Usar o Celular na Academia ajuda ou atrapalha o Treino?

Vantagens e Desvantagens em usar o Celular na Academia
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O celular é queridinho não só dos brasileiros, mas de todas as pessoas do mundo, tal que nos dias de hoje é quase impossível alguém não possuir este meio eletrônico, pois o mesmo serve para inúmeras coisas e tem sido presença frequente nos mais diferentes cenários, incluindo a academia.

Há um estudo de cientistas da universidade de Kent, na Inglaterra, que afirma que a música durante a prática de atividade física ajuda a concentração e a conquistar resultados mais rápidos.

Entretanto, por outro lado, usar o celular para conversar, acaba distraindo o aluno e consequentemente comprometendo-o a conquistar seus objetivos, seja a perda de peso ou ganho de massa muscular.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2018, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 138,3 milhões de pessoas possuem um celular.


Ainda, destaca que a posse do celular é maior entre jovens de 25 a 34 anos, faixa em que a penetração é de 88,6%. Quanto maior idade, menor a proporção, chegando a 60,9% na população com 60 anos ou mais.

Deste modo, é praticamente comum vermos nas saladas de musculação as pessoas batendo papo nas redes sociais, distraídas, ouvindo música, marcando o tempo…

Enfim, mas eis a questão: será que Usar o Celular na Academia ajuda ou atrapalha o treino?

Pois é! Isso é o que vamos destacar neste conteúdo, dizendo quais as vantagens e desvantagens de usar o celular na academia.

 

Vantagens

 

# Ajuda a definir o ritmo do exercício (ouvir música)

# Aumenta a intensidade do treino

# Dá mais prazer ao treino

# Promove maior estímulo

# O cronômetro ajuda a determinar o tempo do exercício

# Alguns aplicativos incentivam a prática da atividade física

# É uma distração entre uma série e outra


# Serve para pesquisar um treino na internet

# Ver algum vídeo sobre como realizar “x” exercício

# Ajuda a passar o tempo quando estiver na esteira

 

Desvantagens

 

# Distrações podem levar machucados

# Olhar toda hora para o relógio ou cronômetro pode atrapalhar o rendimento

# Algumas redes sociais promovem bate-papo e podem tirar o foco do exercício

# Piora o equilíbrio

# Piora a intensidade

# Piora o desempenho e a concentração

# Pode trazer risco de lesão

# Tropeçar em algum halter

# Esbarrar em alguém

# Escorregar na esteira

 

Finalizando…

Geralmente quando vamos fazer várias coisas de uma vez só, nada dá certo, não é mesmo?

Então, isso acontece quando estamos na academia, até porque vamos neste local para treinar e não ficar conversando em celular.

Os músculos precisam de atenção exclusiva durante o treino.

Desta forma, tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo quando se trata de trabalhar os músculos não é o ideal, pois todos os exercícios devem ser realizados com concentração, ou seja, de modo concentrado, para sentir desde a primeira repetição até a última.

Assim, não desperdiçará tempo e combustível!

Por exemplo: nossos músculos reagem a um estímulo neural, isto é, precisa do comando do cérebro para se contrair.

Então, se o indivíduo se exercita pensando em outra coisa, os músculos vão demorar um tempo até entender o que está querendo fazer. Logo, algumas repetições serão perdidas até que realmente comece a fazer o trabalho duro.

Um novo estudo, publicado na revista Performance Enhancement & Health, descobriu que digitar mensagens durante o exercício afetou o equilíbrio e a estabilidade em 45%, em comparação com quem não usava o seu telefone.

Falar no telefone afetou em 19 menos do que digitar, mas ainda uma perda significativa o suficiente para acarretar lesões.

Um outro estudo, publicado na Computers in Human Behavior no ano passado, descobriu que as pessoas que enviaram mensagens de texto durante um treino de 20 minutos passaram quase 10 desses minutos em uma zona de baixa intensidade e apenas 7 minutos em alta intensidade.

Aqueles que treinaram sem utilizar o telefone tiveram apenas 3 minutos de baixa intensidade, e quase 13 minutos de alta intensidade.

Portanto, conversar enquanto se exercita pode não trazer consequências, mas também pode não gerar resultados.

É primordial dedicar o tempo na academia a si mesmo e deixar o celular no vestiário.

Se for impossível se afastar do aparelho, como por exemplo, usa-lo para ouvir música, evite atender ligações ou trocar mensagens.

 

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