Dicas para reduzir Vontade de Comer Doce à Noite

vontade de comer doces à noite
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

Sorvete? Pudim? Chocolate? Brigadeiro de colher? De noite? Se você se reconheceu nestas palavras, você faz parte do time das pessoas que sentem vontade de comer doces à noite.

Tranquilize-se, isso não acontece somente com você!

Este hábito (nada favorável) que além de engordar traz também outras consequências negativas a longo prazo, caso ocorra o consumo excessivo de doces processados e artificiais.

Existem várias teorias e estudos, mas nada que explique definitivamente o que é realmente essa vontade insaciável por doces à noite.

Em nossa pesquisa descobrimos algumas situações que podem justificar este “desejo” noturno. Acompanhe o artigo!

 

Descubra por que você sente vontade comer doces à noite

 

A mais comum teoria envolve hormônios. Nosso organismo precisa de cortisol, hormônio que regula o açúcar, e ele diminui a quantidade no período noturno.

Isso é um sinal para o nosso corpo se preparar para ir dormir. Como nossos hábitos estão modificados com o novo tempo dormimos vez mais tarde e para compensar a falta de açúcar sentimos essa necessidade.

Outro estudo, também muito plausível e sobre hormônios.

A sugestão é que, ao final do dia quando já estamos cansados a produção de leptina, hormônio que os dá saciedade, cai e a grelina, hormônio da fome, aumenta.

O que de imediato justifica a indicação, para quem está tentando emagrecer, é ir dormir cedo e aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibras.

 

Hábito adquirido: como controlar a vontade de comer doces à noite

 

Os nutricionistas afirmam que adquirimos ao longo do tempo o hábito de comer doces depois das refeições.

Sabe aquela famosa sobremesa que todos esperam depois de um almoço ou jantar em família e que é sucesso garantido? E que mesmo você já estando saciado não dispensa?

Então, significa que fomos condicionados a isso (é uma tradição)!

E a ruptura de uma tradição e/ou hábitos, exige disciplina, paciência e força de vontade.

Temos também que a vontade de comer doces à noite pode significar e estar relacionada a um fator emocional.

Passamos o dia inteiro atribulados com as tarefas no serviço, em casa, com os filhos, contas a vencer, o cachorro e até o papagaio e à noite quando estamos relaxados o nosso cérebro aciona o corpo pedindo uma recompensa: doces.

A química explica: essa recompensa é explicada pela queda de serotonina, neurotransmissor responsável pelo bem-estar.

Uma dieta desequilibrada e falta de exercícios físicos contribuem para que isso aconteça.

Além disso, muitas vezes falta iniciativa para elaborar um cardápio para suprimir esta vontade (hábito).

 

Quando essa vontade de comer doces à noite pode ficar perigosa

 

Creatina Growth
Creatina Growth
Creatina Growth
creatina Growth

Muitas pessoas durante a madrugada têm sintomas de hipoglicemia, como por exemplo:

  • Suor frio;
  • Tonturas;
  • Fraqueza;
  • Sono agitado.

E a vontade de comer açúcar.

Esses sintomas aparecem quando fazemos uma refeição pesada à noite ou com a ingestão demasiada de carboidratos e doces antes de dormir.

Acordamos nos sentindo assim e pensamos ser falta de energia e aquele assalto à geladeira na madrugada acaba, geralmente, em doces.

As pessoas hiperglicêmicas, que tem os índices de glicose altos no sangue, fazem isso sem saber que o doce é o causador desses sintomas.

Com o passar do tempo, assim como as quedas de glicose pode ocorrer o aumento, transformado o metabolismo em mais possibilidade para desenvolver outras doenças, inclusive a diabetes e aumento da pressão arterial.

 

Mas o que devo fazer para evitar essa vontade de comer doces à noite?

 

Você certamente em algum momento da sua vida já ouviu que devemos evitar os abusos.

Deixar de comer doces (errados) é uma missão que exige determinação antes de tudo.

Entre algumas dicas, as melhores recomendações para amenizar este hábito são:

Reduzir a quantidade: gradativamente e com paciência vá diminuindo a quantidade de doces. Um dia sim e outro não, uma vez ao dia, somente nos finais de semana, mas sem abuso;

Líquidos durante a refeição: aumentar a quantidade de água durante as refeições pode ajudar nessa questão, pois a sensação de saciedade dura mais. Coma devagar e mastigue bem;

Praticar exercícios: com a prática de alguma atividade física o corpo libera hormônios que nos trazem bem-estar e é a mesma sensação que nos causa os doces;

Evite as tentações: usando a psicologia a nosso favor, evite guloseimas ao alcance da sua visão. O que os nossos olhos não veem, nossa vontade de comer doces à noite não sente;

Fibras e proteínas: estas aumentam a sensação de saciedade. Aumento o consumo de ovos, peixes e carnes magras, frutas, legumes e verduras;

Substituição: a frutose, o açúcar das frutas, demora mais para ser absorvido. Troque os doces pelas frutas, além de ser mais saudável vai te saciar por mais tempo;

Estresse: controlar a ansiedade e o estresse através de atividades físicas pode servir para controlar o desejo por açúcar;

Café da manhã: ele é responsável por nos fornecer energia para o dia que vem pela frente, então pular o café da manhã pode nos deixar cansados no final do dia.

 

Quando a vontade de comer doces à noite começa a se tornar viciante…

 

O açúcar é um poderoso viciante, por isso cuidado!

Se você tiver dificuldades em controlar a ingestão de doces, durante o dia e também à noite, não hesite em procurar um especialista para te ajudar.

Lembre-se que não resolve se culpar, desencadeando mais ansiedade.

A psicologia, a química, nutricionistas e mais um montão de especialistas explicam isso de várias formas. Não se preocupe isso é mais normal do que você pensa.

Leia também:

Dicas para reduzir Vontade de Comer Doce depois do Almoço

O apelo emocional existe, pois, doces nos trazem a ideia de felicidade. E por isso estão nas reuniões familiares, nas festas e até na gaveta da mesa do escritório.

Eles são fontes de energia e nos dão prazer, mas… como tudo na vida, o excesso não agrega em nada.

Mudar a nossa rotina é difícil, mas não impossível.

Com muita paciência, força de vontade e de moderação, podemos controlar essa vontade de comer doces à noite garantindo a boa forma física e emocional.

 

Gostou das dicas? Aproveita para deixar sua opinião sobre o assunto e também dividir com outros leitores!

 

...VEJA TAMBÉM...



Whey Protein Growth Grupo DT

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui