Os 9 melhores Suplementos para quem faz Jiu-Jitsu

Suplementos para quem faz Jiu-Jitsu
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

Os praticantes de Jiu Jitsu necessitam de uma alimentação equilibrada tanto para os treinos quanto para as competições, para treinos extenuantes apenas contar com os alimentos não é suficiente e o atleta precisa estar atento e escolher os melhores e mais adequados suplementos para quem faz Jiu-Jitsu.

Os atletas de Jiu-Jitsu e de outros tipos de luta podem sofrer muitas lesões musculares e seus treinos geram um altíssimo nível de estresse mental e físico, ocasionando muita fadiga mental e dores musculares.

A alimentação balanceada é de extrema importância também e deve ser praticada durante todo o período de treino e pré competições e não apenas poucos dias antes destas como acontece em muitos casos de atletas que acabam recorrendo a práticas não saudáveis.

Uma prática muito equivocada utilizada é a de ficar horas numa sauna e parar de tomar líquidos para a perda de peso rápida com a finalidade de se encaixarem em suas categorias.

A orientação adequada com a combinação dos alimentos e suplementos vai evitar que se chegue a estes extremos perigosos.

A ajuda de um nutricionista é fundamental para atletas desta categoria e mesmo para quem apenas treina sem intenção de competir, pois é importante que um profissional oriente a necessidade dos suplementos e quais os mais indicados, assim como orientará a alimentação de acordo com as preferências e necessidades de cada um.

As indicações dos suplementos para quem faz Jiu-Jitsu, você vai conferir no nosso post de hoje, por isso continue com a gente e aproveite a leitura!

 

Muito além da Suplementação

 

A performance de um atleta ou praticante de Jiu-Jitsu e de outros tipos de luta deve contar além de uma boa alimentação e suplementação adequada com uma boa qualidade de sono e saúde gastrointestinal.

O descanso adequado garantirá mais atenção e concentração nos treinos e lutas e a saúde gastrointestinal é importante para que não haja desconfortos que atrapalhem a performance.

Outro ponto muito importante a ser destacado é a hidratação, este é um fator essencial para qualquer tipo de esporte, porém estes atletas costumam praticar um hábito nada saudável de ficar sem tomar líquidos dias antes de competir com a intenção de estarem menos pesados e se encaixarem nas suas categorias em competições.

É importante enfatizar que isso não é nem um pouco correto, além de ser muito prejudicial por ocasionar um estado de desidratação certamente atrapalhará a performance.

O uso dos suplementos para quem faz Jiu-Jitsu será muito mais eficiente obedecendo estas importantes regrinhas.

Tipos mais adequados de suplementos para quem faz Jiu- Jitsu

Não há uma  especificação de suplementos para quem faz Jiu- Jitsu, mas existem aqueles que são mais indicados para a categoria.

 

Arginina

Aminoácido semi- essencial conhecido como L- Arginina, é produzida em níveis suficientes para atender a demanda que o organismo necessita, é precursora do óxido nítrico que age como vasodilatador, melhorando o fluxo sanguíneo, fazendo com haja maior aporte de nutrientes e oxigênio para os músculos.

 

Citrulina

É um aminoácido não essencial ( o corpo produz), ajuda a reduzir a produção do lactato (causa dor durante os exercícios) e da amônia,  melhorando o desempenho, é precursor da arginina que favorece a produção do ácido nítrico que melhora o transporte de nutrientes e oxigênio para os músculos.

 

Creatina

Favorece a produção de energia para os músculos, beneficia o transporte de nutrientes e oxigênio para melhora da resistência muscular e dá maior capacidade de prolongar o esforço físico de duração longa, faz com que a recuperação muscular seja mais rápida.

 

Beta Alanina

Aminoácido produzido pelo organismo, aumenta a carnosina (dipeptídeo formado a partir da histidina e alanina) nos músculos, que tem ação antioxidante, melhora a resistência e potência física, diminuindo a fadiga muscular.

 

Creatina Growth
Creatina Growth
Creatina Growth
creatina Growth

BCAA

Aminoácidos de cadeia ramificada, evitam a fadiga, previnem a perda muscular e melhoram a recuperação pós treino.

 

Cafeína

Ajuda a concentração e ajuda a diminuir a fadiga.

 

Glutamina

Melhora o sistema imunológico que é atingido devido ao estresse.

 

Whey Protein

Suplemento proteico com alto valor biológico, favorece a recuperação muscular, ganho de massa magra, age melhorando o sistema imunológico.

Em casos específicos podem ser indicados ainda algumas vitaminas, por causa do grande estresse causado por este esporte, mas isso dependerá da avaliação de um médico de acordo com exames clínicos.

 

Gel de carboidratos

Podem ser utilizados a maltodextrina que tem absorção bem rápida logo antes do treino ou a palatinose (carboidrato derivado da beterraba, mel e cana de açúcar) tem absorção mais lenta e pode ser consumida de 15 a 30 minutos antes do treino.

