17 abr

AÇAÍ uma fruta super nutritiva!

O açaí é muito conhecido e consumido na região norte do Brasil e vem conquistando seu espaço no restante do país, e também no exterior, para onde grande parte é exportada.

O “vinho” do açaí é uma das suas mais conhecidas formas de uso. Para isso, o fruto é deixado de molho em água e, após esse processo, é despolpado em máquina ou amassado manualmente, para que a polpa se solte e seja misturada com água, transformando-se em um suco grosso e mais cremoso ou mais fino, dependendo da quantidade de água acrescentada. Este pode ainda, ser consumido com farinha de mandioca ou tapioca, como acompanhamento de peixe frito e charque, hábito comum entre os paraenses. Usado também em refrescos, sorvetes, geleias, mingaus e até refrigerantes. Na maioria das regiões do país, principalmente sul e sudeste, é preparado da polpa congelada batida com xarope de guaraná, onde ocasionalmente são adicionados frutas e cereais.

E, não são poucas as pesquisas que mostram seus benefícios tanto pelo consumo oral, quanto pelo seu uso em cosméticos.

Sua composição nutricional ainda não é bem estabelecida, contudo, sabe-se que, apenas 100g da fruta podem fornecer em torno de 247kcal.

É uma fruta super nutritiva e que tem um potencial antioxidante 15 vezes maior que o da uva.

Ao se perguntar se a polpa congelada fornece os mesmos benefícios, Kuskoski et. al. compararam o conteúdo de polifenóis totais e antocianinas das polpas congeladas de várias frutas, entre elas o açaí, e observaram que estas mantiveram sua capacidade antioxidante mesmo congelada.

Garanto que a maioria de vocês pensou que toda essa caloria vem dos carboidratos, ledo engano, elas vêm da gordura presente na fruta, que em grande parte é gordura boa, em que, assemelha-se ao azeite de oliva. Porém, 1 litro de seu suco fornece 66% da ingestão diária recomendada de gorduras. O seu teor de carboidrato é adquirido das frutas, cereais e guaraná que nele é acrescentado.

Pesquisa realizada por uma universidade paranaense mostra que pessoas que consomem a fruta têm o bom colesterol (HDL) mais elevado e o mau colesterol em níveis normais.

Contém alto teor de proteína, potássio, cálcio e fibras e é ainda, uma excelente fonte de vitamina E, considerada um importante antioxidante natural, além das antocianinas, flavonóis e flavonas.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Essa gama de antioxidantes lhe conferem a característica de alimento funcional. Pois, estes compostos têm a capacidade de captar os radicais livres e produzir efeitos na prevenção de doenças cardiovasculares, circulatórias, cancerígenas, diabetes mellitus e Alzheimer.

Estudo mais recente mostra ainda, que os compostos fitoquímicos do açaí tem relação com o tratamento contra a infecção por Helicobater pylori.

Para quem esta ai, preocupada (o) com o verão chegando e com a pele, fica a dica. Além dos antioxidantes, os ácidos graxos essenciais presentes no açaí, colaboram positivamente em muitos problemas e doenças da pele, como acne, dermatite atópica e anti aging. Já que, promovem a reposição lipídica, resultando no restabelecimento do equilíbrio hidrolipídico da pele.

Ou seja, os compostos do açaí são eficazes na melhora da aparência da pele fotolesada e na redução de rugas faciais, principalmente causadas pela radiação UV que induz a um processo inflamatório, estimula a perda de colágeno e fibras elásticas, acelerando o envelhecimento.

Considerando ainda seus ácidos graxos essenciais e seus antioxidantes, é interessante o uso do açaí por pessoas com acne, pois, ele ajuda a reduzir seus mediadores inflamatórios.

Famoso também entre os praticantes de atividade física, o açaí é conhecido como uma excelente fonte de energia e por combater a fadiga e aumentar o rendimento em exercícios físicos, auxiliar na regulação da função intestinal, auxiliar no combate aos radicais livres gerados pela atividade física e ainda promove o fortalecimento muscular.

Um erro muito comum é o seu consumo próximo ao horário do exercício físico, o que pode ocasionar desconfortos gastrointestinais, além de, interferir no rendimento do treino e/ou competição. Portanto, é melhor que sua ingestão seja feita após a atividade física.

Motivos para inclui-lo em sua alimentação diária não faltam, porém, se você está preocupada (o) em manter ou perder peso, tome alguns cuidados:

  1. evite mistura-lo com outras frutas, mel, xarope de guaraná ou cereais, deixe-os para quem pratica atividade física.
  2. prefira bater a polpa com água ou água de coco, assim você terá a inclusão de seus nutrientes em sua alimentação diária e ele ainda pode gerar uma boa saciedade.

Sem esquecer que deve ser consumido dentro de um plano alimentar específico.

Dica: MOUSSE DE AÇAÍ: preparada com iogurte natural desnatado, gelatina em pó sem sabor, adoçante e polpa de açaí. É só bater e pronto. 135 calorias por porção.

 

Salvar






DICAS RELACIONADAS


2 comentários em “AÇAÍ uma fruta super nutritiva!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.