O que comer antes do treino Funcional? (lista para compra)

O que comer antes do treino funcional
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

Você é aderiu ao treino funcional e está buscando dicas e orientações sobre o que comer antes do treino funcional?

Aqui falaremos justamente sobre dietas mais adequadas para quem pratica essa modalidade ou estilo de vida.

O termo “funcional” implica em uma sequência de exercícios que têm como objetivo adequar completamente os movimentos às necessidades e metas do praticante.

É um treinamento específico concebido para ser mais eficaz na obtenção dos resultados desejados.


O treino funcional também está ligado a práticas de recuperação, por exemplo, após a ocorrência de derrames ou cirurgias.

Porém, ele pode ser adequado a qualquer tipo de pessoa, sendo voltado às atividades rotineiras de forma que ela possa realizá-las da melhor maneira possível.

Por isso pode estar ligado a estados em que um paciente esteja em recuperação de traumas ou até mesmo após problemas ligados à parte neurológica.

Não somente isso, porque treinos funcionais podem servir como complemento para obter um desenvolvimento corporal mais homogêneo.

Dessa forma, o termo funcional está relacionado a uma ginástica ligada às funções específicas que o treino terá com relação aos resultados esperados.

 

O que comer antes de um treino funcional voltado para a recuperação de traumas?

 

Esses treinos funcionais são desenvolvidos para recuperação de diversos tipos de traumas.

Podem ser exercícios para recuperação muscular, traumas ósseos e diversos tipos de rotinas físicas que possam ser consideradas auxiliares na recuperação física de cirurgias.

Por exemplo, em cirurgias de joelho que podem precisar de fisioterapia e também um treinamento funcional para permitirem uma recuperação adequada e otimizada.

 

O que comer para treino funcional voltado para recuperação muscular?

 

Esses casos estão relacionados a cirurgias de diversos tipos, incluindo cirurgias plásticas, recuperação de acidentes graves, lesões por esportes, etc.

Para reabilitação muscular o ideal é que você coma alimentos que favoreçam não somente a recuperação após treino mas a criação de novas fibras musculares.

Esses alimentos são os ricos em proteínas, adiante daremos uma lista de alguns que ajudam muito na recuperação muscular:


 

Peixes

Muitos peixes são excelentes para recuperação muscular porque além de favorecerem o ganho de massa são ricos em ômega 3 e 6.

Esse é o caso do salmão, além disso você pode também encontrar suplementos e cápsulas disponíveis de ômega 3 e 6 contendo óleo de peixe que são excelentes para recuperação muscular.

 

Carnes Vermelhas

Carnes vermelhas são as mais ricas em:

    • Proteínas;
    • Zinco;
    • Ferro;
    • Vitamina B.

E diversos elementos de alto valor biológico.

Elas são especialmente importantes para a recuperação muscular caso você esteja em tratamento.

O ideal é que sejam consumidas moderadamente e anteriormente ao treino funcional de forma que proteínas obtidas, a partir de sua digestão, se tornem constituidoras de novas fibras musculares.

Principalmente se você estiver em recuperação de traumas grandes nos músculos causados por acidentes ou cirurgias.

Dê preferência ao consumo de carnes vermelhas antes e depois do treino funcional.

 

Whey Protein

O Whey Protein na verdade é um shake de alto valor biológico feito a partir do soro do leite e é um alimento recomendadíssimo em o que comer antes do treino funcional.

Se você consumir esse shake a 30 minutos do treino funcional obterá não somente mais energia para os exercícios, mas otimizará a reconstituição muscular e a fabricação de novas fibras.

Como esse suplemento vem em forma de shake, também terá uma capacidade de absorção rápida pelo organismo. Isso é ideal em treinos funcionais que estejam montados para a recuperação da musculatura.

Leia também:

 

O que comer antes de um treino funcional para recuperação de derrames ou AVC?