 

Alimentos que devem fazer parte do Cardápio

 

Além de uma alimentação equilibrada em proteínas, gorduras boas e carboidratos, existem alguns alimentos que podem favorecer o sistema imune dos lutadores de Jiu-Jitsu devido aos seus antioxidantes, vitaminas e minerais.

Por isso é importante que estes alimentos fortaleçam o atleta além dos suplementos para quem faz Jiu-Jitsu.

Abacate: além de dar energia, é rico em gorduras boas e antioxidantes.

Abacaxi: tem vitamina C que é antioxidante e tem efeito diurético, ajudando a eliminar inchaço.

Açafrão/ cúrcuma e curry: estes temperos além de dar sabor aos pratos, são protetores do sistema imunológico.

Banana: dá energia, favorece o funcionamento do intestino, tem potássio que evita cãibras.

Folhas/vegetais verdes escuros: couve, espinafre, brócolis, rúcula, etc. São ricos em fibras e antioxidantes.

Frutas secas: nozes, castanhas, avelã, pistache, são ricas em gorduras boas e magnésio, mineral que ajuda a recuperar lesões.

Maçã: é rica em fito nutrientes que agem como antioxidantes, ajuda a reduzir o colesterol, fortalece o sistema imune, previne AVC e é um ótimo digestivo.

Mel: substitui o açúcar, protege o sistema imunológico.

Melancia: é rica em betacaroteno (antioxidante), tem vitaminas do complexo B e C, minerais fósforo, ferro e cálcio, protege contra o câncer e doenças cardiovasculares.

Peixes ( salmão, atum, tilápia, truta): são de fácil digestão e substituem a carne vermelha que demora mais para ser digerida. São ricos em gorduras saudáveis e são ótimos acompanhamentos para massas e grãos integrais.

 

Alimentação Pré Treino

 

Mesmo quem vai consumir os suplementos para quem faz Jiu-Jitsu deve se preocupar com o que come antes de treinar, pois o suplemento vai funcionar para completar a alimentação.

É o alimento que vai fornecer energia e a força necessária para a prática esportiva e é um erro muito grande exercitar-se de estômago vazio.

Para o pré treino é importante que tenha uma fonte de carboidrato que libere energia lentamente, portanto de baixo índice glicêmico e proteína de alto valor biológico para prevenir perda de massa muscular além de gorduras de fácil digestão para não atrapalhar o treino. Exemplos:

Carboidratos: pão integral, banana com aveia, batata doce, frutas, mandioca, quinoa.

Proteínas: ovos, frango, peixes, queijo branco, iogurte, whey protein.

Estes alimentos são exemplos para lanches até 1 hora antes do treino.

 

Alimentação Pós Treino

 

No pós treino é necessário alimentar-se de maneira que favoreça a recuperação muscular e a reposição do carboidrato, por essa razão deve é importante que esta refeição aconteça tão logo seja possível, pois neste momento os nutrientes serão absorvidos mais facilmente.

Diferente do pré treino, os carboidratos agora precisam ser de absorção rápida para repor o glicogênio muscular, então as melhores opções são batata, pão branco, arroz branco, frutas.

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O whey protein pode ser consumido como fonte de proteína no pós treino, pois sua absorção é mais rápida do que outras para recuperação muscular.

Outros bons exemplos são ovos, carnes, peixe e frango porém terão absorção mais lenta, mas são ótimas opções.

 

Observações sobre os suplementos para quem faz Jiu-Jitsu

 

Os suplementos serão necessários em casos onde o praticante de Jiu-Jitsu tenha treinos com duração superior a 60 minutos, em casos que o tempo for inferior a este, a alimentação equilibrada e a orientação de um profissional serão suficientes para garantir o suprimento das necessidades nutricionais.

Nos casos dos atletas que fazem treinos longos, os suplementos de carboidratos, aminoácidos e proteínas precisam ser repostos a cada 60 minutos.

Em casos de desordens intestinais devido a alteração da flora intestinal por causa dos treinos extensos, o nutricionista pode indicar o uso de probióticos compostos de lactobacilos para restaurar  o intestino.

A melhor maneira de garantir uma boa performance é apostar numa alimentação equilibrada, não tomar atitudes extremas para perda de peso para competições no caso dos atletas e procurar orientação para consumir adequadamente os suplementos para quem faz Jiu- Jitsu.

 

Para finalizar…

E assim chegamos ao fim do nosso post a respeito dos melhores suplementos para quem faz Jiu-Jitsu e esperamos que tenham gostado das nossas informações e continuem nos incentivando a levar sempre o melhor conteúdo!

 

Referência

SÁ, A. C, et al;  CONSUMO ALIMENTAR, INGESTÃO HÍDRICA E USO DE SUPLEMENTOS PROTEICOS POR ATLETAS DE JIU-JITSU.Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 9. n. 53. p.411-418. Set./Out. 2015. ISSN 1981-9927.

 

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1 COMENTÁRIO

  1. Achei bem explicativo e extremamente necessário para o consumo correto dos suplementos pré e pós treino junto a uma alimentação mais adequada para melhorar a performance nos treinos ajustando e ajudando na evolução esportiva.

    Willians Sulivan BJJ
    Professor – Equipe Macaco Gold Team

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