«

»

dez 23

Treinamento Funcional o que é e para que serve?

 

*Dec 03 - 00:05*Desk email

 

Já faz um bom tempo que essa palavra tem vindo como uma bomba jogada pela indústria do fitness. Em outros países, já muito praticado e no Brasil ganhando anualmente milhares de adeptos, atualmente sendo considerado como um dos melhores métodos de treinamento para chegar à qualidade muscular, pois possibilitam centenas de exercícios que desenvolvem força, flexibilidade, equilíbrio, estabilidade do core e mobilidade utilizando poucos materiais.

 

Mas exatamente o que é o treinamento funcional e por que está sendo tão procurado?

Todo movimento que melhora a sua condição para executar uma determinada tarefa é um movimento funcional. O treinamento funcional deve respeitar e ser prescrito levando em consideração os movimentos naturais que o corpo foi projetado, como: agachar, empurrar, girar, pular e correr, se utilizar esses exercícios em seus treinamentos e combinar com suas variações estará em um treinamento funcional.

 

Como treinar funcionalmente?

Os movimentos executados devem integrar todos os grupos musculares e não trabalhar músculos isolados. Todos os exercícios são executados nos planos baixo, médio, alto e também vertical e horizontalmente. Os equipamentos devem ser livres, como: halteres, cordas, kettlebells, barras, bolas, fitas e cabos.

 

Quais os benefícios do Treinamento Funcional?

Treinando funcionalmente você melhora a postura e o bom equilíbrio em todos os membros, assim aperfeiçoando toda a forma “definição’’ do corpo, otimizando seu desempenho para as tarefas que está treinando e reduzindo lesões degenerativas e dores.

 

Por onde começar o Treinamento Funcional?

Como exercícios funcionais não utilizam máquinas de peso fixo, a base são movimentos naturais e o peso do próprio corpo. Seja qualquer idade, sexo, peso, todos podemos treinar funcionalmente.

Hoje existem muitos profissionais que tem sua formação voltada para exercícios funcionais, procure o melhor que lhe agradar e peça para mostrar-lhe alguns exercícios funcionais e suas variações. Comece a integrar esses exercícios em suas sessões, com um bom treinamento seu corpo irá desenvolver e se adaptar aos novos estímulos, melhorando sua saúde e ganhando uma qualidade muscular.

 

 

Bons Treinos e até a próxima!

 

 

O post publicado possui autorização expressa do autor, todo o conteúdo exposto é de responsabilidade do mesmo.

 

Enviado pelo Consultor Rodrigo Borio

  • Bacharel em Educação Física – CREF 019534-G/PR;
  • Especializado em treinamento funcional;
  • Sócio proprietário da GoUp – Studio e Personal Trainer;
  • Consultor online com protocolo de treinamento individualizado;
  • Facebook

 

3 comentários

  1. Eveline

    O Insanity Workout é considerado um treinamento funcional?

    1. Rodrigo Borio

      Eveline, O método Insanity Workout trabalha sim com a base de movimentos funcionais, ex: saltos, movimentos em vários planos, baixo, médio e alto, porem o objetivo desse método e emagrecimento e definição assim melhorando muito a qualidade muscular.

  2. Ender Grimaldi

    Essa é vida que pedimos a papai do céu, cuidar da vida do outro eh perfeito! Sou estudante de Educação Física e já estou pondo em prática também o treinamento funcional e recomendo….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Current day month ye@r *