27dez

Testosterona o pai da construção muscular

A testosterona é o pai da construção muscular. Ela promove a síntese proteica. Excessos nunca são bem vindos principalmente de testosterona, mas se você conseguir melhorar a produção pelo seu organismo, notará uma maior queima de gordura e um maior ganho de massa magra (músculos). Além disso, você ganha também aumento do apetite sexual (libido) e na energia.

Sua produção depende de zinco e vitamina B12, e não é encontrado diretamente nos alimentos. Porém, alguns alimentos podem contribuir para o aumento da produção deste hormônio. Basta que você consuma diariamente alguns dos seguintes alimentos:

OSTRAS: tem alto teor de zinco que desempenha papel ativo na saúde dos sistemas reprodutores masculino e feminino. São fontes também de magnésio, fósforo, manganês, proteínas, vitamina D, B12, ferro, cobre e selênio.

PEIXES OLEOSOS: o ômega 3 encontrado nos peixes e na linhaça é fundamental para produção deste hormônio. O salmão e a sardinha como outra boa fonte de vitaminas B B5, B6, B12, que são todos importantes para manter boa saúde reprodutiva.

BANANAS: boas fontes de potássio e vitaminas do complexo B, também necessárias a produção de testosterona.

ABACATES: contém vitamina B6, importante para produção hormonal nos homens.

CARNES MAGRAS: contém proteína, ferro, magnésio, zinco e gordura saturada. A última também é necessária a formação do hormônio.

FEIJÃO: Proteínas, fibras, zinco. É a maior fonte vegetal de zinco.

AVES: contam com proteínas e pouca gordura. Dietas ricas em proteínas tem maior impacto sobre a massa muscular e portanto sobre os níveis de testosterona.

OVO: contém proteínas e colesterol. A testosterona necessita também do colesterol para ser sintetizada. E, hoje sabemos que esse teor de colesterol do ovo não é tão prejudicial como pensávamos anteriormente.

BST - Whey Protein HTPro IIBST - Whey Protein HTPro II

BRÓCOLIS, REPOLHO E COUVE DE BRUXELAS: Fibras e Indole-3-carbinol. Altos níveis de estrógenos favorecem o acúmulo de gordura e pode interferir no crescimento muscular. O Indol 3 – carbinol, ajuda a reduzir os níveis de estrógeno.

ALHO: contém alicina. Estudos mostram que este composto aumenta os níveis de testosterona e inibe o cortisol.

Vitamina D tem grande importância para a força muscular. Cientistas alemães descobriram que homens com níveis mais altos de vitamina D apresentam níveis significantemente mais elevados de testosterona e menores níveis de hormônios sexuais (globulina de ligação – SHBG) do que aqueles com baixos níveis de vitamina D em seu sangue. Um menor nível de SHBG, significa que mais testosterona esta livre para entrar nos músculos e aumentar o crescimento muscular.

E como sempre, a alimentação balanceada é a melhor opção, assim não sofreremos tantas alterações hormonais.

Outros fatores que influenciam os níveis de testosterona em seu organismo.

Obesidade: gordura excessiva aumenta a produção de estrógenos e estes fazem com que os níveis de testosterona caiam.

Uso de drogas e álcool: o álcool inibe nossa habilidade de remover o estrogênio do sangue.

Estresse: este eleva os níveis de corticosteroides no sangue o causa decréscimo de testosterona no sangue.

Diabetes: estudos sugerem sua ligação com baixos níveis do hormônio em questão.

Hipertensão e altos níveis de colesterol: estes fazem com que haja uma diminuição na fluidez e circulação do sangue, consequentemente diminuindo a circulação sanguínea em órgãos que produzem hormônios sexuais.

Idade: a partir dos 40 anos a testosterona cai 1% ao ano.

Lembre-se: o uso desse hormônio pode acarretar em graves efeitos colaterais, se for realizar deve ser prescrito e acompanhado de médico.

 

Salvar

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

8 comentários em “Testosterona o pai da construção muscular

  1. GOSTEI MUITO, PRINCIPALMENTE QUANDO FALA DO ALHO,PQ MUITA GENTE N SABE DA SUA IMPORTÂNCIA TAMBÉM NA CONSTRUÇÃO MUSCULAR.

  2. PARABÉNS!
    Com seu artigos conseguimos vislumbrar e desvelar em um panorama geral a importância do equilíbrio das vitaminas, proteínas e aminoácidos essenciais no nosso organismo!! Ressalto em especial a vit D, tão esquecida por nós e o sol como tbém imensa fonte para nosso organismo!
    Continue a escrever, pois com seu conhecimento auxiliara muitas pessoas a entenderem melhor e promover hábitos saudáveis de alimentação!
    Mayke Heidrich

  3. Meus parabéns o artigo é bem relevante quanto a alimentação, pois mostra que devemos estar atentos na qualidade dos alimentos, diminuir o stress para mantermos saudáveis.

Os comentários estão fechados.

Ir para o topo

Copyright © 2017 Dicas de Treino.