 

No caso de pessoas que precisem fazer treinos funcionais ou fisioterápicos em função de problemas neurológicos a alimentação ideal será ligeiramente diferente.

Vejamos alguns elementos presentes em uma alimentação balanceada que podem ajudar nesses casos e que servem não somente para situações de derrames, mas todo e qualquer caso que esteja ligado a causas neurológicas.

Isso também englobará fisioterapia e treinos funcionais para pessoas que tenham lesões na coluna ou que estejam fazendo alguma prática para manter a saúde.

É importante também enfatizar que os treinos funcionais ajudam muito a controlarem sintomas do Alzheimer e do Mal de Parkinson, portanto essa alimentação será indicada a todos esses casos citados.

 

Cranberry

São frutas vermelhas conhecidas já de praticantes de dietas naturais.

Elas são muito ricas em antioxidantes e já há comprovação científica de seus benefícios naturais anti-inflamatórios e até de propriedades antibióticas.

Há estudos que estão relacionando o consumo dessa fruta com um aumento das atividades cerebrais indicando que há uma melhoria no funcionamento do sistema nervoso central.

Como a fruta é relativamente cara e as quantidades indicadas são altas para que haja resultados visíveis, muitos médicos estão recomendando o consumo de suplementos feitos a partir do extrato de cranberry. Esses já contam com as quantidades ideais para tratamento e consumo diário.

 

Café

Além de ser um alimento presente no cotidiano de qualquer brasileiro é um excelente estimulante do nosso sistema nervoso.

A cafeína é um poderoso estimulante cerebral que deixa a pessoa em estado de alerta.

O consumo não ajudará somente na realização dos treinos, mas também proporciona uma melhoria na recuperação das terminações nervosas.

O incentivo da atenção e a aceleração do metabolismo estão diretamente ligados à recuperação dos quadros citados acima.

Leia também:

 

Cúrcuma

Este tempero entra na lista de o que comer antes do treino funcional, porque seu ingrediente ativo pode ser usada como tempero em diversos tipos de comida.

Há pesquisas científicas indicando que esse elemento está diretamente ligado ao estímulo à neurogênese.

Isso significa que haverá melhoras evidentes se você combinar o treino funcional com o consumo da cúrcuma anteriormente.

 

O que comer antes de um treino funcional para fortalecimento muscular?

 

O treinamento funcional não está disponível somente para pessoas que têm lesões ou estão em recuperação de algum problema de saúde ou cirurgia.

Muitas pessoas fazem treinos funcionais para poderem fortalecer a musculatura.

Nesses casos também há alimentos específicos que podem ajudar nos resultados.

Vejamos adiante alguns desses alimentos:


 

Sucos verdes e Smoothies Funcionais

Sucos verdes são ricos em cálcio que fortalecem a musculatura e a parte óssea.

Caso você faça um suco com folhas verdes frescas, com couve e outros ingredientes terá um verdadeiro suplemento natural para tomar antes do treino.

Smoothies também são como vitaminas e combinações de frutas com folhas de diversos tipos que são naturais e altamente energéticos.

Como são consumidos em forma de suco ou smoothie são de fácil digestão, sendo possível que você consuma em até 30 minutos antes dos treinos.

 

BCAA

O BCAA é um suplemento que pode ser consumido em pó num shake de Whey Protein para potencializar os resultados do fortalecimento muscular.

Esses suplementos em forma de shake são excelentes porque permitem uma rápida absorção pelo sistema digestivo.

O BCAA também pode ser consumido em cápsulas antes dos treinos, podendo ter os mesmos efeitos que a versão em pó.

Porém, vamos indicar aqui que o BCAA seja tomado antes dos treinos como suplemento em pó juntamente com o seu shake de Whey Protein por conta da velocidade de absorção.

Podendo ser também consumidos em até 30 minutos antes das atividades de fortalecimento muscular.

Leia também:

 

Banana com Aveia e Mel

Além de ser um prato delicioso, é um alimento ideal em o que comer antes do treino funcional.


A banana com mel terá um índice glicêmico ótimo para que você adquira disposição para os treinos.

A aveia proporciona também um alto valor proteico, importante para a recuperação muscular.

Como também é um alimento leve de fácil e rápida digestão pode ser consumido em cerca de uma hora antes do treino de fortalecimento.

 

O que comer antes de um treino funcional para emagrecimento?

 

O treino para emagrecimento envolve muitas vezes estar em jejum durante as práticas funcionais e de alongamento. Porém nem todas as pessoas conseguem fazer isso.

Uma solução seria comer alimentos que forneçam energia e saciedade ao mesmo tempo que não engordam.

Algumas dicas em o que comer antes do treino funcional para emagrecer, envolve:

 

Chá Verde

O chá verde contém propriedades altamente energizantes e também funciona como inibidor de apetite.

 

Gengibre

Essa raiz de sabor mais ardente serve como anti-inflamatório e também termogênico.

O gengibre pode ser consumido como tempero em alimentos, na forma de chá ou até in natura.

 

Pimentas

Pimentas são excelentes termogênicos naturais e também são conhecidas cientificamente por auxiliarem no sistema cardiovascular.

Isso faz dessa planta uma excelente opção para temperar alimentos antes dos exercícios que lhe ajudarão na disposição e também na perda do peso extra.

 

O que comer antes de um treino funcional para condicionamento físico?

 

Treinos funcionais de condicionamento físico não envolvem mudanças drásticas ou até tratamentos de saúde.

Estão mais ligados à manutenção da saúde e de qualquer forma para realização de um treino será necessário que você tenha os estoques de energia necessários para a realização dos treinos.

Nesses casos dê preferência a alimentos com alto índice glicêmico, baixas calorias e rápida absorção pelo sistema digestivo. Entre esses encontram-se:

 

Batata Cozida

Além de ser rápida de fazer e barata, a batata pode ser digerida facilmente pelo organismo funcionando como combustível para seu corpo em treinos de condicionamento físico.

 

Vitaminas e Sucos Naturais

Evite o uso de açúcar, portanto dê preferências a sucos naturalmente doces que têm índice glicêmico ideal e também são facilmente absorvidos pelo sistema digestivo.

 

Ovos

São ótimas fontes de proteína com baixo índice de gordura.

A albumina é a principal fonte proteica dos ovos e são excelentes para manutenção dos tendões, elasticidade da pele e reconstituição muscular.

Leia também:

 

Onde comprar Suplementos de Qualidade?

Nossa opinião é unânime ao dizer que é na Growth Supplements que estão os melhores suplementos do Brasil, a qualidade do Whey, Albumina, BCAA então… nem se fala!

Lembramos que por se tratar de uma empresa genuinamente brasileira, preço bom, entrega ágil e muita informação estarão ao seu alcance.

É comum o valor dos suplementos Whey Protein, Albumina, BCAA estar disponível com valores de até 40% menor que concorrentes. Clique aqui e confira!

 

Neste artigo falamos sobre o que comer antes do treino funcional em diferentes situações.

Se achou interessante lembra de compartilhar o post!

 

Referências

SILVA, A. M; MESQUITA, L. S. A; SILVA, J. M. N; Análise comparativa da força dos músculos transverso do abdome e multífidos e da resistência dinâmica e estática do tronco entre judocas e sedentários. Revista Terapia Manual. Brasil, setembro/ outubro 2011

Leijon O, Lindberg P, Josephson M, Wiktorin CH. Different working and living conditions and their associations with persistent neck/shoulder and/or low back pain disorders. Occup Environ Med 2007.

Heredia JR, Peña G, Moral S. Entrenamiento funcional en Sañudo. In: Nuevas orientaciones para una actividad física saludable en centros de fitness. Local: Sevilla, Wanceulen; 2011.

 

Chamada Grupo Whats
Chamada Grupo Whats
Chamada Grupo Whats
Chamada Grupo Whats

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui