenores sobre essa nova substância que está dando o que falar entre os praticantes de academia, fisiculturismo e atletismo em geral.


 

Ingredientes dos SARMs

 

Alguns dos principais ingredientes que constam nas marcas mais conhecidas e que são famosos por trazerem os efeitos esperados.

  1. Ostarina ou MK-2866 (pode também constar com a seguinte nomenclatura: GTx-024). Substância que tem a capacidade de estimular o crescimento muscular.
  2. Ligandrol ou LGD-4033. Suplemento que estimula a produção natural de testosterona, considerado uma substância livre dos efeitos colaterais dos esteroides.
  3. Andarina, também conhecida como S-4 ou GSX-007. Ajuda no ganho da força e constituição musculares, além de permitir uma leve perda de gordura corporal.
  4. LGD-3303, composto anabólico que também já foi investigado como sendo uma possível substância ideal para o tratamento da osteoporose.
  5. Cardarina, tem efeitos adversos desconhecidos sobre o organismo humano porque não houve estudos com cobaias humanas realizados ainda. Sabe-se a partir de estudos feitos em ratos que tem efeito potente sobre a capacidade muscular, bem como a força.

Há também outros componentes que podem ser adicionados de acordo com a preferência das marcas que fabricam suplemento.

É importante que você pesquise os compostos para verificar se não tem intolerância a algum componente e evitar efeitos colaterais ou alergias.

 

Para que servem os SARMs?

 

Essas substâncias são androgênicas portanto ajudam na queima de gordura, construção de massa muscular e força. Uma coisa importante a ser dita antes de colocarmos as funções dos SARMs é que:

…As substâncias que contêm os suplementos que são chamados de SARMs não são totalmente experimentadas ainda pela ciência.

Apesar de serem suplementos considerados um pouco menos propensos a causarem efeitos colaterais…

… não se sabe exatamente os efeitos do uso prolongado no corpo humano; simplesmente porque não houve estudos específicos que indicassem resultados na combinação desses elementos em suplementos.

É importante enfatizar que esses suplementos servem exatamente para as funções dos anabolizantes esteróides androgênicos.

Ou seja, para atuarem em seu corpo em três funções principais:

  1. Construir receptores de androgênios em suas células.
  2. Conversão para o DHT que posteriormente se ligará aos receptores de androgênio.
  3. Conversão ao hormônio estradiol (estrogênio) que se ligará um um tipo diferente de receptor no organismo.

Isso resultará nos efeitos desejados para pessoas que utilizam esteroides para ganho de força, massa muscular, agilidade nos treinos e queima de gordura em menor prazo.

 

Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

Benefícios dos SARMs

 

Quando você começa a tomar esteroides anabolizantes suas células receberão uma carga grande de androgênios.

Os níveis ficam tão altos que os receptores disponíveis acabam totalmente saturados pela carga recebida.

Essa alta carga será rapidamente sentida pelas fibras musculares que acabam crescendo mais rapidamente como resposta.

O resultado disso é um corpo musculoso, com baixos níveis de gordura e esteticamente desejável por muitos praticantes de academia e fisiculturismo.

Há efeitos também sobre a força muscular, portanto você começará a ser capaz de pegar pesos maiores.

Consequentemente essas práticas elevam sua capacidade muscular produzindo um efeito em cadeia, mais força e massa magra muscular.

Vamos enumerar adiante alguns benefícios do uso dos SARMs:

# Aumentar da massa muscular magra;

# Elevar a força muscular;

# Melhorar a imunidade, o que consequentemente traz uma capacidade maior de frequência aos treinos pesados;

# Despertar o procedimento de construção muscular por meio de receptores androgênicos.

Há relatos de melhoras em ligamentos e tendões que podem ficar sobrecarregados pelas práticas halterofilistas, além disso, acelera os resultados das práticas de atividades físicas.

 

Funções dos SARMs

 

As funções do uso desse tipo de suplemento estão ligadas aos receptores de androgênio para promoção do ganho de massa muscular.

Além disso, por décadas os cientistas tentam desenvolver esteróides ou suplementos que tenham efeitos semelhantes e que não sejam tão prejudiciais à saúde.

Muitas pessoas envolvidas na prática de atividades físicas e atletas também têm preocupações sobre sua saúde.

Na verdade, não estão em busca de obter somente os resultados de ganho de força e massa muscular; ou um padrão estético perfeito para ganharem competições. Essas pessoas são de fato preocupadas com sua saúde a longo prazo, além de sua profissão e beleza.

Os SARMs surgiram, na verdade, como uma tentativa de combinar suplementações de esteróides que possam causar menos efeitos nocivos à saúde.

Além disso, há pesquisas científicas já disponíveis que comprovam que o uso de esteróides desenvolva uma síndrome de dependência indesejada pelos profissionais de atletismo.

Os fabricantes dos SARMs alegam que as funções deles sejam realmente essas:

# Oferecer efeitos semelhantes aos dos anabolizantes sem causar danos à saúde;

# Não causarem síndrome de dependência ou o efeito rebote extremo após o término da ciclagem com os elementos;

# Permitir o ganho de massa muscular e a perda mais rápida da gordura corporal de forma mais leve, sem os efeitos nocivos dos anabolizantes tradicionais aos órgãos internos.


 

Excesso do uso dos SARMs

 

Nenhum tipo de suplemento, por mais natural que seja deve ser usado em excesso.

Os efeitos benéficos do ganho de massa muscular virão com o tempo, mesmo que seja mais breve do que sem o uso de suplementos. Portanto não use indiscriminadamente e além das doses recomendadas na bula.

De acordo com depoimentos de usuários de longo prazo do produto, os efeitos benéficos podem se estagnar ao longo do tempo.

O ganho de força muscular e de massa podem parar com o tempo.

Além disso, como qualquer esteróide anabólico há possíveis ligações do uso indiscriminado desse tipo de suplemento com o surgimento de alguns tipos de cânceres como o de próstata, por exemplo.

Leia também:

O que é Oxandrolona, Ciclo, Efeitos Colaterais e Como Tomar

Durateston – Para que serve, benefícios, ciclo e Como Tomar

Ostarine (MK-2866) – Estimula o anabolismo para Ganho de Massa Muscular

Fluoxetina engorda ou emagrece? Prós e Contras do Medicamento

Clembuterol – o que é, Benefícios, Colaterais e Como Tomar

Sustanon – O que é, para que serve, Ciclo e Como Tomar

Oxandrolona Emagrece ou Engorda? É possível ver resultados em quantos dias?

Um dos maiores fatores de risco para os SARMs, na verdade, é sua procedência duvidosa.

Você precisará não somente pesquisar a marca e o tipo de SARM que esteja usando, verifique se há orientações sobre o uso e uma bula onde haja doses indicadas.

Porém, isso é um problema já que não há estudos científicos que realmente fundamentem o uso e deem indicações seguras de dosagens.

Portanto, caso haja indicação de dosagem e você adquira de um produtor que já tem um certo renome; e a confiança de seus colegas, siga rigorosamente.

O excesso desse produto pode causar efeitos colaterais desconhecidos o que é potencialmente perigoso.


 

Efeitos colaterais dos SARMs

 

Neste tópico falaremos um pouco sobre os efeitos colaterais conhecidos dos SARMs. São efeitos que não são cientificamente comprovados porém são sentidos e relatados pelos usuários.

Um outro fator importante a ser esclarecido é que esses efeitos colaterais são indicativos para pessoas que fazem uso de dosagens recomendadas não indiscriminadamente ou excessivamente.

Ainda não há estudos comprobatórios nem dos seus efeitos benéficos ou colaterais.

Porém, vamos enumerar aqui as reações sentidas por muitos que fazem uso da substância já há algum tempo juntamente com a prática de exercícios rotineiramente.

Há relatos de que as substâncias presentes nos SARMs também afetam o fígado e a longo prazo, com uso indiscriminado podem causar danos.

Os SARMs como qualquer outro tipo de androgênico podem causar:

# Queda de cabelo;

# Engrossamento;

# Oleosidade na pele;

# Alterações na voz.

E até maior agressividade.

Porém, é importante dizer aqui que os relatos sobre esses efeitos são de intensidade bem menores do que com os anabólicos tradicionais.

O uso por um longo período pode diminuir a produção natural de testosterona causando um efeito rebote, caso haja a descontinuação abrupta do suplemento.

Porém, eles não têm também o efeito de cortar por completo a produção natural de testosterona como acontece com anabolizantes tradicionais.

Os efeitos colaterais podem aumentar de acordo com a dosagem, ou seja, quanto maior a dosagem ingerida mais efeitos colaterais você poderá experimentar.

A boa notícia é que caso você experimente algum tipo de efeito colateral pelo uso de SARMs que lhe faça precisar descontinuar o uso, será mais rápida e fácil a recuperação.

 

Como tomar SARMs

 

Há muitas discussões e dúvidas sobre quais substâncias são SARMs ou não.

Até mesmo se podem ser legalmente vendidos como suplementos alimentares ou drogas experimentais com potenciais riscos à saúde.

Há uma indecisão geral sobre o uso e aplicação dos SARMs por conta da falta de estudos científicos sobre o assunto.

Além disso, inúmeros fabricantes usam formulações distintas e dosagens de componentes diferenciadas. No geral, o que pode ser dito é que eles são tomados oralmente como suplementos alimentares.

Tanto praticantes de atividades físicas quanto pessoas com doenças musculares degenerativas buscam atuar pressionando as agências para uma melhor regulamentação e estudos na área.

Isso permitirá que haja uma padronização e controle de qualidade sobre as pílulas vendidas como SARMs.

Ou seja, elas devem conter exatamente o que seus rótulos indicam pois já houveram pesquisas com marcas que indicaram que as porcentagens e dosagens nas pílulas na verdade não eram realistas.

Até marcas americanas produtoras do suplemento que foram investigadas por venderem pílulas que não continham nenhuma substância indicada como SARM em suas composições.

Portanto, uma dica importante ao tomar essas pílulas é que você faça uso de marcas que realmente estejam comprometidas em vender produtos de qualidade.

Que estejam vendendo componentes que sejam realmente SARMs, para não acabar pagando caro para tomar até placebos de marcas duvidosas.

 

Para finalizar…

Neste artigo falamos sobre os SARMs – uma nova modalidade de suplementos que têm efeitos parecidos com anabolizantes porém com menos efeitos colaterais.

Além disso, indicamos precauções que você deverá tomar ao fazer uso dessas substâncias. Você gostou deste artigo?

Deixe o seu like e comente conosco suas experiências com os SARMs; e se você já teve resultados esperados ou efeitos colaterais.

 

Referências

FERREIRA, U. M. G. et al. Esteróides anabolizantes androgênicos. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, Fortaleza, v. 20, n. 4, p. 267-275, 2007.

CISCATI, RAFAEL. O que é SARM, novo e perigoso anabolizante que bomba em sites e academias; Revista Época.

LANG, T. et al. Sarcopenia: etiology, clinical consequences, intervention, and assessment. Osteoporosis International, London, v. 21, no. 4, p. 543-549, 2010.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui