09jan

6 fatores que podem dificultar o Ganho de Massa Muscular

ganho-de-massa-muscularVarias pessoas possuem dificuldades em ganhar Massa Muscular e os motivos pelo qual essa dificuldade existe são vários. Cito aqui, de forma simples e direta, seis fatores que podem influenciar negativamente os ganhos de Massa Muscular no seu corpo.

Vamos aos fatores:

1. Baixa Ingesta Calórica: Para que ocorra o ganho de massa muscular é necessário que a quantidade de energia vinda dos alimentos seja maior que a sua taxa metabólica basal (quantidade de calorias gastas para manter o corpo em funcionamento).

Por exemplo, caso a sua taxa metabólica basal seja de 2500 kcal, seria necessário ingerir mais kcal para que ocorra um ganho de massa muscular. Se quiser saber um pouco sobre o suplemento que supre a necessidade de quem precisa ingerir mais calorias, a redação do Dicas de Treino disponibilizou um texto sobre Hipercalórico.

2. Baixo consumo de Proteínas: As proteínas são os macronutrientes principais para o crescimento muscular, pois o aumento de sua produção no tecido muscular após a atividade física no período de reparação muscular está intimamente ligado com o processo de hipertrofia. Portanto, além de um bom aporte calórico é necessário um adequado consumo de proteínas.

Estudos mostram que esse número é algo entre 2-3g de proteína por kg de peso. Ou seja, para um adulto de 70kg é preciso ingerir algo em torno de 140g-210g de proteína ao dia, o que seria aproximadamente 500-700g de carne. Com relação ao suplemento para quem precisa ingerir mais Proteínas a redação disponibilizou um texto sobre Whey Protein.

3. Poucas Horas de Sono: Já se sabe da grande importância do hormônio de crescimento (GH) para os processos de hipertrofia muscular e queima de gordura. Este hormônio é produzido na glândula hipófise anterior e é liberado principalmente durante o sono em sua fase da sono REM, que é a fase mais relaxante para nosso corpo e sistema nervoso.

Ou seja, quanto menos você dormir, ou até mesmo dormindo várias horas de um sono de baixa qualidade, menos GH seu corpo irá produzir e isso poderá afetar seus objetivos de ganho muscular.

4. Consumo de Álcool: O consumo de álcool afeta a liberação de GH durante o sono, pois interfere na sua liberação por diminuir a qualidade do sono. O metabolismo do álcool produz metabólicos tóxicos para as células de Leydig nos testículos, local da produção de testosterona. No post Álcool o inimigo dos Treino você pode se aprofundar nessa questão.

5. Stress: O desgaste mental e stress elevam os níveis de cortisol em nosso organismo. Este é um dos principais hormônios catabólicos em nosso corpo e, em grandes quantidades, favorece a quebra da proteína muscular.

6. Anticoncepcionais: Os Anticoncepcionais diminuem a produção de testosterona na mulher, tanto nos ovários quanto nas adrenais, e aumentam os níveis de SHBG diminuindo a forma livre e ativa da testosterona. No texto Malefícios da Pílula Anticoncepcional você pode ler um pouco mais sobre o assunto!

É importante saber como seu organismo funciona e muito mais importante conhecer os vilões que podem causar danos a ele. Reflita sobre esses seis fatores, pense no que você pode estar fazendo para mudar esse quadro e passar a ganha mais Massa Muscular.

 

Seus Ganhos refletem na sua Qualidade de Vida! Pense nisso.

 

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *