21 set

Dicas para reduzir Vontade de Comer Doce à Noite

vontade de comer doces à noite

Sorvete? Pudim? Chocolate? Brigadeiro de colher? De noite? Se você se reconheceu nestas palavras, você faz parte do time das pessoas que sentem vontade de comer doces à noite.

Tranquilize-se, isso não acontece somente com você!

Este hábito (nada favorável) que além de engordar traz também outras consequências negativas a longo prazo, caso ocorra o consumo excessivo de doces processados e artificiais.

Existem várias teorias e estudos, mas nada que explique definitivamente o que é realmente essa vontade insaciável por doces à noite.

Em nossa pesquisa descobrimos algumas situações que podem justificar este “desejo” noturno. Acompanhe o artigo!

 

Descubra por que você sente vontade comer doces à noite

 

A mais comum teoria envolve hormônios. Nosso organismo precisa de cortisol, hormônio que regula o açúcar, e ele diminui a quantidade no período noturno.

Isso é um sinal para o nosso corpo se preparar para ir dormir. Como nossos hábitos estão modificados com o novo tempo dormimos vez mais tarde e para compensar a falta de açúcar sentimos essa necessidade.

Outro estudo, também muito plausível e sobre hormônios.

A sugestão é que, ao final do dia quando já estamos cansados a produção de leptina, hormônio que os dá saciedade, cai e a grelina, hormônio da fome, aumenta.

O que de imediato justifica a indicação, para quem está tentando emagrecer, é ir dormir cedo e aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibras.

 

Hábito adquirido: como controlar a vontade de comer doces à noite

 

Os nutricionistas afirmam que adquirimos ao longo do tempo o hábito de comer doces depois das refeições.

Sabe aquela famosa sobremesa que todos esperam depois de um almoço ou jantar em família e que é sucesso garantido? E que mesmo você já estando saciado não dispensa?

Então, significa que fomos condicionados a isso (é uma tradição)!

E a ruptura de uma tradição e/ou hábitos, exige disciplina, paciência e força de vontade.

Temos também que a vontade de comer doces à noite pode significar e estar relacionada a um fator emocional.

Passamos o dia inteiro atribulados com as tarefas no serviço, em casa, com os filhos, contas a vencer, o cachorro e até o papagaio e à noite quando estamos relaxados o nosso cérebro aciona o corpo pedindo uma recompensa: doces.

A química explica: essa recompensa é explicada pela queda de serotonina, neurotransmissor responsável pelo bem-estar.

Uma dieta desequilibrada e falta de exercícios físicos contribuem para que isso aconteça.

Além disso, muitas vezes falta iniciativa para elaborar um cardápio para suprimir esta vontade (hábito).

 

Quando essa vontade de comer doces à noite pode ficar perigosa

 

Muitas pessoas durante a madrugada têm sintomas de hipoglicemia, como por exemplo:

  • Suor frio;
  • Tonturas;
  • Fraqueza;
  • Sono agitado.

E a vontade de comer açúcar.

Esses sintomas aparecem quando fazemos uma refeição pesada à noite ou com a ingestão demasiada de carboidratos e doces antes de dormir.

Acordamos nos sentindo assim e pensamos ser falta de energia e aquele assalto à geladeira na madrugada acaba, geralmente, em doces.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

As pessoas hiperglicêmicas, que tem os índices de glicose altos no sangue, fazem isso sem saber que o doce é o causador desses sintomas.

Com o passar do tempo, assim como as quedas de glicose pode ocorrer o aumento, transformado o metabolismo em mais possibilidade para desenvolver outras doenças, inclusive a diabetes e aumento da pressão arterial.

 

Mas o que devo fazer para evitar essa vontade de comer doces à noite?

 

Você certamente em algum momento da sua vida já ouviu que devemos evitar os abusos.

Deixar de comer doces (errados) é uma missão que exige determinação antes de tudo.

Entre algumas dicas, as melhores recomendações para amenizar este hábito são:

Reduzir a quantidade: gradativamente e com paciência vá diminuindo a quantidade de doces. Um dia sim e outro não, uma vez ao dia, somente nos finais de semana, mas sem abuso;

Líquidos durante a refeição: aumentar a quantidade de água durante as refeições pode ajudar nessa questão, pois a sensação de saciedade dura mais. Coma devagar e mastigue bem;

Praticar exercícios: com a prática de alguma atividade física o corpo libera hormônios que nos trazem bem-estar e é a mesma sensação que nos causa os doces;

Evite as tentações: usando a psicologia a nosso favor, evite guloseimas ao alcance da sua visão. O que os nossos olhos não veem, nossa vontade de comer doces à noite não sente;

Fibras e proteínas: estas aumentam a sensação de saciedade. Aumento o consumo de ovos, peixes e carnes magras, frutas, legumes e verduras;

Substituição: a frutose, o açúcar das frutas, demora mais para ser absorvido. Troque os doces pelas frutas, além de ser mais saudável vai te saciar por mais tempo;

Estresse: controlar a ansiedade e o estresse através de atividades físicas pode servir para controlar o desejo por açúcar;

Café da manhã: ele é responsável por nos fornecer energia para o dia que vem pela frente, então pular o café da manhã pode nos deixar cansados no final do dia.

 

Quando a vontade de comer doces à noite começa a se tornar viciante…

 

O açúcar é um poderoso viciante, por isso cuidado!

Se você tiver dificuldades em controlar a ingestão de doces, durante o dia e também à noite, não hesite em procurar um especialista para te ajudar.

Lembre-se que não resolve se culpar, desencadeando mais ansiedade.

A psicologia, a química, nutricionistas e mais um montão de especialistas explicam isso de várias formas. Não se preocupe isso é mais normal do que você pensa.

Leia também:

Dicas para reduzir Vontade de Comer Doce depois do Almoço

O apelo emocional existe, pois, doces nos trazem a ideia de felicidade. E por isso estão nas reuniões familiares, nas festas e até na gaveta da mesa do escritório.

Eles são fontes de energia e nos dão prazer, mas… como tudo na vida, o excesso não agrega em nada.

Mudar a nossa rotina é difícil, mas não impossível.

Com muita paciência, força de vontade e de moderação, podemos controlar essa vontade de comer doces à noite garantindo a boa forma física e emocional.

 

Gostou das dicas? Aproveita para deixar sua opinião sobre o assunto e também dividir com outros leitores!

 






DICAS RELACIONADAS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.