15 maio

A moda dos Celulares nas Academias…

Celulares nas AcademiasÉ fácil observar que nesta década, houve um aumento exponencial do número de dispositivos móveis (celulares, tablets, etc) fora a facilidade do acesso à internet por meio destes. Difícil hoje quem não possua um celular.

Pelas ruas, lojas, locais de trabalho, etc, todos praticamente podem ser vistos usando um celular ou tablet. Em qualquer lugar, principalmente quando se está esperando por algo, você pode se distrair manipulando um celular (jogando, ouvindo música, etc). Celular é distração e foi esta associação que me inspirou no desenvolvimento das orientações que se seguem.

A febre dos celulares invadiu as academias de musculação. Hoje quase todos os alunos treinam com algum dispositivo móvel em mãos, em sua maioria um celular. Essa febre provavelmente é alimentada pelas próprias academias que disponibilizam o sinal para acesso à internet. Somado a isto, vem aquela vaidade das pessoas de expor o seu celular de último modelo. O cenário atual então é este: pessoas circulando por entre aparelhos de musculação se distraindo com seus celulares.

Entenda a INTENSIDADE DE ESFORÇO E OBJETIVO ESTÉTICO – Uma intensidade de esforço alta (pessoas sem doença ou limitações o grau de esforço é o ‘máximo’ ou o ‘submáximo intenso’ segundo a escala de Borg esta entre 19 e 20), esse número na escala é o ponto necessário para se obter resultados estéticos (hipertrofia ou qualidade muscular, por exemplo).

Trazendo essa informação para a prática, é praticamente impossível alguém, por mais avançado que seja, produzir uma alta intensidade de esforço e se distrair com qualquer outra coisa que seja, inclusive um celular. Treinar e manipular um celular é sinônimo de treino de moderada a baixa intensidade, mesmo que os pesos sejam considerados grandes.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

A moda dos celulares parece ser mais forte do que a conscientização acerca da intensidade de treino adequada. Por isso decidi formular orientações para os praticantes que insistem em treinar ao mesmo tempo em que manipulam seus celulares. Os mesmos poderão ter consciência da intensidade que estarão produzindo e possíveis resultados.

As orientações são baseadas na pura observação em anos de atuação em academias de musculação. Observei a relação entre pessoas que treinam manipulando ou não um celular e a satisfação com o resultado. Baseado então em tais observações, elaborei a seguinte escala de percepção da intensidade para a musculação:

 

Escala Raddi de Percepção do Esforço para a Musculação

 

Veja onde você se encaixa:

Nível 1: TREINO INTENSO: Não consigo manipular meu celular durante todo o treino. Treino este que provoca a quebra da homeostase e consequente, novas adaptações orgânicas. Objetivos: estéticos (hipertrofia/qualidade muscular) e performance. Público alvo: Adultos saudáveis.

Nível 2: TREINO MODERADO: Consigo manipular meu celular na primeira metade do treino, aproximadamente. Do meio para o final da sessão o cansaço já não me permite manipular direito meu celular ou de forma que me satisfaça. Objetivos: treino regenerativo. Treino sem exigências suficientes para quebrar a homeostase e provocar novas adaptações. Manutenção das aptidões físicas. Público alvo: Adultos saudáveis.

Nível 3: TREINO LEVE: Consigo manipular meu celular perfeitamente durante todo treino. O treino é incapaz de produzir a quebra da homeostase. A intensidade está muito abaixo que do é necessário para produzir qualquer tipo de novas adaptações em adultos saudáveis. Objetivos: treino regenerativo, certa manutenção das aptidões físicas. Público alvo: Iniciantes/Grupos Especiais.

 

Antes de começar qualquer treino eu executo 1 minuto de silêncio.
É onde eu esqueço tudo que aconteceu até naquele momento, esqueço tudo o que terei que fazer que não seja a sessão de treino.
Sempre com olhos focados, infectados. Ai chegou a hora!

 

Salvar






DICAS RELACIONADAS


8 comentários em “A moda dos Celulares nas Academias…

  1. E quanto aos aplicativos que administram os treinos? Eu os utilizo na academia sempre que mudo o treino, para ter certeza dos exercícios do dia. Concentração e dedicação é a base para tudo! :)

  2. Eu uso trilhas sonoras motivadoras. Exemplo Rocky 4 soundtrack. Músicas muito motivadoras, uso fones de ouvidos evitam conversas furadas ou mesmo os ruídos que nos chamam a atenção desnecessariamente. Pra mim está sendo ótimo. Mas nada de ficar mexendo em seleção.

    1. Brunno, também uso o celular para esse fim. Acredito que colocar uma musica bacana acaba até motivando um treino Hard, porém o celular não pode ser uma distração.

      Mas o problema que vejo na academia é que muitos ficam navegando nas redes sociais, tiram fotos e ficam de papinho no Whatsapp…

      Em determinadas situações vivenciei pessoas de bate papo por minutos sentado em um aparelho, ou seja não treina direito e ainda atrapalha quem quer realmente treinar..

      Em uma situação tive de perguntar se faltava muito para o individuo terminar o exercício afim de que o mesmo se tocasse que ele estava atrapalhando…

      Aos “FRANGOS”, se querem usar celular pra ficar batendo papinho ou tirando fotinhas, entendam que a academia não é o lugar.

  3. Na minha opinião celular só tira o foco dos treinos, pq ao invés de utiliza-los em suas melhores funções acabam usando pra tirar selfie e conversar no whats..

  4. Sinceramente este “vício” dos celulares, tablets, etc é algo muito chato e que me incomoda muito. E isto vale pra tudo não apenas para treino na academia o qual com certeza é prejudicado porque as pessoas querem se mostrar mais do que treinar, mas também em quase tudo no nosso dia a dia, as pessoas não se focam em mais nada praticamente, até em uma reunião entre amigos ou jantar com a família o celular é o centro pra muitas pessoas…

  5. “Se você é capaz de enviar uma mensagem de celular legível entre as séries, você provavelmente não está treinando pesado o suficiente.” Dave Tate

  6. Eu uso meu celular no treino e consegui evoluir. Basta ter foco. O post está generalizando demais, até porque o alvo de observação foi muito pouco e não tem nada de científico nisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.